Photobucket

terça-feira, 26 de julho de 2011

'AGRADECIMENTO""Hoje tem Careca de padre!" receitinha de família -



Meu Deus mas o que é isso???
Mas meu Deus mesmo como diz um grande amigo virtual que é dono de um dos blogs mais encantadores que conheço "A TURMA DO Amigão".
Mas quer saber por quê?
Hoje ao acordar, depois de fazer minhas orações e abrir as janelas de meu quarto, a primeira coisa que veio a mente foi:- "Vou fazer uma "Careca de Padre" que já postei aqui. Como faz muito tempo que não faço, voltei meu bloguinho e encontrei a receitinha, Até aí tudo bem, mas... li alguns comentários e me deparei com o comentário do anônimo:-


Edison disse...


Olá vovó? Rô, meu nome é Edison e cheguei até aqui através de uma dica do Marcelo Katsuki, sou baba ovo dele fas muito tempo.Queria te dizer que adorei visitala,obrigado pela atenção e parabens pelo seu trabalho. Quanto ao prato não fiz mas pretendo fazelo tem (cara)de ser muito bom.Abraços e obrigado novamente.
....quem é  Marcelo Katsuki???. Claro vamos pesquisar, como é habito da vovó Rô. E não é que encontrei uma indicação do meu Blog no site "Comes e Bebes blog do  Marcelo Katsuki", da FOLHA.COM . 
Marcelo indica meu blog com a receitinha de "Careca de Padre - receita de família da minha vovó Regina".
Fiquei muito grata pela indicação e quero de público agradecer, mesmo que depois de um ou mais já se passou, o carinho de Marcelo, muito obrigada mas mas muito obrigada mesmo. E obrigada pelo comentário, pena não saber que é Edson, mas agradeço assim mesmo.



Imagem aqui
É assim que damos o nome aqui em casa para está receita. Aprendi com minha vovó, a pequena grande mulher, que aprendeu com sua mãe, que aprendeu a sua....tornou-se receita de família.
Creio eu que batizaram esse prato por conta a aparência final. Ele fica lisinho e douradinho com algumas manchinhas na superfície depois de gratinado, tal qual a careca dos padres que rodavam as vilas antigamente de suas comunidades. Talves pelo sol a queimar em suas cabeças quando de suas visitas aos seus rebanhos. Vovó era uma exelente cozinheira, e, por várias vezes já disse aqui, o quanto ela ensinou-me tudo o que sei. Minha mãe sempre trabalhou fora, e nós, eu e meu irmão, fomos criados e educados por ela.

Talvez confunda-se também com" Escondidinho ", mas não é, a minha é bem diferente. Confiram.



Careca de Padre - receita de família da minha vovó Regina -

Ingredientes:-
1k e meio de batatas, cozidas e espremidas
1kg de carne moída 2 vezes, tipo patinho
1 cebola grande
4 dentes de alho grande
2 tomates
condimentos a seu gosto ( caldo de galinha em cubos (2), tempero com amor (1 pacotinho)
folhas de louro, ervas a seu gosto, sal para corrigir, salsinha e cebolinha.
Azeite e óleo para refogar


Margarina, queijo ralado (2 pacotinhos de 50grs cada), um ovo, 4 a 5 colheres de farinha de trigo, leite o suficiente para dar a testura do puré, sal a gosto.
(ESTES SÃO PARA O PURÉ).

5 ovos cozidos
Azeitonas verdes sem caroço e picadinha
Se quiser ervilhas em conserva ou congelas(mais saudável)

Modo de fazer:-

Em uma panela grande refogar a carne moída no olho e no azeite, depois de refogada, aos poucos ir colocando os temperos, na sequência (cebola, alho(abra uma cavidade na carne, no centro da panela, para dar uma doiradinha no alho), os tomates picadinhos, os condimentes, as ervas, o caldo de galhinha e por último corrigir o sal, salsinha e cebolinha. Refogado pronto reservar.

Massa do puré:-

Batatas já cozidas e espremidas, colocar em uma tigela e aos poucos colocar, a margarina (mais ou menos 2 colhres bem cheias), um pacote de queijo ralado (50 grs), um ovo batido, 4 a 5 colheres de farinha trigo, leite para dar a textura ou liga, sal a gosto. Mexer tudo. Reservar.

Montagem:-

Em uma refratária grande untar a mesma com margarina(toda ela até na laterais), colocar uma parte da massa e distribuir bem, por cima a carne refogada, cobrir com os ovos cozidos em rodelas, terminar com
o restante da massa. Pincelar uma gema com um pouquinho de açúcar e polvilhar bastante queijo ralado tipo parmezão, levar ao forno para dourar + ou - 30 a 40 min.

Servir com salada verde, arroz e feijão.

Dicas da Vovó:-
Ler a receita toda antes de começar a preparar, assim você tem grande parte dela em sua mente.
Separar todos os ingredientes é mais fácil e facilita nosso trabalho.
Não ir acumulando panelas , tigelas...etc...ir lavando aos poucas, assim quando você terminar o preparo da receita, tá tudo limpinho e não ficamos nervosas.


Para você refletir::..


Mas há os loucos que dormem tranquilos. E o segredo é nunca esquecer dos ensinamentos do passado.É guardar sempre o melhor que se recebeu e viver a vida inteira de acordo com estes princípios."E quando te deitares, nada temerás e o seu sono será suave".(proverbio 3:24)


Agora, glória seja dada a Deus, que pelo seu grandioso poder operando em nós é capaz de fazer muito mais do que nós jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas mais sublimes orações, anseios, pensamentos ou esperanças. Efésios 3:20 


Por Amigão







Feliz dia dos avós a todos os vovôs e vovós desse mundo do Senhor!


Ramalhete EspiritualBeijos meus,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!


Um comentário:

Rosana Remor disse...

Amiga querida,passei pra te desejar um feliz dia da avó e me deparo com esta delícia!!Aqui chamamos de Madalena e colocamos fatias de queijo por baixo do purê.Adoro!!Muitas alegrias pelo seu dia e parabéns pela homenagem que vc recebeu!Bjs!!