Photobucket

quarta-feira, 8 de abril de 2009

CHOCOLATE X FIBRAS



Tudo o que você queria perguntar sobre chocolate mas estava ocupado comendo um bombom....

1. Chocolate é benéfico à saúde?Sim, segundo últimos estudos o cacau tem ação antioxidante bastante considerável e a pressão sanguínea pode diminuir com o consumo de chocolate. O problema é que se trata do chocolate amargo, pois a adição de leite gorduroso, ou o consumo de chocolate ao leite anulam esses efeitos benéficos.

2. Chocolate é afrodisíaco?Talvez seja, pois reza a lenda que Montezuma não dispensava uma xícara da bebida antes de visitar seu harém. Obviamente que o chocolate afeta a química corporal. Seu sabor doce e a gordura aumentam a produção de serotonina, dando uma sensação de satisfação e bem-estar, além de ser energético. O consumo exagerado de chocolate porém, faz com que a serotonina seja convertida em melatonina, que reduz a libido.

3. Chocolate dá espinhas?Não foi provado ainda cientificamente, mas pessoas com propensão ao aparecimento de acne tiveram uma incidência maior após consumo de chocolate, mesmo porque é gorduroso.

4. Chocolate vicia?Sim, pode viciar, mesmo porque possui três componentes que ajudam: cafeína, teobromina e feniletiamina. Obviamente que para ser considerado um vício, o usuário deve ter crises de abstinência quando fica sem comê-lo ou só se sente bem quando devora uma barra.

5. Quais são os tipos de chocolate no mercado?O chocolate ao leite, que como o nome diz, leva leite na sua composição e deve ter, pelos padrões suíços, 25% de cacau; o chocolate branco feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, além de em alguns casos baunilha e o chocolate amargo que não leva leite e deve conter no mínimo 35% de cacau (aqui no Brasil o meio amargo leva essa porcentagem e o amargo tem 50% de cacau).

6. Quem mais consome chocolate no mundo?Dados de 2006 mostram que os irlandeses são os que mais consomem hoje em todo o planeta com 11,2 kilos per capita ao ano, seguido pelos suíços com 10,7 kg.

7. Quem mais produz cacau no mundo?A maior parte do cacau usado na indústria chocolateira vem da Costa do Marfim, seguida de Gana, Indonésia, Camarões e Nigéria. O Brasil figura em sexto lugar com uma produção de 155.000 toneladas, segundo dados de 2007.

8. Por que o chocolate fica branco ao ser posto na geladeira?Segundo o website da Lacta, isso ocorre nas variações de temperatura, onde o produto se desestabiliza e a gordura acaba migrando para a parte superior do chocolate, dando esse aspecto.

9. Qual o chocolate mais caro do mundo?É o Madeline au Truffe, fabricado pelo exclusivíssimo chocolateiro dinamarquês Fritz Knipschildt. Recheado com uma raríssima trufa perigord, o chocolate em volta é composto de 70% de cacau Valrhona, misturado num ganache com óleo de trufa, baunilha e açúcar. Além disso, cada bombom é enrolado à mão e polvilhado com pó de cacau. Para se deliciar com a iguaria, paga-se 170 euros (R$ 508) a unidade de 40g.

10. Qual o melhor chocolate do mundo?A Academy of Chocolate, instituição fundada em Londres em 2005, premiou, pelo quarto ano consecutivo a marca italiana Amadei, como melhor chocolate do mundo, em especial pelo seu Amadei no. 9. Entretanto o fabricante da Toscana dividiu o primeiro prêmio com o novato Amano, de Utah nos Estados Unidos. Ou seja, na falta de um, existem dois grandes chocolates.
Fonte: Terra


Fibras alimentares são grandes aliadas das dietas

Composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau e aromatizantes, entre outros ingredientes, o chocolate já foi considerado um dos maiores vilões das dietas. Hoje sabe-se que essa guloseima composta também por minerais, como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio pode fazer bem à saúde.
“O chocolate é um alimento nutritivo, rico em flavonóides, antioxidantes que ajudam a proteger o coração reduzindo o risco de doenças cardíacas", afirma a nutricionista Vivianne Alves. "Além disso, pode contribuir para a síntese de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar e sensação de prazer”, explica. Ainda assim, consumido em excesso o chocolate pode aumentar os níveis de colesterol no organismo e interferir na balança devido à grande quantidade de gorduras saturadas. Por isso, atente-se ao consu
mo - 30 gramas de chocolate amargo bastam para usufruir de seus benefícios.
Exagerou na dose?
Uma das soluções para amenizar os estragos é o consumo diário de fibras alimentares. Além de diminuir a absorção de gordura, colesterol e glicose sanguínea, elas melhoram o trânsito intestinal. Uma vez no intestino, a fibra não é degradada, sendo metabolizada seletivamente por algumas bactérias benéficas do intestino. Dessa forma, promove efeitos fisiológicos positivos contribuindo para uma melhora o sistema imunológico.
Entre as principais fontes de fibras alimentares está a pectina, substância obtida da casca das frutas cítricas, como a laranja. Comercialmente a pectina é utilizada para a produção de geléias e como fonte de fibra solúvel. “Depois de consumidas, as fibras de laranja transformam-se num gel que não é absorvido durante a digestão. Assim, durante seu trajeto no intestino, elas podem diminuir a absorção não apenas da glicose, mas também, da gordura dos alimentos e aumentar a sensação de saciedade”, explica Kali Nardino, consultor farmacêutico da Divine Shen.
Leia mais notícias de Saúde
Leia mais notícias sobre Fibras

Fonte aqui

Nenhum comentário: