Photobucket

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

" - QUE TAL PRESENTEAR COM AZEITE - CHIC NÉ??? - "

Antes de tudo não se esqueça::..

Conselhos e dicas de OLÍVIA FRAGA::..
Os vidros precisam estar impecavelmente limpos para receber os azeites. Do contrário, estes correm o risco de mofar. Para esterilizar é só mergulhar cada um em água fervente por cinco minutos. Em seguida, levar ao forno preaquecido por dez minutos a 200°C e deixar de um dia para o outro, ou, ao menos, por duas horas.

INSPIRAÇÕES JÁ PENSANDO NO NATAL

Os vidrinhos abaixo achei no Mercado Livre, estou pensando em comprar, para no final do ano dar de presente no Natal para as minhas amigas e amigos, apenas um mimo com originalidade, pois todos sabem da minha paixão por culinária.

Pensei em colocar etiquetas na borda do gargalo. Vai ficar lindão!!!




RECEITINHAS PARA UM PALADAR EXTRAVAGANTES E EXIGENTE


AS receitinha abaixo eu segui a risca e ficou dos deuses, maridão adora mangericão, alho, cardamono e zimbro e eu adoro o cheirinho delicioso da baunilha in natura.

Onde encontrar::..

Cardanomo::.. super mercados e lojas de especiarias, e nos grandes Mercadões de sua cidade.
Zimbro::.. no Mercadão de São Paulo, mas nas lojas de especiarias e empórios também você encontrará.
Fava de Baunilha::.. eu só encontrei também no Mercadão de São Paulo





Azeite de ervas secas

ingredientes

300 ml de azeite extra
virgem;
1 dente de alho fatiado;
2 ramos de alecrim seco;
1 colher (sopa) de cardamomo;
1 colher (sopa) de pimenta rosa;
1 colher (sopa) de zimbro

preparo

.Veja o passo a passo aqui

Azeite com Baunilha

1 Vidro de azeite extra virgem de 500 ml

6 Bagas de baunilha

Preparo - Você precisará de um termômetro de cozinha.

Coloque o azeite em uma panela de fundo grosso, corte as bagas de baunilha ao meio sem parti-las ao meio, e junte ao azeite.

Leve ao fogo baixo por 10 minutos, verificando a temperatura que não deve ultrapassar 60º C

Após os 10 minutos de fogo deixe esfriar e volte o azeite juntamente com as bagas de baunilha para a garrafa.

Se você preferir o azeite pode ser coado utilizando-se um filtro de papel comum, entretanto ficará mais saboroso com as minúsculas sementes da baunilha.

Use este azeite em suas saladas em geral.

FONTE AQUI



Vidrinhos que encantam, decoram e levam à mesa todo o seu carinho e charme na hora de servir.


imagem aqui também com receitinhas



lindinhos e delicados




Colesterol alto: azeite. O tipo extravirgem, embora gorduroso, combate os radicais livres e ajuda a reduzir a gordura dos vasos sangüíneos. Como usar: O azeite pode substituir qualquer óleo, mas não deve ser aquecido. O ideal é colocá-lo por último na preparação de qualquer prato

imagem aqui






Receitinhas de Azeite aromatizados para ter sempre em casa.


AZEITE PROVENÇAL

Esse azeite é tradicionalmente consumido na região da Provence na França e combina muito bem com queijos, pães e legumes. As ervas podem variar conforme o gosto de quem prepara .

Ingredientes

quanto baste de alecrim seco(s)
quanto baste de tomilho seco(s)
quanto baste de manjerona seca(s)
quanto baste de casca de laranja

Modo de preparo


Coloque as ervas e a casca de laranja em um vidro esterilizado. Aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo baixo, o suficiente para encher o vidro. Não deixe ferver.
Coloque o azeite quente no vidro e tampe com uma rolha.
Duração aproximada de 3 meses.


AZEITE COM PIMENTA

Esse azeite fica muito saboroso e picante, podendo ser usado com carnes de aves ou carnes vermelhas.

Ingredientes

300 ml de azeite de oliva
200 ml de óleo de girassol
4 unidade(s) de pimenta malagueta

Modo de preparo


Coloque o azeite e o óleo em uma garrafa esterilizada e completamente seca. Lave as pimentas e seque-as, cuidadosamente, sem retirar os pedúnculos. Acrescente-as à garrafa e deixe por alguns dias, antes de usar .
Duração aproximada de 1 mês.


AZEITE COM ALHO E ALECRIM

Esse azeite é imbatível na pizza.

Ingredientes

quanto baste de alecrim
3 dente(s) de alho
250 ml de azeite

Modo de preparo


Arrume em uma garrafa esterilizada o ramo de alecrim. Em uma panela pequena coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeja o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe com rolha.
Duração aproximada 1 mês.



CURIOSIDADES SOBRE O AZEITE::..


- O Azeite é uma gordura essencialmente monoinsaturada, rica em vitamina E e outros antioxidantes naturais (caroteno e polifenóis) que ajudam o nosso organismo a defender-se dos "radicais livres", responsáveis pelo envelhecimento celular, prevenindo os efeitos nocivos da idade sobre as funções cerebrais e o envelhecimento dos tecidos e órgãos em geral.

- Uma grande parte da comunidade médica confirma que o azeite de oliva é um antioxidante, facilita o fluxo cardiovascular e ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células.

- Pesquisadores afirmam que o azeite de oliva além de reduzir o risco de enfermidades coronarianas e alguns tipos de câncer (especialmente o da mama), ajuda a manter baixa a pressão sanguínea e aliviar a artrite.

- Estudos realizados provaram que países onde a dieta é tradicionalmente rica em Azeite, como a que se verifica nos povos mediterrâneos, têm uma incidência muito menor de doenças cardiovasculares, em comparação com aqueles onde se verifica um consumo elevado de gorduras de origem animal.

- O azeite de oliva contém vitaminas A,D,K e especialmente E.

- O azeite de oliva contém a justa quantidade de ácidos linolêicos, essenciais para a dieta humana, sem excessos que possam provocar oxidações prejudiciais à saúde.

- O azeite de oliva facilita a digestão. Na verdade, é a mais digestiva das gorduras. Absorvido antes de uma boa refeição protege as mucosas do estômago e protege-o contra as úlceras. Tomado como laxante (uma ou duas colheres de sopa em jejum, com ou sem limão ou café) não irrita o intestino, não contrai demasiado a vesícula, não cria hábito. Atua nas doenças das vias biliares e da vesícula.

- A sua ação emulsiva sobre as mucosas faz dele uma indicação excelente na gastrenterite infantil. Limita as deficiências em ácidos graxos essenciais no cérebro da criança.

- O azeite favorece a mineralização óssea, estimulando o crescimento e favorecendo a absorção do cálcio.

- O Azeite tem uma composição em ácidos graxos essenciais que se aproxima da do leite materno, proporcionando-nos o seu fornecimento adequado e atendendo às necessidades de um organismo em crescimento.

- Graças ao seu ácido oléico (que se metaboliza facilmente) é uma excelente fonte de energia, inclusive para um coração doente. Contrariamente às gorduras animais saturadas reduzem o "mau" colesterol (LDL) no sangue, mantendo o nível do "bom" colesterol (HDL). O "mau" colesterol é causador da aterosclerose, que pode conduzir a enfarte do coração e a paragem cardíaca. O "bom" colesterol (HDL), pelo contrário, protege-nos daquela doença.

- O Azeite, pelo seu alto teor em ácidos graxos monoinsaturados, é também aconselhado na diabetes, influenciando positivamente os valores de açúcar e gordura no sangue. suas características.
fonte aqui



Bom dia para você!

que a luz do sol de hoje brilhe intenssamente em sua vida!
Rosane!






Nenhum comentário: