Photobucket

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mamão


Mamão



O mamão é uma fruta típica das regiões tropicais e subtropicais, conhecido por vários nomes: papaia, no México; fruta-bomba, em Cuba; passaraiva, no Nordeste do Brasil. É encontrado durante o ano todo e, dependendo da variedade a que pertence, tem tamanho, peso, sabor e cor diferentes. A polpa, macia e muito aromática, também varia de cor, entre o amarelo-pálido e o vermelho, passando por diversos tons de laranja e salmão. A casca geralmente é fina, bastante resistente, aderida à polpa, lisa, de cor verde-escura, que vai se tornando amarelada ou alaranjada à medida que o fruto vai amadurecendo
O formato do mamão varia segundo a espécie. O mamão-da-baía é alongado, lembrando uma grande pêra. O mamão-da-índia tem saliências no sentido longitudinal. O mamão-macho, também conhecido como mamão-corda, é fino e comprido. O mamão-fêmea é bem maior e com forma arredondada.
Em geral, o mamão é consumido ao natural, com ou sem açúcar, acompanhado de sudo de limão ou chantilly. Na cozinha, também serve para uma grande variedade de doces, bebidas e saladas.
Quando maduro e consumido ao natural, o mamão é um excelente alimento, pois a polpa é muito rica em nutrientes. contém grandes quantidades de sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio) e vitaminas A e C. Além disso, também contém papína, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo. É uma fruta com propriedades laxativas e calmantes, sendo indicado às pessoas que têm estômago delicado, que estejam fazendo regime de emagrecimento ou que desejem manter o peso.
O mamão bom para consumo não deve ter rachaduras, partes escuras ou machucadas nem picadas de insetos. A casc a deve estar bem firme e limpa. Se o mamão ainda estiver verde, embrulhe em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Não risque a casca da fruta com uma faca ou com garfo para que saia o leite, pois essa substância contém muitos nutrientes que dão sabor à fruta. Se o mamão já estiver maduro, coloque na geladeira, o mais longe possível do congelador.

DICAS CULINÁRIAS

Cortado em fatias e assado com açúcar ou mel, o mamão dá uma ótima sobremesa.
Para que o doce de mamão verde fique com uma deliciosa casquinha dura, coloque na panela de cozimento um saquinho de pano com cal virgem.
Para que o doce de mamão fique com um gosto mais saboroso, junte à água do cozimento algumas folhas de figo.
O mamão presta-se para muitos fins, inclusive pode ser usado da mesma forma que o chuchu e a abobrinha em ensopados, suflês e assados.
O mamão verde picadinho e refogado acompanha camarão ou carne seca as fatias bem finas de mamão podem ser usadas no lugar de maçã para cobrir a superfície de tortas.
Outra forma de amaciar carnes duras: embrulhe-as em folhas de mamoeiro e deixe durante toda a noite. De manhã, a carne estará macia e com melhor sabor.

CURIOSIDADES

uma boa fatia de mamão comida em jejum, todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e fígado.

o leite de mamão serve para amaciar carnes duras. Passe sobre a superfície da carne e deixe descansar por algum tempo.

para manter a pele macia, passe diariamente sobre o rosto casca de mamão (o lado da polpa)

foram os portugueses que levaram o mamão para a Índia, onde hoje em dia é muito consumido



Receitas






bolo de casca de mamão

Ingredientes

1 mamão
3 claras
3 gemas
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar

Preparo

Descasque o mamão e leve as cascas ao fogo em uma panela coberta com água. Deixe ferver e esfriar e logo após bata no liquidificador. Reserve 2 xícaras de suco de casca de mamão. Bata as claras em neve na batedeira. Adicione as gemas e continue batendo. Adicione aos poucos o açúcar e a farinha de trigo. Acrescente 1 xícara de caldo de casca de mamão e, por último, o fermento. Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada e leve ao forno moderado. Depois de assado, despeje o restante do suco de casca de mamão adoçado por cima do bolo e polvilhe com açúcar de confeiteiro.



Creme de mamão


ingredientes

1 mamão inteiro médio e maduro
2 ovos
2 colheres (sopa) maisena
Açúcar a gosto

Modo de fazer:

Pique bem miudinho o mamão e leve ao fogo com o açúcar, e deixe ferver por alguns minutos. Depois de pronto, coloque o mamão no liquidificador, com 2 ovos e 2 colheres (sopa) de maisena e bata bem. Em seguida, caramelize a fôrma de pudim e asse em banho-maria por mais ou menos 20 minutos.




Bolo de Mamão

Ingredientes:


3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
1/2 mamão médio bem maduro ou 1 mamão papaia
1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1 1/2 (chá) de farinha de trigo
1 colher ( chá) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o mamão. Em uma tigela, misture a aveia, a farinha e o fermento. Junte o conteúdo do liquidificador á mistura da tigela. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio pré aquecido por 30 minutos. Desenforme depois de frio.




COMPOTA DE MAMÃO

Ingredientes:

10 envelopes de adoçante em pó

1 mamão médio quase maduro
3 cravos
3 xícaras de água

Preparo

Descasque o mamão, tire as sementes e corte em cubos médios. Coloque o mamão em uma panela, adicione o adoçante, a água e os cravos e leve ao fogo brando. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o líquido ser reduzido à metade. Deixe esfriar

.

Nenhum comentário: