quinta-feira, 3 de julho de 2008

- Bolo Mousse de chocolate -


BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE
INGREDIENTES:

Massa::-

2 claras
3 gemas
1/2 xícara de chá de leite quente
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de chá de fermento em pó

Mousse ::-

2 claras em forma de suspiro firme batidas com 4 colheres de sopa de açúcar
200g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite

Decoração::-
: 200g de chocolate branco

MODO DE PREPARO: :-

Massa : :-

Bata as gemas por 2 minutos. Vá acrescentando aos poucos o açúcar até formar um creme fofo e a farinha alternada com o leite quente. Junte o chocolate e o fermento. Para de bater e incorpore delicadamente as claras em neve. Despeje em uma fôrma redonda de 25cm de diâmetro untada e leve ao forno para assar.

Mousse : :-

Derreta o chocolate em banho-maria. Misture o creme de leite até obter um creme. Acrescente essa mistura ao suspiro mexendo delicadamente, até ficar homogêneo. Leve a geladeira por 1 hora.

Montagem ::-

Coloque o bolo em um travessa redonda grande. Corte uma fatia de 2cm. Retire o miolo do bolo e misture com o mousse. Recheie o bolo. Espalhe o mousse também sobre a borda do bolo. Tampe com a fatia retirada e espalhe o restante do mousse sobre o bolo todo. Decoração : Bata o chocolate branco no liquidificador e espalhe por todo o bolo.
Leve à geladeira por 1 dia antes de servir.

Dica:-:

"Testei essa receita e foi um sucesso!!!!! Só fiz uma modificação: a cobertura foi uma mousse de chocolate branco (4 ovos, 200g chocolate branco e 100g açúcar. Bati as gemas com o açucar, depois juntei o chocolate derretido em banho maria com um pouco de manteiga e bati as claras em neve. Juntei ao chocolate)."

Tempo de Preparo : 2:00 - Rendimento : 10 porções





Indicação da Vovó

Você já assistiu o filme Chocolate? Não? Ah! então não sabe o que você está perdendo, além de maravilhoso passa uma mendagem magnifica, vejam a baixo o comentário::-




Chocolate - falando do filme....

Viane é uma bela forasteira (Juliette Binoche) que desembarca numa cidadezinha conservadora do interior da França, na década de 50, e abre diante da igreja, durante a penitência da Quaresma, uma loja de chocolates.

Sem querer, ganha como inimigo o prefeito da cidade. Religioso e moralista, ele reprova as convicções e o comportamento daquela mulher. Além de atéia e mãe solteira, seduz os moradores locais com bombons tentadores, bolos e tortas de chocolate que transformam a vida monótona daquela gente, enfeitiçando paladares e liberando sentidos. Homens indiferentes voltam a se interessar por suas mulheres; idosos tornam a se apaixonar, como se fossem adolescentes.

A forasteira tem o chocolate apropriado para cada caso. Com a chegada de um conquistador (Johnny Deep), é a vez de Viane se entregar aos seus desejos mais profundos...Esse é o enredo do filme Chocolate que explora muito bem a moral e a intolerância dentro da sociedade muitas vezes conservadora e hipócrita.E falando do astro principal do filme....

O chocolate começou a seduzir a humanidade séculos antes do filme. O conquistador espanhol Hernán Cortés o conheceu no México, no século XVI, na corte do imperador asteca Montezuma II, e o levou para a Europa. Todo mundo sabe o que aconteceu depois. A sedução do chocolate não parou aí. Em quase todos os países, pâtissiers conhecidos ou confeiteiros amadores, muitas vezes anônimos, desenvolveram com ele um bolo ou uma torta nacional, que caiu no gosto da população.

A Áustria tem a sachertorte. Foi criada para um banquete oferecido em 1832 pelo príncipe Klemens Wenzel Lothar Metternich, artífice da Santa Aliança, a organização multinacional instalada para impedir qualquer revolta nacionalista e liberal na Europa. A torta da França é a opéra, cuja origem provoca controvérsias. A versão mais aceita atribui sua invenção ao confeiteiro Louis Clichy, em 1903. Os recheios originais de ganache de chocolate e o levíssimo creme de manteiga de café encantaram os consumidores. Mas sua popularização aconteceu por obra da Maison Dalloyau, na capital francesa, que a difundiu escrevendo no alto do doce a palavra opera. Com isso, associava-o à Opera de Paris e homenageava a arte.

Na Alemanha, há o bolo floresta negra, surgido na primeira metade do século XX. Já os italianos inventaram o tiramusù, lançado na década de 60 pelo restaurante Da Alfredo, em Treviso, no Vêneto.

O Brasil tem o bolo brigadeiro, um clássico dos aniversários de criança.

Fonte de informação clique aqui

Sempre lembrando que todas as receitas por mim indicadas foram testadas e aprovadas por minha família.

Nenhum comentário: