Photobucket

terça-feira, 1 de julho de 2008

Receitinhas com beringela


BERINJELA DE FORNO

INGREDIENTES::-
1 berinjela
6 tomates sem pele
4 colheres de óleo
4 coxas de frango temperadas e cozidas
1/2 cebola picada
2 dentes de alhoqueijo mozzarela fatiadofarinha de trigo
noz-moscada e salsa a gostosal a gosto

MODO DE PREPARO::-

Descasque a berinjela e corte em fatias, no sentido do comprimento. Mergulhe na água com sal e deixe por 30 minutos.

Prepare o molho, refogando a cebola, o alho e a carne de frango desfiada. Junte os tomates, sem pele e bem picadinhos, o sal e a noz-moscada. Deixe refogar até formar um molho denso. Acrescente a salsinha, e reserve.

Enxugue as fatias de berinjelas, passe na farinha de trigo, de ambos os lados, e doure em óleo quente. Coloque sobre o papel toalha para absorver o excesso de gordura.

Unte uma forma refratária com algumas colheradas do molho de tomate. Arrume uma camada de berinjela, uma de mozzarela, uma de molho. Continue alternando as camadas até terminarem os ingredientes. A última camada deve ser de molho.

Leve ao forno quente durante cinco minutos.




Lasanha simples

Ingrediente::-


- 7 tomates gordinhos maduros
- orégano ou manjericão, frescos
- pitadinha de açúcar
- molho de pimenta
- 4 dentes gordos de alho
- 500g de carne moída
- azeite
- sal e pimenta
- queijo ralado
- folhas de massa fresca para lasanha

Modo de fazer::-

Comece pelo molho. Tire os olhinhos dos tomates e faça um corte em x na pele de cada um do lado oposto ao olhinho. Jogue os tomates em água fervente e deixe por cerca de 20 segundos. Retire e jogue na água gelada em seguida. Tire as peles, corte cada um em 4 partes e retire as sementes. Parabéns, você acaba de fazer tomates concassé.

Pique grosseiramente os alhos. Em uma panela, aqueça um pouquinho de azeite e coloque metade dos alhos para fritar. Antes de escurecerem, acrescente os tomates e deixe eles lá em fogo baixo/médio até derreterem e virarem molho.

Enquanto isso, em uma frigideira... frite no azeite o restante do alho e a carne. Tempere com sal e pimenta. Verifique se a textura do molho está boa, deve ficar grossinho, rico e pedaçudo. Tempere o molho com o açúcar, sal, o molho de pimenta e o orégano fresco (ou manjericão).Em uma fôrma faça as lasanhas individuais.

Coloque um pouco de molho direto na forma, uma fatia de massa, mais molho, carne e queijo. Duas camadas de recheio e três de massa bastam.

Finalize com molho e queijo sobre a última folha de massa. Leve ao forno médio por 20 minutinhos. Listo! Serve 3 big porções.


Você pode fazer de berinjela também

Agora se você tem manias estranhas e não come carboidratos à noite, experimente a versão berinjela. Basta trocar as folhas de massa por fatias lindas de berinjela crua e proceder do mesmo jeitinho descrito acima.


Site Mexirica.com



Curiosidades da vovó::-

Suco de berinjela reduz em 30% o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer

Berinjela faz bem ao coração. A crença popular está próxima da confirmação científica e promete transformar o legume na panacéia do momento, posto já ocupado pelo brócolis e pelo espinafre. Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo. Realizada em coelhos, a pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em quase 30% o colesterol no organismo dos animais, o que sugere benefícios também para humanos. "O suco de berinjela pode representar um tratamento alternativo e de baixo custo para as doenças cardiovasculares, responsáveis por 25% das mortes em todo o mundo", afirma o cardiologista Paulo Afonso Ribeiro Jorge, autor do estudo publicado na última edição da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Ele está partindo para uma segunda etapa da pesquisa, agora com 20 pacientes.
Pelos próximos três meses, voluntários vão tomar suco de berinjela todos os dias. Ao longo do experimento, testes clínicos vão medir os níveis de gordura. Se houver de fato uma redução do colesterol, poderá se fazer o controle de doenças do coração com uma receita bem natural: um terço de berinjela com casca, batido no liquidificador com um copo de água ou suco de laranja. Tomar três vezes ao dia. A berinjela é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C e o suco do legume age como um antioxidante. Esse efeito pode corrigir defeitos na parede das artérias provocados pelo colesterol alto. O suco também reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%. Entre os animais, os efeitos foram bem animadores.
Os resultados dos testes revelam que entre os coelhos que receberam alimentação rica em colesterol, o teor de gordura cresceu 2.183%. Os que tomaram suco de berinjela apresentaram uma redução de 19% no colesterol total. Na contagem do colesterol LDL, o vilão do coração, os ganhos foram ainda mais expressivos.
Nos animais que se empanturraram de gordura, ele subiu 4.875%, enquanto os que receberam o suco sofreram uma redução de 29% nessa substância.
Além de uma boa notícia para a saúde, o suco de berinjela também traz ganhos estéticos: como perde-se gordura pode se transformar em um ótimo ingrediente para dietas de emagrecimento.

2 comentários:

Carlos Gomes disse...

vcs estão imitando meu blog! Mas meu blog é muito melhor do que essa porcaria de vovó merda!

Janaina disse...

Quem fez esse comentário ai em cima é um idiota...imitando seu blog, ve s te encherga...cornudo, e respeita os mais velhos pricipalmente mulheres, vcé um cavalo...Adorei o seu blog Vovó..