Photobucket

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

" - Recetinhas refrescantes e dicas para curtir o carnaval - "



Ebaaa..Olha o Carnaval aí gente!!!
Pra quem gosta é bom demais (eu já gostei e muito, mas hoje prefiro ficar bem quietinha dentro de casa, de preferência orando por todos vocês que vão cair na folia).
Mas se você for mesmo cair na folia, caia mas com muita alegria e uma enorme dose de RESPONSABILIDADE, sendo assim que mal pode haver.
Problema é não extrapolar na BEBIDA.
Muitos vão para a folia apenas para se divertir mesmo esses realmente curtem o Carnaval numa boa sem se arrempeder no dia seguinte.

Que tal seguir alguns conselhos úteis e bons para sua saúde, física, mental e financeira...se não depois da um trabalhão...


Aaaah, o Carnaval !

imagem aqui





Ficar alcoolizado está relacionado à ingestão e metabolização do álcool, ou seja, sua eliminação do organismo. Isso acontece principalmente pelos rins, que fazem 90% do trabalho, mas também pelos pulmões e pele.

Segundo o patologista clínico, costumes como o de beber muita água antes do álcool, ingerir azeite, leite ou refrigerantes não ajuda a diminuir os efeitos do consumo excessivo da bebida.

“A ingestão dessas substâncias podem ajudar a combater os sintomas como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez”, afirma Dr. Fujii. No entanto, tomar uma xícara de café forte ajuda a deixar o corpo mais alerta, fazendo com que, aos poucos, os efeitos do álcool diminuam.

Para que não seja necessário recorrer a fórmulas contra a embriaguez, a melhor solução é evitar que ela ocorra. Veja as dicas dos Vigilantes do peso para poupar sua saúde:

Alimente-se bem antes de sair de casa;

Beba muita água entre um drinque e outro e até mesmo entre uma cerveja e outra;

Não passe mais de 3 horas sem comer. Logo, não beba com o estômago vazio;

Escolha bem o que comer. Pare um pouco com o samba e faça uma refeição leve e saudável. Uma salada de folhas com azeite, uma carne magra grelhada e uma batata cozida podem suprir o corpo de energia e nutrientes importantes;

Nos intervalos, coma frutas que são fontes de água: melancia, laranja, melão, abacaxi. Além da água, as frutas têm açúcar natural e ajudam no equilíbrio do metabolismo. As frutas evitam a hipoglicemia provocada pela queima de calorias e a desidratação provocada pelo álcool;

Troque os alimentos com cafeína como refrigerantes, energizantes e café por suco de fruta natural ou água de coco. A ação da cafeína é diurética aumentando assim a desidratação;

Respeite o limite do seu corpo. Cada pessoa tem um grau de tolerância ao álcool, não se exceda;

Antes de dormir, beba muita água ou suco de melancia;

No dia seguinte, muita água, chá claro com torrada, banana, batata cozida, canja sem gordura e repouso em ambiente ventilado e silencioso. Seu corpo e sua saúde agradece;

Se for beber, não dirija. A conseqüência pode ser muito mais grave do que uma simples ressaca



CARDÁPIO REFRESCANTE E CHEIO DE CARBOIDRATOS


Autêntica salada grega


Salada Grega

Ingredientes

3 tomates grandes e maduros, cortados em pedaços médios
2 pepinos, fatiados
1 cebola roxa pequena, cortada em rodelas finas
Sal e pimenta do reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
1 1 / 2 colher (chá) de orégano seco
150 g de queijo feta, esfarelado
1 punhado de azeitona preta (grega). Se quiser, use azeitona sem caroço

Modo de preparo

1. Numa saladeira rasa, misture o tomate, o pepino e a cebola. Tempere com sal a gosto e deixe descansar por alguns minutos para que o sal remova um pouco da água do tomate e do pepino. 2. Regue a salada com o azeite, salpique orégano e pimenta a gosto. Acrescente a azeitona e coloque o queijo feta por cima da salada. Sirva com pão fresco.


Salada de espinafre com manga

Salada de espinafre com manga

Ingredientes

100 g de amêndoas em lascas
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de mostarda em pó
1/4 choler (chá) de estragão fresco picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 maço de folghas de espinafre limpas, cortadas grosseiramente
2 mangas cortadas em cubos


Modo de preparo

1. Preaqueça o forno em temperatura alta (190 C). 2. Em um tabuleiro, coloque as amêndoas bem espalhadas e leve-as ao forno por 5 minutos, mexendo de vez enquando, para que elas fiquem levemente torradas. 3. Em uma tigela pequena, misture o vinagre de vinho tinto, o vinagre balsâmico, o azeite, a mostarda, o estragão, o sal e a pimenta. 4. Em uma saladeira, misture o molho feito com o azeite e o vinagre com o espinafre e a manga. Coloque por cima as amêndoas torradas e sirva.

fonte aqui

Creme da vovó
Creme da vovó

Ingredientes


CREME DE GEMAS:


1/2 litro de leite


3 colheres (sopa) de maisena


2 colheres (sopa) de açúcar


4 gemas


Essência de baunilha a gosto (opcional)


CREME DE CHOCOLATE:


1/2 litro de leite


2 colheres (sopa) de açúcar


2 colheres (sopa) de maisena


2 colheres (sopa) de chocolate em pó



MERENGUE:


4 claras


12 colheres (sopa) de açúcar


CALDA (opcional):


1 xícara (chá) cheia de açúcar


1/2 xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo

1. Para o creme de gemas, leve o leite ao fogo numa panela. À parte, dissolva a maisena em um pouco de leite e junte o açúcar e as gemas, batendo rapidamente. Acrescente esse creme ao leite antes que ferva, mexendo sem parar para não empelotar, até engrossar. Se desejar, adicione a baunilha. Reserve. 2. Para o creme de chocolate, repita o procedimento do creme de gemas, acrescentando a mistura de leite, maisena, açúcar e chocolate ao leite quente, mexendo até engrossar. Reserve. 3. Para o merengue, leve ao fogo baixo as claras e o açúcar misturados, até começar a espumar. Mexa bem e bata imediatamente na batedeira, até formar picos. Reserve. 4. Para a calda, leve o açúcar ao fogo baixo numa panela, mexendo sempre, até derreter e dourar. Acrescente a água e deixe ferver até engrossar. 5. Distribua em taças camadas do creme de gemas, do creme de chocolate, do merengue e, se desejar, regue com a calda de açúcar. Leve à geladeira de um dia para o outro.

fonte aqui



PARAFUSO COM FRANGO E LEGUMES

Ingredientes:
1 embalagem de Parafuso 3 Cereais (500g)
500g de filé de frango, em tirinhas
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja
4 dentes de alho, picados
10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
2 folhas de louro
2 xícaras (chá) de mini cenouras
5 buquês de brócolis
1 abobrinha média, em cubos
50g de queijo parmesão light, ralado sal a gosto
Modo de Preparo:
Comece temperando o frango. Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal e vinagre balsâmico. Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar. Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio. Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.

Numa panela média, junte as mini cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixa cozinhar em água com sal até ficarem macios, escorra e reserve.
Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o Parafuso Activita Adria 3 Cereais. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 7 a 9 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.


Rendimento: 6 porções



LINGUINE com Frango Defumado e Legumes Salteados

Ingredientes:
1 embalagem de Linguine Soja+Cálcio (500g)
5 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
500g de frango defumado
5 tomates maduros, sem sementes, em cubos
3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
100g de cenoura cozida, em cubinhos
100g de ervilhas frescas cozidas
100g de beterraba cozida, em cubinhos
100g de nozes, picadas
100g de queijo parmesão, ralado
sal, azeite e salsinha picada a gosto

Modo de Preparo:

Comece preparando o frango defumado. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte o frango defumado, os tomates e deixe refogar por mais 3 minutos. Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.
Prepare os legumes salteados. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte a cenoura, as ervilhas, a beterraba, deixe refogar por mais 3 minutos e reserve.
Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o Linguine Activita Soja+Cálcio. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, acomode num refratário grande, regue o azeite, acrescente o refogado de frango defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima os legumes salteados, polvilhe por cima o queijo parmesão, as nozes e sirva a seguir.

Rendimento: 5 porções

Dica: Especialistas alertam que alimentos muito gordurosos e frituras devem ser evitados, além de muito calóricos, eles dificultam a digestão e proporcionam preguiça, sono e desânimo. Evite também alimentos formadores de gases, que causam desconforto e cólica. São eles: pimentão, repolho, feijão, couve-flor etc.


fonte
www.adria.com.br

Salada de frutas metida

INGREDIENTES

Melão, mamão, maçã, pêra, banana, morango, uva, abacaxi e outras frutas a gosto.

1 lata de leite condensado cozido por 40 minutos na panela de pressão ou uma lata de doce de leite pronto.

1 lata de creme de leite

Modo de Fazer

Bata no liquidificador o creme de leite e o doce de leite e misture numa tigela com as frutas picadas. Sirva gelado.






Culinarista: Cassiana de Assis

Essa receita eu assisti na TV Canção Nova no programa MANHÃ VIVA, fiz e aprovei.
òtima para esses dias tão quentes e para deixar prontinha na geladeira para saborear depois da folia.



Carnaval

Bom e maravilhoso carnaval para você e com muia responsabilidade!
E não esqueça por favor:
SE BEBER NÃO DIRIJA, MELHOR É SÓ SE DIVERTIR OU DEIXE DIRIJIR AQULE QUE NÃO BEBE
VOVÓ RÔ!



2 comentários:

disse...

Eu ficarei orando por ti aqui da minha casinha.
Divirta-se mas com responsabilidade.
Beijos e beijos!

none disse...

Oi linda,
Eu estou salvando as receitas, tanto suas como da Eliana pois tenho dificuldades com esta história de cozinhar...ainda bem que descobri este mundo do blog,porque eu tenho sempre onde recorrer.E feriados sempre querem dizer casa cheia pra mim,tenho uma ótima funcionaria,mas tadinha não da conta de tudo.
Beijos
Deusa
vasinhoscoloridos.