terça-feira, 8 de julho de 2008

- Agradecimento, receitinhas e signos e suas comidas -

Minha linda bruxinha do Norte

Quero agradecer a filha de coração Du a bruxinha do norte que com sua varinha mágica deu cara nova ao Receitinhas e dicas da vovó Rô, agradeço a Deus por ter colocado tantas pessoas maravilhosas como a Du em meu palno de vida, que eu possa merecer do Senhor tantas bençãos e graças.





Talharim ao molho de queijo


INGREDIENTES::-


250 gramas de macarrão tipo talharim
3 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
200 gramas do queijo de sua preferência
Queijo parmesão ralado a gosto


MODO DE PREPARO::-


Corte a cebola em pedaços bem pequenos e frite na manteiga, em fogo baixo.
Quando a cebola dourar, acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem.
Continue mexendo enquanto frita por uns trinta segundos, então acrescente o leite, aos poucos e sem parar de mexer.
Quando estiver quase fervendo, acrescente o queijo cortado em cubinhos e mexa em fogo baixo até o queijo derreter.
Tempere com sal e pimenta do reino. Sirva sobre o macarrão cozido e acrescente queijo parmesão a vontade.

Dica 1: Após colocar o queijo, prove o molho para ver a quantidade de sal que vai utilizar. Cada queijo precisa de uma quantidade diferente de sal.

Dica 2: Você pode acrescentar algumas ervas no molho após o preparo, como cebolinha, salsinha, orégano, manjericão, sálvia, ...

Curiosidades da vovó Rô


SIGNOS E SUA COMIDA

por Barbara Abramo


21 de março - 20 de abril

As preferências gastronômicas recaem nos pratos de sabores mais salgados do que doces e na cozinha frugal, de alimentos de preparo simples e rápidos, como saladas de vegetais verdes e crus, bem variados, que acompanham pratos mais elaborados como churrascos, carnes ou peixes assados ou grelhados. Áries aprecia o sabor picante, mas não muito salgado. Na sobremesa, frutas e sorvetes de creme fazem sucesso.

21 de abril - 20 de maio

O signo que adora alimentos bem preparados de sabores quentes e refinados, que satisfaçam sua sensualidade exigente, com a apresentação caprichada dos pratos é também amigo dos doces, compotas e geléias. Touro não aprecia sabores muito ácidos ou azedos. Aves e carnes magras, massas, com molhos de sabor delicado e uma sobremesa sofisticada fazem a festa.

21 de maio - 20 de junho

Este signo se alimenta aos poucos, em pequenas quantidades e ao longo do dia, o que é de grande sabedoria para ele. Amigo dos vegetais e das misturas bizarras (azeitonas, uvas e rúcula, por exemplo) Gêmeos capricha nos temperos inventivos, mas sabe apreciar uma pizza na brasa e até um bom fast-food. A comida precisa ser bem variada, colorida e leve, com sabores tendendo ao ácido e ao amargo, mesmo nas sobremesas frias e leves.

21 de junho - 22 de julho
Signo da infância, dos hábitos alimentares arraigados e difíceis de remover, Câncer se alimenta conforme seu estado emocional. Às vezes é frugal, outras é excessivo. Amante das sopas delicadas, dos purês exóticos e dos peixes (rio e oceano), e de outros frutos do mar, também aprecia sabores adocicados e não se dá bem com alimentos muito condimentados ou pesados. Na sobremesa, frutas frescas ou bolo de chocolate.


23 de julho - 22 de agosto

Requintado e amante dos prazeres sociais, o Leão costuma ter um estomago forte, desde que acompanhado de outra pessoa, pois detesta cozinhar para si mesmo. A apresentação melhora seu apetite o bastante para dar conta de banquetes luxuosos. Condimentos, brilho e colorido especial são aconselháveis na hora de comer um bom assado de pernil. A bebida deve ser a melhor; na sobremesa, bavaroise ou bolo Floresta Negra.

23 de agosto - 22 de setembro

Naturalista e atento à qualidade dos alimentos, é um tipo difícil de contentar, pois sempre busca a perfeição, até na hora de preparar a comida. De vez em quando, Virgem se permite uma pequena loucura, quando então se entrega aos vinhos que acompanham massas bem produzidas. Saladas verdes e cruas, frutas não muito ácidas e tempo para digerir o que come são essenciais. Sobremesa: panqueca recheada de fruta cozida e coberta com mel e sorvete de creme.

23 de setembro - 22 de outubro

Socializar é a lei até na hora de comer para a expansiva Libra, que adora sair com os amigos para os bares da vida, se alimentando aos poucos de verduras cozidas, carnes e peixes bem passados em pratos bonitos, com acompanhamento leve. Com certa tendência a se alimentar de forma desequilibrada quando não está tranquilo, Libra precisa de variedade alimentar e sabores pouco ácidos ou apimentados. Sobremesa, quase nunca.

23 de outubro - 21 de novembro

Como todo signo de elemento Água, sua alimentação depende do estado emocional. Quando está bem, adora experimentar alquimias diferentes na cozinha, condimentos exóticos e sabores bem pronunciados. Quando está desgostoso da vida, é capaz de comer qualquer coisa, quando come. O apetite é extremado e pode passar época se alimentando de um mesmo tipo de vegetais; quando se cansa, adota outra paixão. Sobremesas elaboradas e caprichadas são a sua perdição.

22 de novembro - 21 de dezembro

O signo do excesso, do 8 ou 80, se alimenta de acordo com sua inspiração e entusiasmo. Embora goste de dietas purificadoras, que alterna com períodos de loucuras gastronômicas, o Sagitário vai mesmo é de alimentos condimentados, até um pouco pesados. Depois, luta contra a balança, acrescentando muito verde nas saladas generosas e muita fruta ao café da manhã. A alimentação matutina é essencial para ele.

22 de dezembro - 20 de janeiro

Sensual e amante dos prazeres da vida, o Capricórnio no fundo tem um estômago resistente e gostos estranhos, como alimentos duros de mastigar e chás amargos. Afinal, o bichinho desse signo é a cabra da montanha! Sabe preparar e saborear alimentos requintados e bem preparados, mas prefere os alimentos que possa ver nitidamente, sem a confusão de cores, molhos e aparências. O chocolate (amargo) e a batata são seus grandes aliados na luta contra a depressão.

21 de janeiro - 19 de fevereiro

Este é um signo que se alimenta preferencialmente de poucas quantidades de comida, ao longo do dia e tem digestão, um tanto lenta. Um certo gosto suspeito por comidas frias e muito ácidas pode comprometer sua digestão. Mesmo assim, é difícil ver um Aquário se empanturrando de comida, mesmo a que ele mais aprecia. Grãos e cereais são bem recebidos, assim como raízes e vegetais cozidos, fechando com uma sobremesa gelada com cobertura quente de fruta.

20 de fevereiro - 20 de março

A instabilidade e emotividade deste signo se manifestam também na alimentação: quando está bem e animado, Peixes come de tudo, embora sempre lentamente e com muita dispersão. Quando está desanimado ou melancólico, come além do que deveria, alternando alimentos saudáveis com toda a sorte de salgadinhos industriais, o que promove aumento de peso. As massas são, contudo, sua tentação, mesmo quando não acompanhadas de carne ou peixe. O forte aqui são os sorvetes, as sobremesas e os doces, variados e sofisticados.


Um comentário:

Rosamaria disse...

Nota 10 pra casa nova e pras receitas, Rô!
Bjim.