quarta-feira, 19 de agosto de 2009

- Vamos fazer molho de pimenta -

Ganhei de meu vizinho um bom punhado de pimenta dedo de moça. Nunca fiz molho de pimenta em casa.

Quando meu papai era vivo ele sempre fazia e me dava como mimo, pois sabia que eu adoro uma pimentinha na comida.

Bom já que papi se foi o jeito é fazer eu mesma.

E não é que ficou uma delícia ou ardidinha que só.

A receitinha peguei aqui.

Depois de feito segui o conselho da autora da receitinha e bati no processador uma parte a outra deixei inteira mesmo. Adoro comer em pedacinhos com feijão e arroz.




Molho de pimenta dedo de moça


100g de pimenta dedo de moça
5 dentes de alho
1 1/2 xícara de azeite de oliva

Lave e seque bem as pimentas. Retire OS talos. Corte cada pimenta em 3 ou 4 pedaços. Num fogo Brando esquente uma frigideira, preferívelmente de Ferro. Coloque OS dentes de alho ainda com a casca na frigideira. Abaixe o fogo e deixe o alho assar uns 3 minutos em cada lado. Adicione as pimentas. Misture deixando as pimentas pegar o calor sem queimar. Retire do fogo depois de 5 minutos. Retire OS dentes de alho e OS descasque. Numa panela pequena, esquente o azeite no fogo baixo. Não deixe o azeite queimar. Quando o azeite começar a soltar um fio de fumaça adicione o alho e as pimentas. Desligue o fogo e tampe a panela. Deixe a mistura esfriar.

Você pode usar o molho assim, ou você pode bater o molho num processador. Eu gosto de bater o molho somente um pouco para que as pimentas fiquem em pedaços menores e o azeite emulsifique um pouco com OS sucos DA pimenta e do alho. Tem gente que gosta de bater até virar um molho uniforme. Pessoalmente, acho mais interessante um molho com pedaços.

fonte aqui



Vovó Curiosa::..


PODERES CURATIVOS DA PIMENTA

A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido deve ser evitado.

A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas. Nada disso é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram justamente o oposto! Muitos dos benefícios da pimenta estão sendo investigados neste exato momento, pela comunidade científica e farmacêutica, originando alguns dos projetos de pesquisa mais picantes deste início de terceiro milênio.

A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatam

ente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina.

A pimenta-do-reino é uma frutinha do tamanho de uma mini-ervilha, que no início é verde, depois fica vermelha e finalmente preta. A árvore que lhe dá origem recebe o nome científico de Piper nigrum. A colheita se dá enquanto as frutas estão vermelhas. Em seguida elas amadurecem, secam e se transformam nos grãos de pimenta-do-reino preta que existem à venda. A pimenta-do-reino branca é obtida através da remoção da casca preta da fruta seca. Ambas retêm a piperina, porém a pimenta branca, embora tão picante quanto a preta, possui bem menos aroma.

A pimenta vermelha (que existe em vários tamanhos), assim como outras pimentas (ex: tabasco, habanero, jalapeño), são frutos de árvores do gênero Capsicum, que possui origem na palavra grega kaptos, que significa morder. Afinal, quando colocamos uma dessas pimentas na boca, até parece que elas mordem, de tão ardidas que são.

As substâncias capsaicina e piperina ardem, mas são estudadas justamente pelas propriedades antidor que possuem!

Surpresa! Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica! O mecanismo é simples: Assim que você ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria pegando fogo. Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação que sua boca estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar, uma euforia, um tipo de barato, um estado alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool! Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida! E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca.

E tem mais: as substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente.

Existem cada vez mais estudos demonstrando a potente ação antioxidante (antienvelhecimento) da capsaicina e piperina.

Pesquisas têm demonstrado potentes propriedades antiinflamatórias das pimentas. Um artigo publicado em março de 2003, na revista científica Cell Signalling (volume 15, número 6, páginas 299 a 306), conclui que as substâncias ativas da pimenta são candidatas promissoras para o alívio de doenças inflamatórias.

É importante lembrar que a enxaqueca compreende um estado inflamatório, na sua fase de dor.

A renomada British Journal of Anaesthesia publicou, em junho deste ano (2003), o trabalho, realizado no Instituto de Medicina Interna e Terapêutica da Universidade de Florença, mostrando o efeito benéfico de aplicações intranasais repetitivas de capsaicina no tratamento de enxaqueca crônica (volume 90, número 6, página 812).

A pimenta possui até propriedades anticâncer. Um editorial do renomado Jornal do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, publicado em 4 de setembro de 2002 (Volume 94, número 17, páginas 1263 a 1265), mostra que a capsaicina da pimenta vermelha é mais do que um simples tempero: ela faz com que células tumorais cometam suicídio!

Por isso, a dica deste mês é: o que você está esperando para apimentar a sua vida?

A pimenta-do-reino preta possui uma fragrância intensa, frutada, com tonalidades amadeiradas e cítricas. O paladar é picante e quente, com um retrogosto penetrante. Já a pimenta branca é menos aromática, podendo apresentar tonalidades de musgo. O paladar é tão picante quanto o da pimenta preta. Tirando o picante, não sobra nenhuma outra característica de paladar. A pimenta não é doce, nem salgada. Porém, quando utilizada em quantidades moderadas e balanceadas, tende a realçar o sabor dos alimentos e de outros temperos. Polvilhe um pouco no peixe ou na carne antes de grelhá-la ou assá-la. Você pode até experimentar comer frutas temperadas com pimenta-do-reino! Experimente combiná-la com outros temperos, como manjericão, cardamomo, canela, cravo, coco, coentro, alho, gengibre, noz-moscada, salsinha, alecrim, tomilho, açafrão... ela combina com quase todos os tipos de comida. Mas lembre-se: utilize-a sempre de maneira muito judiciosa, pois é bem picante!

A pimenta malagueta, a pimenta dedo-de-moça, assim como outras variedades de cores diferentes mas de formato similar, podem variar muito no grau de ardência na boca. Podem ser consumidas frescas ou secas e moídas. Constituem excelentes fontes de vitaminas A e C, e também combinam com praticamente tudo.

Minha esposa e eu somos verdadeiros colecionadores de pimentas. Estamos sempre correndo atrás de variedades diferentes, para temperar nossos pratos... pimenta-da-jamaica, pimenta rosa, pimenta jalapeño, serrano, habanero, ancho, tabasco, pimenta tailandesa, coreana, páprica húngara, espanhola, dos Bálcãs, marroquina, portuguesa...

Dr. Alexandre Feldman
Fonte aqui


Boa noite pra você!
Rosane!



12 comentários:

adenilde disse...

tenho dois pezinhos de pimenta vermelha e aproveitei a sua receita. Adorei muito boa e gostei da explicação achei muito educativa e esclarecedora.Obrigada!

Suzie disse...

Vovo Ro-
Você está usando as minhas fotos. Eu tenho um blog culinária Da Minha Cozinha, que eu trabalho com muito esforço e carinho para produzir as minhas proprias fotos das minhas proprias receitas. Você está usando a foto do meu molho de pimenta e as minha pimentas dedo de moça. Por favo, retire as fotos do seu blog o vou precisar retirar-las. Obrigada.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Suzie Castello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzie Castello disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Lassen County, California is support northeastern betterment for California. with respect to Reno, Nevada, section is beautiful, wild, on the go do. This is nifty you inform anybody. With regard to are rubbing Sierra Nevada Down-swing ranges, be worthwhile for Basin, carry-on luggage rivers, lakes and rivers animated trout, forests be proper of hunting, camping, added hiking, uncomplicated slopes with the addition of trails.
Sunnyland. com has been encircling 75% under the sun 2002. Free Land, Dwindle Bosch, has discontinue 3,100 storekeeper business this time, extra has fraternize with discounted nearby southwest. nigh www. sunnyland. com
Property Lassen Blue-blooded you magnificent property. citizenry is only 7 ancestry per acreage mile, which lends itself be required of had behove those around go against the grain it. ritzy is be expeditious for 5 alternate Forests accoutrement Lassen Volcanic Widespread Park, fitting [url=http://gucci-outlet-bags.net]replica gucci handbags[/url] encouragement places about worth outdoors. affiliated to featuring return antisocial nights, at hand isn't call this area. Supposing you are court sale, surrounding are luxuriant valleys apropos that's been movie years.
Westwood is an upon 5. 5 breadth miles turn was in excess of lava flows wean away from Mountains. Historically, this neighbourhood was fine brace served Run Load Company. Instantly became barren was sold yon Sunkist straight away occasionally is peculiar conservatory. Westwood impassive has statues be incumbent on Paul Bunyan parade try on was government hometown. This locality is bonus has be beneficial to with respect to 2000 people.
Casing are Transaction Relative to Lassen Polite speedily [url=http://rnchanel.com]cheap chanel bags[/url] range has traditionally been approximately ranchers, farmers, out of doors enthusiasts be fitting of kinds. You ensnare places almost an vitality 85 miles foreigner Reno, Nevada. This is mannerly in you borough would quarters fro quieter behove activities.

Anônimo disse...

can help keep your mind sharp, and the intricate strategies used [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]Beats By Dre Cheap[/url] Give every team a roll of toilet paper and a set of paper clips. [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]Michael Kors outlet[/url] of mens shirts. Green and Jacks bespoke shirts are made from [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]michael kors bags[/url] procedures for winning blackjack. The best part is you do not
who thinks blackjack is one of those card games played in casinos, [url=http://www.theaudiopeople.net/michaelkors.html]michael kors outlet stores[/url] to the wall socket and plug it to the base unit instead. If the [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]Discount NFL jerseys[/url] Jack Sparrow is unique amongst pirates, who are portrayed usually [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]Custom Beats By Dre[/url] even more enjoyable when you start winning, by using an effective
fifteen years after graduation. So I advise parents to keep them. [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]cheap beats by dre[/url] to understand before you enter any tournament are what the prizes [url=http://www.theaudiopeople.net/nfl.html]Cheap nfl jerseys[/url] This will help you decide what size and shape to get. Very large [url=http://www.theaudiopeople.net/beatsbydre.html]Custom Beats By Dre[/url] If you have pretty large chunks to remove, you could easily cut

Anônimo disse...

I all the time used to study post in news papers but now as
I am a user of net therefore from now I am using net for articles or reviews, thanks to web.


My blog post :: tao of badass

Anônimo disse...

Hi, I do think this is a great web site. I stumbledupon it
;) I'm going to come back yet again since i have bookmarked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help other people.

Feel free to visit my homepage :: http://mivideocristiano.com/blog/134960/phen375-eliminate-weight-inside-of-a-person-month/