Photobucket

terça-feira, 8 de abril de 2008

Careca de Padre?



É assim que damos o nome aqui em casa para está receita. Aprendi com minha vovó, a pequena grande mulher, que aprendeu com sua mãe, que aprendeu a sua....tornou-se receita de família.



Talvez confunda-se também com" Escondidinho ", mas não é, a minha é bem diferente. Confiram.


Careca de Padre - receita de família da minha vovó Regina -


Ingredientes:-
1k e meio de batatas, cozidas e espremidas
1kg de carne moída 2 vezes, tipo patinho
1 cebola grande
4 dentes de alho grande
2 tomates
condimentos a seu gosto ( caldo de galinha em cubos (2), tempero com amor (1 pacotinho)
folhas de louro, ervas a seu gosto, sal para corrigir, salsinha e cebolinha.
Azeite e óleo para refogar


Margarina, queijo ralado (2 pacotinhos de 50grs cada), um ovo, 4 a 5 colheres de farinha de trigo, leite o suficiente para dar a testura do puré, sal a gosto.
(ESTES SÃO PARA O PURÉ).

5 ovos cozidos

Azeitonas verdes sem caroço e picadinha
Se quiser ervilhas em conserva ou congelas(mais saudável)


Modo de fazer:-


Em uma panela grande refogar a carne moída no olho e no azeite, depois de refogada, aos poucos ir colocando os temperos, na sequência (cebola, alho(abra uma cavidade na carne, no centro da panela, para dar uma doiradinha no alho), os tomates picadinhos, os condimentes, as ervas, o caldo de galhinha e por último corrigir o sal, salsinha e cebolinha. Refogado pronto reservar.


Massa do puré:-


Batatas já cozidas e espremidas, colocar em uma tigela e aos poucos colocar, a margarina (mais ou menos 2 colhres bem cheias), um pacote de queijo ralado (50 grs), um ovo batido, 4 a 5 colheres de farinha trigo, leite para dar a textura ou liga, sal a gosto. Mexer tudo. Reservar.

Montagem:-

Em uma refratária grande untar a mesma com margarina(toda ela até na laterais), colocar uma parte da massa e distribuir bem, por cima a carne refogada, cobrir com os ovos cozidos em rodelas, terminar com
o restante da massa. Pincelar uma gema com um pouquinho de açúcar e polvilhar bastante queijo ralado tipo parmezão, levar ao forno para dourar + ou - 30 a 40 min.

Servir com salada verde.

Dicas da Vovó:-

Ler a receita toda antes de começar a preparar, assim você tem grande parte dela em sua mente.
Separar todos os ingredientes é mais fácil e facilita nosso trabalho.
Não ir acumulando panelas , tigelas...etc...ir lavando aos poucas, assim quando você terminar o preparo da receita, tá tudo limpinho e não ficamos nervosas.


Bom Apetite.....

2 comentários:

Edison disse...

Olá vovó? Rô, meu nome é Edison e cheguei até aqui através de uma dica do Marcelo Katsuki, sou baba ovo dele fas muito tempo.Queria te dizer que adorei visitala,obrigado pela atenção e parabens pelo seu trabalho. Quanto ao prato não fiz mas pretendo fazelo tem (cara)de ser muito bom.Abraços e obrigado novamente.

Anônimo disse...

If you could e-mail me with a few suggestions on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.