segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

DEPRESSÃO E ALIMENTAÇÃO


Alimentação no combate à depressão

A carência de determinadas substâncias pode tornar deficitário este delicado equilíbrio químico que mantém o nosso cérebro em bom funcionamento.
Um dos erros comuns nas dietas da moda é o corte com os hidratos e carbono complexos, como o pão, massas, arroz, etc. Estes alimentos ajudam á absorção de triptofano, um aminoácido que se encontra na carne, no peixe, nalguns lácteos e nas leguminosas e que interfere na síntese de serotonina, um neurotransmissor que exerce grande influência no estado de humor, principalmente em pessoas com depressão. Uma alimentação pobre em hidratos de carbono durante vários dias pode levar a alterações de humor e à depressão, tal como sucede num regime com excesso de proteínas. A solução é o equilibrio na alimentação.
Uma dieta com proteínas, folatos, complexo B e micronutrientes como o cálcio, magnésio, selénio e os ácidos gordos ómega 3 e 6 ajuda a combater estados depressivos. Há também algumas substâncias que são eficazes, como apimenta vermelha a temperar as refeições sem exageros, que estudos recentes revelam que promove determinadas acções no sistema nervoso simpático, com respectivo aumento da produção e da libertação de noradrenalina e de adrenalina, ambos neurotransmissores responsáveis pelo estado de alerta. Ou as infusões, como a camomila, que são desde sempre utilizadas para acalmar crises de nervosismo. Também tem efeitos relaxantes, amenizam a ansiedade e a depressão.
Estimular o bom humor
Alguns destes alimentos têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e afastar a tristeza.
Mel Estimula a produção de seraronina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Banana Diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.

Alface Possui efeitos calmantes e relaxantes e é rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.

Espinafre A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, contém magnésio, fosfato e vitamina A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bem funcionamento do sistema nervoso.

Ovos Os nutrinetes dos ovos, como a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que ajudam no bom humor. Contém ácido fólico e acetilcolina.

Laranja Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a funcionar bem. O cálcio, presente na sua composição, é um relaxante muscular e combate o stress. É enérgica, hidratante e previne a fadiga.

Uva Fruta com boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colestrol.


Actividades físicas
Atividades físicas regulares são eficazes contra a depressão. O que importa é a regularidade.
Comece devagar: 20min 3x/semana. Não precisa sentir dor.
Intensidade: Capaz de falar, mas não de cantar!

fonte aqui






SE UM DIA


Se um dia quiserem apagar sua estrela, não permita, sua luz é única!

Se um dia alguém chegar a te decepcionar, perdoe , você é capaz!

Se um dia ninguém te valorizar, pelo esforço que faz, valorize-se!

Se um dia não te respeitarem como

esperas, respeite-se!

Se um dia os problemas baterem a sua porta, não se tranque, abra sua janela, você conseguirá sair de tudo que te aflige!

Se um dia os amigos se afastarem de você, pense : será que você também não está se afastando deles? Cultive-os!

Se um dia tudo parece escuro, nada te traz alegria, seja a possibilidade de superação!

Dia a dia seja o que seus pensamentos suportam, seja alegria, positividade, emoções, mas acima de tudo isso, seja pra si mesma o alicerce de dias melhores.
Nada nem ninguém deve te fazer quebrar o espelho do quanto és especial!

Se em um dia, apenas um dia, você jogar todos os seus problemas ao longo do caminho, tudo se tornará melhor.
Cada dia é apenas mais um, mas único, e a obrigação que temos nessa vida é apenas com o HOJE!

Vamos nos permitir sorrir!
Se levantar pras tristezas
Sorrir pra positividade!
Altos e baixos virão, mas cabe unicamente a nós saber que caminho queremos seguir!
Não podemos mudar os imprevistos, mas jamais podemos permitir que os imprevistos nos mudem, porque
somos presentes de Deus !
AD
lINDA SEMANA A TODOS(AS)!
ROSANE!

2 comentários:

Renata Cavanha (Bambu Amado) disse...

Nossa vó Rô...fiz um bolo de banana hojeee... bom demaisssssss

vou te passar esta receitinha, fica bom demaissss!!!

bjo

Wagner L. Moreno disse...

a alimentação influencia em tudo em nossa vida! na qualidade, no bem estar, etc.

http://infocasa.blogspot.com