Photobucket

sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Sujestão para o almoço de domingo" - Filé de pernil ao molho de jabuticabas à moda da vovó Rô -



Tenho em meu freezer algumas polpas de jabuticabas que trouxe de Minas. E para esse domingo farei Filé de Pernil ao molho de jabuticabas. Fica super saboroso e se você preferir use o lombo, eu prefiro o Pernil acho mais saboroso e não fica tão sequinho. Adoramos essa mistura de doce ao salgado é bom muito bom mesmo.
Vamos a receitinha::..




Pernil ao molho de jabuticabas à moda da Vovó Rô


Ingredientes


1kg de pernil cortado em filés de uns dedo mais ou menos
sal, pimenta, alho, cebola, vinho branco,  limão, tomilho, louro e água
faça uma marinada e deixe por algumas horas (6 horas).
Retire da marinada e doure o pernil em panela funda com azeite e uma colherinha de café de açúcar. Vá dourando o açúcar e colque os filés de pernil, vá  pingando água e também a marinada, para que ele cozinhe e crie um molho de cor bem dourada ( mas não deixe queimar é para dourar).
Enquanto doura faça o molho de jabuticabas
O meu eu faço assim::..

Molho de jabuticaba

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de vinho branco (ou vinagre = qualquer liquido ácido)

1 xícara (chá) de polpa de jabuticaba

2 xícaras (chá) de caldo de carne

Modo de preparo:

Para fazer polpas de frutas para serem usadas em molhos salgados deve-se fazer a proporção de 1kg de fruta para 250gr de açúcar. Deixar cozinhar até desmanchar e reduzir e coar no final. A polpa pode ser guardada por mais de ano no freezer e ser utilizada para fazer vários molhos.
Em uma panela colocar o açúcar e deixar fazer um caramelo.
Colocar o vinho e deixar mais uns minutos para evaporar.
Acrescentar a polpa e o caldo de carne.

Deixar reduzir um pouco e sirva com os filés de pernil já douradinhos e bem cozidos.
Acompanhe com arroz branco, banana da terra frita e couve bem fininha abafadinha.


Bom apetite!

Pense nisso...



O tempo e as jabuticabas
'Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver
daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela
menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela
chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir
quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos
para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem
para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir
estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas,
que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões
 de 'confrontação', onde 'tiramos fatos a limpo'.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo
majestoso cargo de secretário geral do coral.
Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas
não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a
essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente
humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta
com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não
foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados,
e deseja tão somente andar ao lado do que é justo.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse
amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.'

O essencial faz a vida valer a pena.

Rubem Alves



Ramalhete EspiritualBeijos meus cheios de ,
luz, paz, amor, fé e esperança!
Bom final de semana para você!



3 comentários:

Rosana Remor disse...

Hum esta receita parece ser deliciosa...nunca usei jabuticaba em pratos salgado,vou experimentar!!Este texto de Ruben Alves é cheio de verdades...penso como ele...já não tenho tempo para perder com bobicinhas...meu tempo vale outro!!Bjs!

Maria Luiza disse...

Rô do Céu, eu conheço molhos agridoces prá caramba, mas de jabuticaba, não tinha visto. Tomei suco esses dias da Tang. Deve ficar uma delícia! E o texto do nosso querido Rubem Alves, então que espetáculo! Rô, vc é especial, né!
Tenha um lindo e abençoado final de semana! Bjbjbj!

Van e Chris disse...

Ai que vontade de experimentar!
Deve ser uma delícia!!!
:)