Photobucket

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

- Molho ao sugo da vovó Rô -


Molho ao sugo da vovó Rô::..

Ingredientes::..

1kg de tomates bem maduros
2 cebolas grandes picadinhas
4 dentes de alhos amassados e picadinhos
2 pimentões verdes
2 pimentões vermelhos
2 cubos de caldo de galinha ou faça você mesma o seu caldo
2 saches de sazon vermelho
4 folhas louro grandes de preferência frescas
cheiro verde picadinho bem miúdo
manjericão fresco
orégano a gosto
azeite extra virgem
água para cobrir ( filtrada e fervente)

Modo de preparar::..

Lave bem os tomates, eu pessoalmente não retiro as peles mas se for do seu gosto é só fazer assim::..
  1. Tire a pele dos tomates, escaldando-os em água quente ou passando-os pelo fogo direto até a pele começar a encrespar.
  2. Remova a pele em água corrente.
depois de bem lavados corte-os em quatro e reserve.
Em uma panela grande doure as cebolas e o alho, quando a cebola estiver dourada, acrescente os tomates picados, o caldo de galinha e todos os demais ingredientes cubra com água filtrada e fervente.
Deixe apurar no mínimo por uma hora, eu deixo um pouco mais, conforme o caldo vai secando vou pingando água fervente e fique esperta para não deixar queimar.
Esse molho vai ficar cremoso e consistente e com alguns pedacinhos.
Se você quiser poderá bater no liquidifucador e depois passar na peneira. com esse procedimento seu molho ficará fino e consistente.

Dicas da vovó Rô::..

Depois do molho pronto e frio, separe e coloque em potes para freezer em pequenas quantidades e leve para congelar.
Com isso você sempre terá à mão um molho ao sugo prontinho para consumo.

Se você achar que a quantidade que congelou é pouca para uma receitinha de massa é só acrescentar uma lata molho pronto de boa qualidade e corrigir o sal se necessário for.

Esse molho eu também uso quando faço pizza em casa é super prático.

Se você quiser é só dobrar a receita para obter maior quantidade de molho e facilitar a sua vida.

Um segredo de minha avó, que era uma italiana nata, era deixar apurar bem o molho para que ele fique mais consistente e também como na época dela não havia geladeira e muito menos freeze, lembro que ela separava em pequenas tigelinhas de porcelana e cobria com azeite, para que não estragasse com facilidade.
Ainda faço isso só que cubro com papel filme e guardo na geladeira.

Um pouquinho de história::..

História

O sugo é um dos três molhos básicos da cozinha cantineira, ao lado do napolitano e do branco. Enquanto o napolitano é um molho de tomate feito na hora, o sugo deve ser apurado por 3 horas, no mínimo, o que resulta num molho liso, cremoso e consistente, utilizado simples ou combinado em dezenas de pratos do cardápio da cantina. Aqui, ele foi usado de modo simples, sobre uma massa. E há muita gente que prefere assim.
fonte aqui

Um pouquinho mais de história::..

Leia também a " A história curiosa do tomate"

É sempre podermos aprender mais e mais sobre aquilo que ingerimos e melhor seria nós mantermos uma pequena horta em nossas residências como diz aqui

Assim sendo, prefira tomates orgânicos, plantados sem agrotóxico. Eles são mais caros, mas não tem veneno.

Seguindo esta tendência a Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ) realizou experimentos que resultaram no sistema de produção denominado TEC Tomate Ecologicamente Cultivado.

A Embrapa Solos conseguiu pela primeira vez, produzir tomate sem resíduo de agrotóxico. E o fato histórico aconteceu em São José de Ubá (região noroeste do estado do Rio de Janeiro). As análises, feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), provaram “na ponta do lápis” a pureza do tomate.

fonte

Além disso, uma boa idéia é fazer sua própria horta em casa.


E veja isso eu não conhecia e creio que você também não::..



Tomate preto – Já ouviu falar?

Esta eu descobri quando estava pesquisando para este post. Existe um tomate preto. Não sei se é bom, pois nunca comi, mas tenho curiosidade. Pelo menos é bonito. Eu pensaria que o tomate estragou se não soubesse que este é um tipo específico de tomate, um fruto mais sofisticado e usado em receitas caras.

Ele foi desenvolvido através de cruzamentos e seleções genéticas naturais por cientistas italianos. A fruta se chama Sun Black.

O novo tomate, tem uma casca com tom de roxo quase preta e a polpa é vermelha e rica de antioxidantes.

A sua cor se deve à presença de substâncias chamadas antocianos na casca: são pigmentos, presentes em outras frutas escuras como as uvas pretas e beringela, que desenvolvem, uma ação de contraste com os radicais livres. Atualmente no seu segundo ano de colheita, o Sun Black está promentendo ser um sucesso de mercado.

Fonte

Fonte aqui


Um dia lindo e cheio de luz para você!

Rosane!

Nenhum comentário: