Photobucket

terça-feira, 30 de março de 2010

ACESSIBILIDADE - "PENSANDO NUM FUTURO BEM PRÓXIMO"


Símbolo internacional do acesso.  Acessibilidade 
                  Para
                        Todos!
Símbolo internacional para Acessibilidade
Clique na imagem e fique por dentro

 Pensando num futuro próximo, ou mesmo em algum acidente de percurso em nossas vidas, resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre casa acessíveis.
Temos também que pensar em minha mãe que já está com 77 anos. Muito saudável ainda tanto física como mentalmente. Não só pensando em nós mesmo (eu e o maridão ).
Os pensamentos sobre como adaptar minha casa começaram a fluir ontem à noite, depois de voltar deum celebração de aniversário de Dona Elisinha a mais velha aluna do Atelier de pintura do qual faço parte.
Dona Elisinha completou 91 anos de vida e que vida. Ainda mora sozinha, em termos, no mesmo prédio que os três filhos amorosos e dedicados a uma mãe que um ÍCONE DE VIDA, pois tirar o idoso em plenas condições físicas e mentais de seu habitat não é uma alternativa. Ela é meu maior exemplo de vida. Durante esses oito anos que junto dela estou. aprendi muito. A sua serenidade e a encantadora maneira de ver a vida é algo alem de minha imaginação. Na época de meu tratamento foi com ela que abastecia minhas forças. Escutando seus sábios conselhos e me fortalecendo com suas orações.
Quem sabe Deus não me dará também essa benção de viver até os noventa anos assim como ela.
O pensamento continuou latente em minha mente e hoje ao acordar, liguei o PC e comecei a pesquisar e encontrei soluções práticas e extremamente seguras, para pessoas com alguns problemas físicos.
 Pense primeiro nisso::..

 fonte da imagem e informação aqui

O que é...

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.
fonte aqui

Falar de ...
 de acessibilidade não é tão simples, a questão é complexa e pode gerar algumas discussões sobre o tema, afinal acessibilidade não é apenas falar de adaptação de ambientes e sim de respeito  e inclusão.

E...

Inclusão - um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais aptos.

Pense nisso

Você sabia que até no nosso celular existe::..


"ao lado do dígito 5 de seu celular, há duas saliências? Quase imperceptíveis, elas orientam os deficientes visuais sobre a posição das teclas. Esse é um exemplo de design universal: um aparelho comum se adapta às necessidades de todas as pessoas. Segundo esse conceito, elaborado na Universidade da Carolina do Norte, EUA, o mesmo deveria acontecer com as casas. A moradia precisaria ser pensada para atender a demandas diferentes ao longo da vida, como a redução da mobilidade na terceira idade e incidentes temporários - por exemplo, quebrar uma perna. A maioria das casas não segue esse planejamento e, aí, a solução é adaptar." fonte aqui


Agora algumas modificações que você poderá fazer em suas casas ou apartamentos ou se você está construindo pense no seu futuro e no de seus familiares::..



A 
mesa da cozinha tem 75 cm de altura.
A mesa da cozinha tem 75 cm de altura.

Os 
módulos altos do armário, fornecidos pela Dellano, foram instalados ao 
alcance das mãos, 1,20 m acima do piso. Cafeteira e utensílios da 
Pepper. Cadeiras assinadas por Arne Jacobsen (Ferragens Floresta).Os módulos altos do armário, fornecidos pela Dellano, foram instalados ao alcance das mãos, 1,20 m acima do piso. Cafeteira e utensílios da Pepper. Cadeiras assinadas por Arne Jacobsen (Ferragens Floresta).

Na 
área de serviço, a máquina de lavar roupa com alimentação frontal 
(Continental) simplifica as tarefas.Na área de serviço, a máquina de lavar roupa com alimentação frontal (Continental) simplifica as tarefas.

Barras devem ficar a 76 cm de altura. As peças são da Interbagno.Barras devem ficar a 76 cm de altura. As peças são da Interbagno.

<strong>1. Tomada alta</strong>. Colocada 46 cm acima 
do piso, evita que a pessoa tenha que se agachar para plugar um 
aparelho. Idéia da arquiteta Sandra Perito em um projeto adaptado à 
terceira idade.1. Tomada alta. Colocada 46 cm acima do piso, evita que a pessoa tenha que se agachar para plugar um aparelho. Idéia da arquiteta Sandra Perito em um projeto adaptado à terceira idade.


A altura da cama é primordial em todos sentidos, nessa proposta sempre pensei e as camas que tive até hoje sempre foram altas, mas dentro do limite da minha altura.


<strong>5. Altura da cama.</strong> É importante que o 
móvel, já com o colchão, tenha 46 cm, aproximadamente a mesma altura do 
assento da cadeira de rodas. A medida facilita a transferência da 
cadeira para a cama, e vice-versa. Edredom da Trousseau.5. Altura da cama. É importante que o móvel, já com o colchão, tenha 46 cm, aproximadamente a mesma altura do assento da cadeira de rodas. A medida facilita a transferência da cadeira para a cama, e vice-versa. Edredom da Trousseau.

A largura das portas


 O 
casal deixou um vão de 80 cm nas portas e mandou revestir o piso de uma 
cerâmica antiderrapante (Gyotoku).O casal deixou um vão de 80 cm nas portas e mandou revestir o piso de uma cerâmica antiderrapante (Gyotoku).


Adaptações para banheiros




Hoje, há modelos com a medida ideal e tampas de 9 cm de espessura 
para as adaptações. Peças da Deca.Hoje, há modelos com a medida ideal e tampas de 9 cm de espessura para as adaptações. Peças da Deca.

Barras devem ficar a 76 cm de altura. As peças são da Interbagno.Barras devem ficar a 76 cm de altura. As peças são da Interbagno.

Barras em L são indicadas para utilização principalmente no interior do box, substituindo duas barras retas, a Barra em L possibilita o apoio verticar e horizontal, sem a necessidade de duas peças separadas. Também pode ser usada para apoio na utilização do vaso sanitário. Todos os modelos apresentam ranhuras antiderrapantes diminuindo o risco de escorregões.
Indicações: Barras de apoio proporcionam estabilidade e conforto para pessoas que necessitam de auxílio para se movimentar durante o banho ou no vaso sanitário. Também servem como apoio para qualquer pessoas que deseja mais segurança no uso do banheiro.

O BANHEIRO IDEAL PARA O DEFICIENTE FÍSICO E TAMBÉM PARA OS NOSSOS IDOSOS


http://camping.campings.com/camping/camping-orbitur-montargil-montargil/i/indico-access.jpg
  1. As barras de apoio destinadas ao chuveiro devem ser presas na parede a uma altura de 90 cm do piso. O comprimento ideal das barras de apoio é de 80 cm .
  2. As barras de apoio de quem utiliza o vaso sanitário possuem comprimento mínimo de 80cm e devem ser fixadas na parede a uma altura de 76 com do chão .
  3. A distância entre a barra de apoio e a parte lateral do vaso sanitário varia entre 20cm e 25cm, a fim de garantir, ao usuário, melhor liberdade de movimentos durante a utilização do vaso sanitário.
  4. Caso o banheiro seja muito pequeno , é recomendável a troca da porta convencional (de abrir e fechar) por uma porta sanfonada ( ou “de correr”)

 PARA MAIS INFORMAÇÕES E COMO ADPTAR SEU BANHEIRO ACESSE NA IMAGEM:..


FONTE DE INFORMAÇÕES DESSE POST::..

http://casa.abril.com.br/casaclaudia/livre/0536/casas/mt_127358.shtml

http://barradeapoio.com.br/




Bom dia para você!
Rosane!



Um comentário:

Fernanda Eick disse...

Parabéns Rô!
Excelente post. Assuntos como este nos fazem lembrar o quanto tbm é importante a nossa colaboração com as pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência física.
1 gde abraço
Fê!