sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Que calor insuportável!!!"







CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA OS EFEITOS GRAVES QUE O CALOR PODE NOS TRAZER








Com o calor excessivo dos últimos dias, com temperaturas chegando a 41ºC e a sensação térmica de 50ºC em várias cidades desse nosso Brasil, da mesmo vontade de durmir na geladeira, mas...nada melhor que tomar sucos naturais.

No site EQUILIBRIO DO CORPO , que eu conheci e indico para você, aprendi que devemos combinar frutas com legumes e verduras. Que nos ajudam a saciar nossa sede e nutrir nosso organismo, com saúde e bom critérios.

O fim de semana promete mais calor com altas temperaturas e nada melhor que um bom e delicioso suco natural.

Que tal fazer uma deliciosa limonada? Ou sucos combinados? Tem até receitinhas para combater a ansiedade e a insônia.



Receitas Desintoxicantes de verão
:: Conceição Trucom ::


O limão é uma fruta digestiva, refrescante, desintoxicante, adstringente, vitalizante e mineralizante. Ele combina com todas as frutas, mesmo com as famosas indigestas como a melancia, o melão e o pepino.
As limonadas são o símbolo de um verão divertido. Com carinho e afeto "as mamães" de todo o mundo, matam a sede dos filhos e seus amiguinhos, das visitas e quem mais vier, certo?
Pois bem, existem muitas formas de fazer limonadas. A mais comum é espremer o suco do limão, adicionar água gelada, açúcar e gelo, misturar e servir. Desta opção não acho graça.

Existe a limonada suíça, quando se bate no liquidificador o limão inteiro (polpa + casca), com água gelada, gelo e açúcar. Esta receita tem que ser servida imediatamente, pois certas substâncias contidas na casca amargam muito rápido. Uma receita bem interessante, mas peca pela presença do açúcar!

Existe a limonada cremosa, quando se descasca o limão, retirando a casca e aquela entrecasca branca e se bate (num liquidificador bem potente), como na limonada suíça, com água gelada, açúcar e gelo. Das limonadas "mundanas" esta é a que mais aprecio, pois aquela fibra que fica entre os gomos, quando bem triturada, confere uma cremosidade especial à receita. Se o liquidificador tiver a potência comum, tal limonada terá que ser coada e perderá bastante sua cremosidade.

Entretanto, como todos os meus leitores já sabem, faço de tudo para evitar o consumo do açúcar, que é um não-alimento, útil para causar sedações emocionais, mentais e doenças. Assim, as limonadas de frutas a seguir, fazem uso do açúcar das próprias frutas para tornar tais bebidas saborosas, nutritivas, saudáveis e terapêuticas.

Aproveite e faça um campeonato de decoração dos copos. As crianças e adultos vão adorar! Use flores, folhas, pedaços das frutas... A criatividade será o limite e você ficará surpresa com a inventividade da sua turma.

Limonada de Melancia - energética e hidratante
Ingredientes: 1 1/2 xícara (chá) de melancia em cubos (com as sementes) + suco fresco de 1 limão + folhas de hortelã ou talos de erva-doce a gosto. Bata tudo no liquidificador com alguns cubos de gelo, coe (opcional) e sirva imediatamente.

Limonada de Manga - antioxidante - excelente para a pele, unhas, visão e ativar o sistema imunológico
Ingredientes: 1 xícara (chá) de manga em cubos + 1 cenoura picada em rodelas + suco fresco de 1 limão + 1 xícara (chá) de água de coco-verde. Bata tudo no liquidificador com alguns cubos de gelo e sirva imediatamente.

Limonada cremosa de Maçã - energético e laxante
Ingredientes: 2 maçãs descascadas e picadas + suco fresco de 1 limão + 2 ameixas preta picadas + 1 colher (sobremesa) de trigo germinado (o grão integral deve ser deixado de molho à noite na água da receita) + 1 xícara (chá) de água filtrada. Bata tudo no liquidificador com alguns cubos de gelo e sirva imediatamente.

Néctar de Uva - desintoxicante, antioxidante e alcalinizante
Ingredientes: 1 xícara (chá) de uva vermelha ou preta (retire as sementes) + suco fresco de 1 limão + 1 xícara de água de coco-verde + 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça (deixada de molho previamente na água água de coco da receita). Bata tudo no liquidificador com alguns cubos de gelo, coe (para quem tem constipação não recomendo coar) e sirva imediatamente.

Alto Astral - dispensa palavras!
Ingredientes: suco fresco de 2 laranjas lima + suco fresco de 1 limão + raspas da casca do limão a gosto + 1 cenoura picada (ou suco de 2 cenouras passado pela centrífuga) + 1 folha grande de couve manteiga (ou 2 dedos do suco passado pela centrífuga). Misture tudo, acrescente cubos de gelo e sirva imediatamente.

Sinergia da Aromaterapia para tratar Ansiedade & Insônia
Ingredientes: 5 ml de óleo essencial de lavandim (ou lavanda)

+ 3 ml de óleo essencial de laranja doce

+ 2 ml de óleo essencial de limão Tahiti.

Misture tudo e embale num frasco escuro com tampa gotejadora.
Forma de uso: existem várias formas de realizar este tratamento. A mais prática e eficiente é usando o colar que é um aromatizador pessoal. Basta pingar 1-2 gotas a cada 1-2 horas dependendo da intensidade da ansiedade ou insônia. A outra forma é pingar em um lenço de papel e inalar, respirando profundamente, por uns 30-60 segundos. Pode-se colocar no seu local de trabalho, pingando 2-3 gotas sobre uma peça cerâmica ou um pires. E a forma noturna de usar é pingar no travesseiro até 5 gotas... e bom soninho.

Essas eu recebi por e-mail




A Saúde no seu COPO!!


Os cuidados com a saúde não devem ser apenas temporários, ou seja, somente quando se quer atingir um objetivo. Prestar atenção ao que se ingere é oferecer ao corpo energia, vitalidade, força, equilíbrio, longevidade para todo o resto da vida.

Com a rotina cada vez mais atribulada, estes cuidados devem continuar mas de forma muito prática e rápida. E, para conseguirmos reunir num só copo nutrientes essenciais ao nosso organismo os SUCOS, podem nos ajudar nesta tarefa!

Podendo ser consumidos em segundos numa concentração rica em carboidratos, vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras de forma fácil e, principalmente gostosa, proporcionando o prazer refrescante destas bebidas.

Para garantir que o seu suco tenha cada qual suas propriedades funcionais, veja algumas opções de como combiná -los de forma equilibrada para melhorar seu aproveitamento pelo organismo.



* Antioxidante

Combatem o envelhecimento celular, protegem nosso organismo contra as agressões externas como a poluição, toxinas, estresse, alimentos industrializados e inibe o crescimento de células tumorais.



* Energético

As frutas e as oleaginosas são ótimas fontes de energia. As frutas são ricas em frutose (açúcar natural) e as oleaginosas são fontes de gorduras “boas” que favorecem o desempenho energético, são antiinflamatórias, facilitam a absorção de nutrientes.


* Rico em fibras

As fibras presentes nos vegetais, nas frutas e sementes auxiliam no trânsito intestinal regulando a função. Podem auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares, pois ajudam na remoção e prevenção de placas de gordura nas artérias, mantém a glicemia, além de auxiliarem na eliminação de toxinas.

* Saciedade

Os vegetais e as frutas aliadas e as gorduras presentes nas oleaginosas controlam melhor o apetite evitando as compulsões, pois as fibras preenchem bem o volume gástrico e demoram mais para serem digeridas assim como as oleaginosas, desta forma, a sensação de saciedade permanece por mais tempo. Além disso, as gorduras presentes nas oleaginosas melhora a transmissão dos impulsos nervoso que sinalizam adequadamente nossas emoções, assim, o sistema neurológico consegue funcionar de forma regular e adequada.


Veja alguns exemplos de sucos:

Suco laxativo: couve manteiga + laranja + semente de linhaça

Suco diurético: salsinha + pepino + melão + amêndoas

Suco para fortalecer imunidade: espinafre + limão + açaí + nozes

Suco antiácido: couve manteiga + pêra + castanha do pará


Como aproveitar o máximo dos nutrientes pelo Sucos


  • Consumir os sucos logo após o preparo;

  • Congelar os sucos das frutas e congelar em formas de gelo, para usá-los de forma fácil na hora do preparo;

  • Utilize as frutas e vegetais da estação, possui melhor qualidade com menor custo;

  • Sempre que possível utilize as cascas das frutas e talos de vegetais para fazer os sucos;

  • Se tiver que restringir as fibras, pode ser feito na centrífuga ou coados.

fonte aqui


Bom e maravilhoso fim de semana para você!
O calor promete...
Beijos!

Nenhum comentário: