terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hoje é dia dos Santos Reis



Hoje em minha família por tradição é dia comermos Lentilhas.

Aqui em casa não comemos lentilhas na passagem do ano como todos fazem por pura superstição, ou seja para ganhar dinheiro no ano que se inicia ou para ter mais sorte, ou mais ns coisinhas que a tradição popular cria. Ma hoje também não a comemos por pura suprstição e sim apenas para lembrarmos a Epifania do Senhor que quer dizer "manifestação do Senhor. Com o nascimento de Jesus,Deus manifesta o seu desejo a todos os homens. Vontade de ter novamente os seus filhos ao seu lado, vontade de por em prática o seu Plano de Amor e de Salvação".

Minha avó Uma bela e linda Italiana foi quem nos deixou e nos ensinou a preparar uma bela e saborosa lentilha.

Gostaria que todos experimentassem a a receitinha que vovó nos ensinou.


Lentilhas de Reis com linguiça calabreza da vovó Regina

Ingredientes::-

meio pacote de lentilhas secas (250 gr)
2 gomos de linguiça calabresa (pequenos)
Bacon (em quadradinhos)
cebola (picadinha "cebola média")
alho (4 dentes )
louro (3 folhas grandes)
tomates (duas unidades)
sal a gosto
pimenta dedo de moça sem sementes (uma unidade)
Salcinha e cebolinha


Modo de preparar::-

Cozinhar as lentilhas em panela de pressão (fogo baixo) para não espumar.
Depois de cozidas preparar um refogado com todos os temperos, como se fosse temperar um feijão ou::- DOURAR O BACON, ACRESCENTAR O ALHO, A CEBOLA, O LOURO ,A PIMENTA CORTADINHA E OS TOMATES E TAMBÉM AS LINGUIÇAS EM QUADRADINHOS E DEITAR AS LENTILHAS COZIDAS.


Servir em seguida salpicando com a cebolinha e salcinha picadinhas com fatias de pão torrado e pasta de alho e manteiga.




Curiosidades da vovó::-


Dia de Reis

O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro.
Assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior - ou Melchior - e Baltasar) foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus.Deram-lhe ouro, incenso e mirra.
Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia.
Em Portugal nesta altura cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças representam a história dos Reis Magos.


Os três Reis Magos

Num país distante viviam três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu. Um dia viram uma nova estrela muito mais brilhante que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido.
Perceb
eram que nascera um novo rei e foram até ele.
Os três reis magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, levavam presentes, e seguiam a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém.
Aí perguntaram pelo Rei dos Judeus, pois tinham visto a estrela no céu.
Quando o rei Herodes soube que estrangeiros procuravam a criança, ficou zangado e com medo. Os romanos tinham-no feito rei a ele, e agora diziam-lhe que outro rei, mais poderoso, tinha nascido?
Então, Herodes reuniu-se com os três reis magos e pediu-lhe para lhe dizerem quando encontrassem essa criança, para ele também a ir adorar.
Os reis magos concordaram e partiram, seguindo de novo a estrela, até que ela parou e eles souberam que o Rei estava ali.
Ao verem Jesus, ajoelharam e ofereceram-lhe o que tinham trazido: ouro, incenso e mirra. A seguir partiram.
À noite, quando pararam para dormir, os três reis magos tiveram um sonho. Apareceu-lhe um anjo que os avisou que o rei Herodes planeava matar Jesus.
De manhã, carregaram os camelos e já não foram até Jerusalém: regressaram à sua terra por outro caminho.
José também teve um sonho. Um anjo disse-lhe que Jesus corria perigo e que ele devia levar Maria e a criança para o Egipto, onde estariam em segurança. José acordou Maria, prepararam tudo e partiram ainda de noite.
Quando Herodes soube que fora enganado pelos reis magos, ficou furioso. Tinha medo que este novo rei lhe tomasse o trono.
Então, ordenou aos soldados para irem a Belém e matarem todos os meninos com menos de dois anos. Eles assim fizeram.
As pessoas não gostavam de Herodes, e ficaram a odiá-lo ainda mais.
Maria e José chegaram bem ao Egipto, onde viveram sem problemas.Então, tempos depois, José teve outro sonho: um anjo disse-lhe que Herodes morrera e que agora era altura de regressar com a família a Nazaré à sua casa.
Depois da longa viagem de regresso, eles chegaram enfim ao seu lar.
Fonte:
http://www.junior.te.pt/





O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" que, segundo o hagiológio foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro.
Histórico
A data marca, para os católicos, o dia para a adoração aos Reis, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalinos - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalinos.
Tradições
Em alguns países, como Espanha e Portugal, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar.
Fonte: pt.wikipedia.org
Feliz dia de Dos santos Reis para todos(as) que por aqui passam!
Rosane!

Um comentário:

Loba disse...

ADOREI SEU BLOG , VO FAZER ESSAS GOSTOSURAS PRA MARIDIM E FILHO BEIJOS QUERIDA..FELIZ ANO NOVO...