Photobucket

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Receitinhas paraa diabéticos e outros

Sopa de Palmito Light

Ingredientes::-

1 colher sopa margarina light
3 colheres sopa farinha de trigo
1 colher sopa cebola ralada
500ml leite desnatado
500ml de caldo de galinha
500g de palmito
1 pote de iogurte natural desnatado
salsalsinha para decorar

Modo de preparo::-
Em uma panela, doure a cebola com a margarina, acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo para não empelotar, até formar um creme.No liquidificador, bata o caldo de galinha, o sal e metade do palmito. Acrescente a mistura anterior, mexendo bem. Coloque o iogurte natural e o restante de palmito picado, mexa, polvilhe salsinha e sirva.

Informações Nutricionais::-

Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 167
Proteínas: 10,5g
Carboidratos: 24,5g
Gorduras: 3g

Almôndegas de ricota e espinafre

Ingredientes::-
1 maço de espinafre
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de óleo de girasso
l 600 g de ricota
1 ovo
1 colher (chá) de noz moscada
Sal e pimenta a gosto
Molho 500 g de tomates maduros
1 cebola picada
2 dentes de alho
Orégano e sal a gosto
Queijo ralado para polvilhar
Modo de Preparo::-
Refogue o alho com o óleo, coloque o espinafre cozido e tempere com sal e pimenta. Mexa um pouco e tampe até que perca a umidade. À parte, peneire 600 g de ricota, junte o espinafre picado, 1 ovo inteiro, 1 colher (chá) de noz moscada ralada.
Reserve. Separadamente, faça um molho de tomate, não muito grosso, com bastante cebola, alho e orégano.
Forre um pirex com o molho e coloque as almôndegas. Cubra com mais molho e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar por 20 minutos.
Rendimento: 5 porções
Calorias: 315 kcal/ porção
Total de carboidratos: 12 g carboidratos / porção

Quindim de Laranja

Ingredientes::-
2 xícaras (chá) de suco de laranja Bahia
1 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão
3 colheres (sopa) de amido de milho
100 ml de leite de coco light
50 g de coco ralado desidratado sem açúcar light
Rodelas finas de laranja, para decorar
Margarina para untar
Modo de preparo::-
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o coco. Leve ao fogo brando e cozinhe por 5 minutos depois de abrir fervura. Retire do fogo, acrescente o coco e despeje em forminhas individuais de 6 cm de diâmetro cada, untadas com margarina. Leve à geladeira e desenforme gelado. Se quiser, decore com as rodelas de laranja.
Informações Nutricionais::-
Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 88 Kcal
Proteínas: 1g
Carboidratos: 11g
Gorduras: 5g

Dicas da Vovó Rô::-

6 erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde



Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Figueiredo, autor de diversos livros que tratam sobre os perigos dos alimentos contaminados dá dicas sobre cuidados que devemos tomar no nosso dia-a-dia.

Confira:

1. Carne debaixo da torneira Erro: A água fará com que as bactérias penetrem mais ainda, aumentando o risco de contaminação. Além disso, a carne tende a ficar esbranquiçada, perdendo os nutrientes. Debaixo da torneira, só peixes, para retirar as escamas e a barrigada.

2. Muito detergente na esponja Erro: É comum encharcarmos a esponja com detergente líquido, o que é um erro. Como normalmente não é possível usar todo o detergente que ficou preso na esponja, o resto é sempre usado na próxima lavagem. Aí está o grande problema. Além do detergente, também fica acumulado resto de alimentos, que podem no futuro trazer problemas à saúde.
Para se ter uma idéia, apenas oito gotas de detergente já são suficientes, para um litro de água.


3. Tábua de carne de madeira Erro: Boa parte das donas de casa utilizam tábua de carne de madeira. Grande erro! Na tábua de madeira as bactérias encontram o ambiente ideal para se proliferar. Procure sempre usar tábuas de plástico.

4. Recipientes na geladeira, só destampado Erro: Naturalmente quando colocamos um alimento na geladeira, costumamos fazê-lo em um recipiente fechado. O problema está no fato de quê vai demorar mais tempo para resfriar o alimento, fazendo com que as bactérias tenham tempo suficiente para fazer a festa! O ideal é colocar tudo destampado e só depois de mais ou menos duas horas tampar.

5. Leite condesado guardado na lata, nunca! Erro: Quase todo mundo guarda a lata de leite condesado na geladeira, depois de aberta. O ideal é guardar o restante em um recipiente de plástico ou vidro, e sempre servir com uma colher. Os dois furinhos feitos na lata só servem para fazer com que, em um deles, entrem diversas bactérias.

6. Formigas são pequenas, mas não devem ser ignoradas Erro: Consumir doces que foram atacados por formigas. As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias que a barata, pois ela consome os restos mortais dos insetos, além de passear por todos os cantos sujos da casa. Doce com formiga deve ser jogado fora.



Tenham um final de semana mais que espetacular e o que é melhor Abençoado pelo Senhor...

2 comentários:

Luma Rosa disse...

E pensar que em alguns países comem formigas torradas! :=))) Beijus

Anônimo disse...

veja só: e pensar que nossos avós nos ensinavam que formiga é bom para as vistas, acho que com pena de ter que jogar todo o açúcar fora.

Úma dica que você pode pesquisar e fazer o cometário é sobre lavar ovos antes de guardá-los. Já li que também é errado, pois a casaca do ovo é porosa, a água penetra e pode facilitar a proliferação de salmonela.