Photobucket

quinta-feira, 7 de julho de 2011

"Sou igual criança, detesto dormir e assalto a geladeira"

Fome Noturna
Sou igual criança, detesto dormir                        e                                     assalto a geladeira

Boa tarde!
 Como eu não gosto de dormir sempre me bate aquela  fominha e  com o frio gostoso que está assalto mesmo a geladeira e os armários de alimentos. 
Confesso...assalto a geladeira, o armário...na procura de alguma coisinha para comer lá pelas tantas da madrugada, pois não gosto de dormir. Acho dormir uma coisa tão inútil, tão sem propósito. Mas, precisamos dormir com certeza. Para repor as energias gastas no dia a dia, sempre muito atribulado e desgastante. Mas mesmo assim, vou brigando com meu sono. Temos o habito de nos deitar cedo, mas cedo mesmo, tipo lá pelas 20,00hrs, salvo os dias que saímos para os compromissos com a Igreja e o grupo de caminhada. No mais a caminha nos espera feliz e contente. Marido apaga rapidinho, coitado levanta com as galinhas, mas eu fico vendo a TV, lendo até as tantas da madrugada. É aí que eu levanto e como se fosse as três da tarde, tô eu lá na cozinha, fazendo um chá ou um leite bem quentinho agora que está frio. No verão gosto de leite bem geladinho com bolacha de chocolate ou bolo de chocolate. Tem coisa mais gostosa que fazer uma ceia deliciosa...e de madrugada. Tem não, é bom demais.
Enquanto me delicio com esses quitutes bem levinhos, minha cabecinha pensante viaja longe. Vou até a casa de meus filhos, visito cada um deles e deixo minhas bençãos. Faço meus planos para dia seguinte. Resolvo o que preparar para o almoço. Decido se vou ou não limpar a casa, lavar as roupas (ou passar que detesto). Programo minhas compras para abastecer a casa. Anoto tudo, até mesmo quais trabalhos manuais vou fazer, o que vou postar nos blogs...e vai por aí. Marido meu diz:-"Nunca vi pessoa que não gosta de dormir como você". E creiam, não é insonia não. Não gosto mesmo de dormir, e, ao levantar ainda bem cedo, me sinto bem e disposta.
Para quem, como eu (eu todos os dias), vez por outra ou todas as noites assalta a cozinha, que tal saber um pouquinho mais sobre o chá? Afinal se você tem o habito de comer tarde da noite, nada melhor que uma boa e quentinha chavena de chá. Além de ser ótimo para a saúde, é leve e não engorda.
Duas  receitinhas minhas de chá de hibiscos e de chá de suco de uvas com gengibre


Chá de hibiscos com casca de tangerina e gengibre


Para cada litro de água duas colheres de hibiscos
Raspas da casca de uma tangerina
Pedacinhos de gengibre (uns 4 ou 5) ao seu critério
Um pau de canela pequeno


Leve ao fogo um litro de água com as raspas de tangerina, os pedacinhos do gengibre e o pau de canela.
Quando a água ferver adicione as colheres de hibiscos, desligue o fogo e abafe.
Para  tornar menos calórico adoce com mel ou açúcar mascavo.




Dica da vovó Rô::.. eu ando usando o açúcar demerara




Chá de Suco de uvas, maçã e gengibre


Um vidro de suco de Uvas natural de boa qualidade
Uma maçã picadinha com casca
Paus de canela e cravos da índia a gosto
Pedacinhos de gengibre a gosto
Meio litro de água ou o quanto baste


Leve ao fogo uma caneca grande::..a água, as maçãs picadas, os pedacinhos de gengibre, a canela e os cravos. Deixe ferver até as maçãs ficarem macias. acrescente o suco de uvas natural, deixe ferver mais um pouquinho. Peneire tudo e coloque acondicione em térmica para não perder o calor.
Sirva bem quentinho com bolo de maçã.




Chá de Morango


-1 caixinha de morango
- um pau de canela
- 2 dentes de cravo
-  1 litro e meio  de água

Amasse os morangos. Quando a água ferver, junte todos
os ingredientes e deixe ferver por uns 10 minutos.
Coe bem e sirva bem quente .
Você pode substituir os morangos por outras frutas vermelhas.


Curiosidades sobre o chá



A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos e que proliferou para os quatro cantos do mundo, onde continua a ser, ainda hoje, muito apreciado. Sabia que os britânicos, talvez os maiores fãs desta infusão, têm de agradecer a uma portuguesa a introdução do chá no seu país?!
Chá é o nome dado à infusão realizada a partir da planta com o mesmo nome, a camellia sinensis. Muitas outras bebidas feitas a partir de infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores acabaram por ser conhecidas igualmente por “chá” (como é o caso dos populares chá de cidreira ou de limão), mas em termos precisos trata-se de algo diferente.
No que diz respeito ao chá propriamente dito, existe uma grande variedade de tipos e sabores, o que leva também ao crescimento de um grupo de apreciadores, verdadeirosconnaisseurs, à semelhança do que acontece com o mundo da enologia. Ainda assim, é possível agrupar os diferentes tipos de chá em quatro grupos, de acordo com a sua oxidação: chá preto, oolong, verde e branco.

UM ACASO QUE DEU CHÁ

Reza a história que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber (o imperador era muito higiénico!), algumas folhas de um arbusto terão caído dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado. O imperador, que também era cientista, ficou com a curiosidade aguçada e resolveu experimentar a bebida, que classificou como muito refrescante. Assim nasceu o chá, que rapidamente conquistou os habitantes desse país, deixando muitas provas históricas: escavações arqueológicas encontraram recepientes de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C.–220 d.C.), no entanto, foi durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) que o chá tornou-se na bebida oficial da China. Atingiu uma popularidade tal, que durante o século VIII foi escrito o primeiro livro inteiramente dedicado a esta bebida – o “Ch'a Ching”, da autoria de Lu Yu.


TEMPERATURA DA ÁGUA

Não existe nenhuma temperatura certa ou errada para ferver a água necessária para preparar uma boa chávena de chá, no entanto, existem temperaturas recomendadas para cada tipo de chá. Porém, estas não são restritivas, apenas indicativas porque existem pessoas que preferem o seu chá tépido e outras a escaldar. É uma questão de ir experimentando com diferentes temperaturas na hora da preparação. Para quem quiser precisão na hora de ferver a água para o seu chá, existem termómetros específicos para o efeito.  

TEMPO DE INFUSÃO

O tempo de infusão de um determinado tipo de chá é, tal como a temperatura a que se ferve a água, meramente indicativo – há quem prefira o seu chá mais forte ou mais fraco e controle o tempo de infusão tendo precisamente isso em conta. Uma boa referência para o tempo de infusão ideal de cada chá é a própria embalagem do chá, que costuma conter esse tipo de indicação. Também neste campo pode e deve fazer experiências, de forma a conseguir obter o paladar que mais aprecie.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Graças aos seus poderosos antioxidantes – os polifenois – o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental:
  • melhora os níveis de concentração
  • aumenta os níveis de energia
  • é um estimulante do bem-estar geral
  • pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa)
  • é óptimo na prevenção da diabetes
  • diminui o risco de doenças cardiovasculares
  • previne contra o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas, impede o fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas)
  • contribui para a diminuindo dos níveis de “colesterol mau” (LDL – lipoproteína de baixa densidade)
  • melhora o metabolismo lípido
  • tem um efeito anti-bacteriano significativo
  • purifica o organismo, eliminando toxinas
  • combate a retenção de líquidos   

VERDE, BRANCO OU PRETO?

Todos os chás derivam da mesma planta – a Camellia sinensis – mas diferem consoante o processo de oxidação a que são sujeitos e que modifica a cor das suas folhas, o seu aroma, sabor e quantidade de polifenois presentes. O chá preto é o mais processado e, embora mantenha muitas qualidades benéficas para a saúde, tem menos poderes antioxidantes do que o chá verde – composto pelas folhas não oxidadas da planta do chá. O chá branco, por sua vez, é o menos processado e contém mais antioxidantes do que o chá verde, no entanto, tem um sabor quase inexistente e é bastante mais caro do que os outros. O melhor é mesmo experimentá-los todos!

SABORES SAUDÁVEIS

Com mil e um sabores para provar, são vários os chás que apresentam soluções deliciosamente saudáveis para problemas específicos. É o caso destes chás:
  • Camomila: os seus efeitos tranquilizantes no sistema nervoso são muito conhecidos, bem como o poder calmante que tem sobre problemas de estômago.
  • Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insónia. 
  • Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento saudável.
  • Gengibre: para além de acalmar o sistema digestivo, é um excelente energizante natural.
  • Hortelã/Menta: relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.
  • Maça: antidiarreico e o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.
  • Valeriana: auxilia nas perturbações do sono, sendo um substituto natural dos vulgares comprimidos para dormir.

Quer saber mais sobre chá é só clicar em CASA DO CHÁ


Beijos meus, 
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!







3 comentários:

Anônimo disse...

Amei as dicas e sou como tu Rô...e morro de rir com aquela frase :DORMIR É PARA OS FRACOS...por ela digo sou bem fortinha!!!



@NanaP_inho
http://meninacajuina.blogspot.com/
MoondbjOs

Maria Luiza disse...

É por isso que eu te amo, Rô, capricha nos assuntos e encerra com uma pesquisa ótima.Blogueira nota 10! Amei seu texto, sou o contrário, odeio quando acordo. esses dois dias tenho me levantado às 3:30 e vou até às 11. Ficar acordada envelhece e engorda, Rô. Temos que parar para tudo ser refeito! Mas cada um é cada um! Beijinho!!!

Lucinha disse...

Rô,

Não gosto de dormir muitas horas, mas eu amo dormir. Se não tiver uma noite perfeita de sono, no outro dia não so nada. Rs
Mas pelo seu relato, você se sente bem assim.
Eu bebo muito chá. Aqui sinto falta de alguns, tipo capim cideira e erva cidreira, mas tem outros bons.
Gosto de chá de boldo também. De vez em quando eu sinto vontade.kkk

Muito legal essas explicações sobre os chás.

Um grande abraço e valeu pelo capricho do post.

Beijos