Photobucket

terça-feira, 1 de março de 2011

"Quando bordar é um dom De Deus"

[bordando.JPG]


A arte de bordar é uma das mais preciosas de que que tenho conhecimento. Um dom de Deus.
Poder com uma pequenina  agulha de mão de metal ou até mesmo em ouro(para as mais abastadas) e com linhas coloridas ir tecendo pedacinhos de panos, que ao final transforma-se em verdadeira obra prima, é literalmente um grande dom e privilégio de poucas(os). 
Saber bordar com a alma e com o amor é realmente dom de Deus e que muito admiro e me alegro ao ver trabalhos ricamente feitos com esmero e capricho.


Um pouco da história da Arte de bordar::..


Bordado é a arte de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando desenhos. Esse trabalho executa-se à mão ou à máquina, com agulhas de várias grossuras e feitios, inclusive as de gancho ou crochê. Os fios empregados para bordar podem ser os mais variados: de algodão, seda, linho, ráfia, ouro e prata, e ainda de fibra sintética, náilon, acrílico e celofane. O bordado, além dos fios, complementa-se com outros elementos que vão de materiais preciosos, como ouro, prata, pérolas, pedras preciosas, lantejoulas e canutilhos, até os mais rústicos, como sementes, conchinhas, palha, contas de vidro ou de madeira etc. O bordado pode ser plano ou em relevo, que por vezes o torna semelhante a uma escultura.
Presume-se que o bordado seja uma das artes aplicadas mais antigas, que deve ter surgido logo após a descoberta da agulha. Por serem executados em material perecível, o tecido, os mais antigos bordados não se conservaram. Para estudá-los é preciso recorrer à documentação fornecida por monumentos antigos, em cujos baixos-relevos, esculturas, pinturas e gravuras são representados. continue lendo...



bordadeira da Ilha da Madeira


Imagens aqui


Existem vários tipos de bordados. E um dos que mais eu gosto é o HARDANGER como os das imagens abaixo...




clique aqui e veja mais com tutorial e muito mais
A delicadeza desse trabalho é de encher os olhos e a alma.

Um pouquinho de sua história::..

A história do Hardanger não foi muito bem documentada, mas se tornou conhecida popularmente no período da Renascença, quando o uso do linho para as roupas cresceu. Espalhou-se a caminho da Itália, onde as rendas com Ponto Taglito e Rialto eram feitos. A Estrela de 8 pontas do Bordado Hardanger foi encontrada em um bordado na Índia e é um símbolo universal. Originalmente chamada de Norwegian Drawn Work, acabou conhecido como Hardanger, por causa da sua origem no Fiorde Hardanger, no noroeste de Stavanger, na Noruega. O Hardanger é elaborado com pequenos vazados, quadrados e geométricos, seguindo a trama do tecido. Possui uma grande variedade de estrelas e é trabalhado com 4 fios do tecido. O caseado, ponto de cetim, ponto de cabo, ilhós, enchimento com fios cruzados e barras tecidas são alguns dos pontos usados na técnica do Hardanger.


Como nos diz "a professora e proprietária da Escola de Bordados Lee Albrecht que já
 sitei em um post passado"...o Hardanger você pode combinar com, Ponto Cruz, Blackwork,
 Crazy Quilt, Ajour, Brazilian Embroidery, Bordado Livre...


enfim tudo fica maravilhosamente rico e encantador, desde que se faça com carinho, amor e dedicação, pois tudo é dom de Deus que nos oferta por sua Graça.

Bordar é um grande dom de Deus...

Vamos refletir um pouquinho...


O bordado da vida...

Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, olhava e perguntava o que ela estava fazendo. Ela respondia que estava bordando. Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada, e repetia: “Mãe, o que a senhora está fazendo?”
Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos…Eu não entendia nada.
Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava: “Filho, saia um pouco para brincar, e quando terminar meu trabalho eu chamo você e lhe coloco em meu colo. Deixarei que veja o trabalho de minha posição”.
Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo: Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outras claras? Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados? Por que estavam tão cheios de nós e pontos? Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto para fazer aquilo?
Um dia, quando eu estava brincando no quintal,ela me chamou. “Filho, venha aqui e sente em meu colo”. Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer. Lá de baixo parecia tão confuso! E, de cima, eu vi uma paisagem maravilhosa! Então minha mãe disse:
- “Filho, de baixo para cima parecia confuso e desordenado porque você não viu que na parte de cima havia um belo desenho… Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo”.
Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: “Pai, o que estás fazendo?” Ele parece responder: “Estou bordando a sua vida, filho”. E eu continuo perguntando: “Mas está tudo tão confuso…Pai, tudo está desordenado. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros… Por que não são mais brilhantes?”
O Pai parece dizer: “Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se…confie em mim. Eu farei o meu trabalho. Um dia, colocarei você em meu colo, e então vai ver o plano da sua vida da minha posição”.
Às vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está bordando.
a.d.

Beijos meus,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!
Ainda estou preparando a parte II de COLECIONAR, aguardem...

18 comentários:

Maria Luiza disse...

Olho para a sua vidraça, vejo uma chuvinha criadeira caindo ... caindo de mansinho. Olho para minha janela e vejo a mesma chuva criadeira caindo ...caindo. Olho para as suas palavras e vejo a linda e séria pesquisa que são as bênçãos de um bordado! Quisera ser aquela grega que esperava o seu amado bordando, bordando bordando. Lindo post esse seu. Merece todos os elogios. Eu bordo, ou bordava. Ainda tenho uma inicial do meu nome bordado numa fronha. Era bordado em ponto cheio, com linha da Ilha da Madeira, azul celeste, lindo, lindo. Eu não tinha mãos de ouro pois era criança ainda e nem queria saber de enxoval. Obedecia a minha mãe que queria que eu fosse prendada, tadinha dela, acho que ela sofria por me ver desajeitada. Quando amadureci ela pode certamente ver e tinha orgulho de minha criatividade e meu desempenho em tudo que eu fazia. Meu grande abraço e meu afeto!

Maria Luiza Pereira disse...

Oi RÔ!!!!

Mais uma Maria Luiza!!!!

hehehehhee

O encontro foi também presente de Deus!!!
Momentos únicos que virtualmente nunca vivenciaríamos!!!
Recomendo a todas que façam em sua cidades!!!!
Vamos fazer uma campanha assim?!
"Blogueiras que se amam, se encontram!!!"

bjs

luci disse...

Me apaixonei tanto por esta lenda do bordado que tive o atrevimento de publicar a página no meu blog!
Mas não foi por mal não!Foi por amor!
Amor ao bordado,amor a minha mãe ,também bordadeira .
Chorei copiosamente ao ler este blog ,tão cheio de vida e sentimento!
Voltei no tempo observando as lindas colchas azuis bordadas com linhas douradas e com um carinho que eu reclamava para mim!
Só me resta te pedir perdão pela ousadia e te mandar um beijo pois parece que já te conheço a muito,muito tempo!!!

Anônimo disse...

I likе it whenever pеople gеt togetheг аnd share thoughts.
Great site, continue the gooԁ work!
Visit my website ... click the up coming site

Anônimo disse...

Awеsome articlе.

Mу sitе: More inspiring ideas

Anônimo disse...

Grеetings! Very helpful aԁviсe ωіthin this poѕt!
It is the lіttle changes ωhich will make the lаrgest сhаnges.
Thankѕ foг ѕharing!

My web site ... http://colicweed.skybookmarks.com

Anônimo disse...

Ηi thеre! Do you knоw if they makе any plugins
to help ωith ЅEO? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm nοt seeing very good ѕuccess.

If you know of any pleаѕe shаre. Thanks!


Feel free to visit my blog post http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Admiring the cοmmitment уou put intο your website and detaileԁ information you offеr.

It's good to come across a blog every once in a while that isn't thе same out οf date гehаshed іnfοrmatіon.
Grеat read! I've bookmarked your site and I'm including
your RSЅ feeds to my Google account.

Visit my weblog: Just Click The Up Coming Document

Anônimo disse...

Pretty ρart of сontent. I simρly stumbleԁ upon yоuг weblog and іn aсcessiοn caρitаl tο claim that I acquiгe in fact enjoyed account your blog posts.
Αnуωaу Ι'll be subscribing for your feeds and even I success you access constantly quickly.

Feel free to visit my weblog metrofirevolunteers.org

Anônimo disse...

I constantly sρent my half an hour to reаd this web site's content all the time along with a mug of coffee.

Here is my page - V2 Cig Review

Anônimo disse...

Greate article. Keep posting such kind of info on your blog.
Im really impressed by your blog.
Hi there, You've done an excellent job. I'll definitely digg it and individually recommend to my friends.
I am sure they'll be benefited from this web site.

Feel free to surf to my web page; 13830

Anônimo disse...

Fiгѕt οf all I ωould likе to say
fantastiс blog! Ι hаd a quick questiоn that I'd like to ask if you do not mind. I was curious to find out how you center yourself and clear your mind prior to writing. I have had difficulty clearing my mind in getting my ideas out. I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are wasted just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints? Cheers!

Look into my blog post ... Helpful Hints

Anônimo disse...

I am actually glаd to glаnce at thіs blog postѕ which іncludes lots of valuable facts, thanks
for pгoviding such ԁata.

my hοmepage - www.cinetelabrasil.com.br

Anônimo disse...

At this moment I am reаdу to do my breaκfast, afterωaгd hаving my breakfast сoming οvеr again to reаd additional nеws.


Μy weblog; visit the Next web Site

Anônimo disse...

I'm astounded at how easy you make this topic look thanks to your articles, though I must say I still don't quite have an understanding of it.

It seems too complicated and extremely exhaustive for me.
I am eager for your following publishings, I will try to get the grasp of it.


Also visit my web blog: stora

Anônimo disse...

I'm a student studying at Georgia State University and genuinely enjoy what you've acquiгеd in thіs аrtiсle, definitеly like whаt you're expressing and the form with which you affirm it. You are presenting it in a way that is enjoyable and yet you still be certain to keep it clever. I am thrilled to trade creative concepts and information with you. Your website is unquestionably one of the better blogs out there right now.

Have a look at my webpage :: 10363

Anônimo disse...

Hello, аftеr reаdіng thіs awеѕome ρiece of wrіting
і аm also glaԁ to shaгe my knοwleԁge heгe with mateѕ.


My blog pοѕt :: forum.opengarden.com

Anônimo disse...

I'm not usually one regarding writing reviews but thought I would pen my (highly) limited connection with ecigs.

my web blog; green smoke 5 discount