Os vidrinhos abaixo achei no Mercado Livre, estou pensando em comprar, para no final do ano dar de presente no Natal para as minhas amigas e amigos, apenas um mimo com originalidade, pois todos sabem da minha paixão por culinária.
Pensei em colocar etiquetas na borda do gargalo. Vai ficar lindão!!!
AS receitinha abaixo eu segui a risca e ficou dos deuses, maridão adora mangericão, alho, cardamono e zimbro e eu adoro o cheirinho delicioso da baunilha in natura.
Cardanomo::.. super mercados e lojas de especiarias, e nos grandes Mercadões de sua cidade.
Zimbro::.. no Mercadão de São Paulo, mas nas lojas de especiarias e empórios também você encontrará.
Fava de Baunilha::.. eu só encontrei também no Mercadão de São Paulo
Azeite de ervas secas
1 dente de alho fatiado;
2 ramos de alecrim seco;
1 colher (sopa) de cardamomo;
1 colher (sopa) de pimenta rosa;
1 colher (sopa) de zimbro
Azeite com Baunilha
1 Vidro de azeite extra virgem de 500 ml
6 Bagas de baunilha
Preparo - Você precisará de um termômetro de cozinha.
Coloque o azeite em uma panela de fundo grosso, corte as bagas de baunilha ao meio sem parti-las ao meio, e junte ao azeite.
Leve ao fogo baixo por 10 minutos, verificando a temperatura que não deve ultrapassar 60º C
Após os 10 minutos de fogo deixe esfriar e volte o azeite juntamente com as bagas de baunilha para a garrafa.
Se você preferir o azeite pode ser coado utilizando-se um filtro de papel comum, entretanto ficará mais saboroso com as minúsculas sementes da baunilha.
Use este azeite em suas saladas em geral.
FONTE AQUI
Colesterol alto: azeite. O tipo extravirgem, embora gorduroso, combate os radicais livres e ajuda a reduzir a gordura dos vasos sangüíneos. Como usar: O azeite pode substituir qualquer óleo, mas não deve ser aquecido. O ideal é colocá-lo por último na preparação de qualquer prato
imagem aqui
Receitinhas de Azeite aromatizados para ter sempre em casa.
AZEITE PROVENÇAL
Esse azeite é tradicionalmente consumido na região da Provence na França e combina muito bem com queijos, pães e legumes. As ervas podem variar conforme o gosto de quem prepara .
quanto baste de alecrim seco(s)
quanto baste de tomilho seco(s)
quanto baste de manjerona seca(s)
quanto baste de casca de laranja
Coloque as ervas e a casca de laranja em um vidro esterilizado. Aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo baixo, o suficiente para encher o vidro. Não deixe ferver. Coloque o azeite quente no vidro e tampe com uma rolha. Duração aproximada de 3 meses. |
AZEITE COM PIMENTA
Esse azeite fica muito saboroso e picante, podendo ser usado com carnes de aves ou carnes vermelhas.
300 ml de azeite de oliva
200 ml de óleo de girassol
4 unidade(s) de pimenta malagueta
Coloque o azeite e o óleo em uma garrafa esterilizada e completamente seca. Lave as pimentas e seque-as, cuidadosamente, sem retirar os pedúnculos. Acrescente-as à garrafa e deixe por alguns dias, antes de usar . Duração aproximada de 1 mês. |
AZEITE COM ALHO E ALECRIM
Esse azeite é imbatível na pizza.
quanto baste de alecrim
3 dente(s) de alho
250 ml de azeite
Arrume em uma garrafa esterilizada o ramo de alecrim. Em uma panela pequena coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeja o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe com rolha. Duração aproximada 1 mês. | |
- Uma grande parte da comunidade médica confirma que o azeite de oliva é um antioxidante, facilita o fluxo cardiovascular e ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células.
- Pesquisadores afirmam que o azeite de oliva além de reduzir o risco de enfermidades coronarianas e alguns tipos de câncer (especialmente o da mama), ajuda a manter baixa a pressão sanguínea e aliviar a artrite.
- Estudos realizados provaram que países onde a dieta é tradicionalmente rica em Azeite, como a que se verifica nos povos mediterrâneos, têm uma incidência muito menor de doenças cardiovasculares, em comparação com aqueles onde se verifica um consumo elevado de gorduras de origem animal.
- O azeite de oliva contém vitaminas A,D,K e especialmente E.
- O azeite de oliva contém a justa quantidade de ácidos linolêicos, essenciais para a dieta humana, sem excessos que possam provocar oxidações prejudiciais à saúde.
- O azeite de oliva facilita a digestão. Na verdade, é a mais digestiva das gorduras. Absorvido antes de uma boa refeição protege as mucosas do estômago e protege-o contra as úlceras. Tomado como laxante (uma ou duas colheres de sopa em jejum, com ou sem limão ou café) não irrita o intestino, não contrai demasiado a vesícula, não cria hábito. Atua nas doenças das vias biliares e da vesícula.
- A sua ação emulsiva sobre as mucosas faz dele uma indicação excelente na gastrenterite infantil. Limita as deficiências em ácidos graxos essenciais no cérebro da criança.
- O azeite favorece a mineralização óssea, estimulando o crescimento e favorecendo a absorção do cálcio.
- O Azeite tem uma composição em ácidos graxos essenciais que se aproxima da do leite materno, proporcionando-nos o seu fornecimento adequado e atendendo às necessidades de um organismo em crescimento.
- Graças ao seu ácido oléico (que se metaboliza facilmente) é uma excelente fonte de energia, inclusive para um coração doente. Contrariamente às gorduras animais saturadas reduzem o "mau" colesterol (LDL) no sangue, mantendo o nível do "bom" colesterol (HDL). O "mau" colesterol é causador da aterosclerose, que pode conduzir a enfarte do coração e a paragem cardíaca. O "bom" colesterol (HDL), pelo contrário, protege-nos daquela doença.
- O Azeite, pelo seu alto teor em ácidos graxos monoinsaturados, é também aconselhado na diabetes, influenciando positivamente os valores de açúcar e gordura no sangue. suas características.
fonte aqui
Bom dia para você!
que a luz do sol de hoje brilhe intenssamente em sua vida!
Rosane!
Nenhum comentário:
Postar um comentário