Photobucket

segunda-feira, 29 de março de 2010

"SEM BACALHAU NESSA SEMANA SANTA" -TÁ DECIDIDO -



Próximo a Páscoa os consumidores têm uma boa notícia. O preço do bacalhau está cerca de vinte reais mais barato em relação a Semana Santa do ano passado. A média de preço é R$59. O valor baixo está diretamente ligado a queda do dólar e os comerciantes acreditam na estabilidade dos preços.


FONTE DE INFORMAÇÃO AQUI
 

No post passado coloquei aqui algumas receitinhas de bacalhau legitimamente Portuguesas. Mas me arrependi profundamente ...
Depois de ler o artigo super esclarecedor sobre a extinção do Bacalhau aqui, aqui em casa decididamente não iremos comer esse ano  bacalhau. Vamos substituir na quinta e na sexta-feira santa por peixe 

E QUE SEJA  BEM BARATO E QUE  NÃO ESTEJA EM EXTINÇÃO,
POIS LÚCIA NOS DIZ::..
 
Para viajar mais na maionese...

- Mais desanimador que ver a venda alucinada de bacalhau nessa época do ano, é constatar qual foi a alternativa "mais barata" encontrada aqui no Brasil: cação seco. Cação ou tubarão, um animal cuja pesca no Brasil é advinda apenas de "bycatch" (haja pesca acidental, viu... Só mesmo os órgãos fiscalizadores e ingênuos acreditam nessa desculpa esfarrapada da indústria pesqueira.) Eu vi uma pilha enorme de cação seco à venda no mesmo mercado que vi hordas de bacalhau. Sinceramente, a emenda, nesse caso, é tão ruim quanto o soneto.

- Já ouvi inúmeras vezes as pessoas argumentarem ao comprar bacalhau (ou qualquer outro produto que esteja ambientalmente ameaçado) que "o bicho já está morto mesmo, então é melhor comprar do que deixar estragar". É exatamente essa mentalidade que fomenta o mercado, e mantém as indústrias pescando incessantemente. Em minha opinião, o contrário seria mais sensato: se você simplesmente parar de comprar, mesmo com a oferta alta, o mercado encalha com o produto. Da próxima vez que for comprar do distribuidor, o dono do mercado vai diminuir sua cota de compra, pois não quer ter um prejuízo com aquele produto. E o distribuidor, por sua vez, comprará menos da indústria, é a lei básica do mercado. Essa bola de neve reversa de diminuição do consumo seria, para mim, uma das melhores formas de se evitar a extinção completa das espécies animais ameaçadas pelo desenfreado e exagerado consumo humano.

 
Diz a dona Blog , Lúcia Malla 
SÁBIAS PALAVRAS QUE EU ASSINO EM BAIXO::..

"Para mim, a contradição máxima da Semana Santa residia exatamente aí. Como é que em um dia quando você supostamente precisa jejuar (é a tradição, não é?), nós comíamos o triplo do normal? Apenas esquecíamos da carne, mas de resto, era uma fartura só. Eu realmente não entendia. E cresci sem entender, e até hoje acho extremamente irônica essa contradição."
 
Além de estarmos contribuindo com a  recuperação de uma espécie quase que a beira da extinção vamos contribuir também em não darmos um assalto aos nossos bolsos.
E mais do que tudo isso, como sentar à mesa e deliciar tamanha iguaria e ter em nossas mentes que milhões de pessoas estão a a margem da miséria sem ter ao menos um mísero pedaço de pão e um copo de água limpa para beber?
Não cabe em nossos corações compartilhar com essa desgraça.
 
JEJUAR SERIA A MELHOR ESCOLHA
 
 




 



 
Entendo melhor o que é a Semana santa::..

Ontem para nós Cristãos Católicos Apostólicos Romanos começou a Semana Santa. com a entrada de Cristo em Belém.

EXPLICAÇÃO
  Ao receber os ramos na celebração do Domingo de Ramos, coloque-os junto ao seu crucifixo de parede, ou junto ao seu oratório, pois estão bentos.

Não os jogue fora, quando eles secarem, pois como falamos, estão bentos. Recolha-os e entregue-os na sua igreja, para que possam ser queimados e utilizados como cinzas na Quarta-Feira de Cinzas do ano seguinte. (…)
Jesus enviou dois discípulos, e lhes disse: “Ide ao povoado que está em frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os para mim. Se vos disserem alguma coisa, respondei: ‘O Senhor precisa deles e logo os devolverá’”.(…) Os discípulos trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou em cima. Numerosa multidão estendia suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo chão. A multidão que ia na frente e os que seguiam atrás gritavam: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito quem vem em nome do Senhor, hosana nas alturas”. E, quando entrou em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou e perguntava: “Quem é este?” E a multidão respondia: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia” (Evangelho: (Mt 21, 1-11).
Leia mais aqui 


AMANHÃ TEM MAIS SOBRE A SEMANA SANTA!

TÁ DECIDIDO...SEM BACALHAU NA SEMANA SANTA, E NO DOMINGO DE PÁSCOA COMEREMOS UMA BOA LASANHA À MODA DO VOVÔ BARBA.
DEPOIS EU COLO AQUI A RECEITINHA DO VOVÔ BARBA COM DIREITO A FOTO E TUDO.

Beijos e beijos!
Rosane!

Um comentário:

Tati Bonotto Cake Designer disse...

É blog diferente..+ gostei...

Vai ser um prazer ter vc no meu blog

Visite o meu universo
www.tatidesignercake.blogspot.com
www.tatidesignercake.com.br
www.docesmimospersonalizados.blogspot.com