Photobucket

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Do lixo...virou um nicho para comemorar o dia de NS Aparecida!


Creio já ter contado aqui que faço um curso na UNICAMP todas as terças-feiras. Pela manhã aprendemos diversas coisinhas, tipo, marcenaria, marchetaria, encadernação e outras cositas mas. E a tarde caligrafia.
Tudo isso com o supervisionamento de um dos melhores professores de Artes Plasticas que já conheci. O professor Geraldo Archangelo. Melhor pessoas não pode existir, um grande e maravilhoso homem de 80 anos de idade que com toda bondade e carinho partilha seus conhecimentos nos ensinando todos os seus segredos na arte de fazer e confeccionar arte. Um grande Dom de Deus meu professor, nosso professor.
Lá, na sala onde ficamos, existe uma grande caixa de madeira, onde os alunos do IA(instituto de artes) colocam os retalhos de madeira que sobram de seus trabalhos. E toda terça, eu sempre dou uma espiadinha para ver se encontro retalhos que possam ser usados para algum dos meus trabalhos. E não é que em uma dessas terças, que eu considero o dia mais feliz da minha semana, eu encontro esse oratório???


...todo destruído pelo tempo, sem a parte de baixo, com o fundo detonado, sujo, caindo aos pedaços literalmente.
Não pensei duas vezes, pedi permissão ao professor se poderia levar embora. Ele olhou pra mim e disse:
- É claro que pode, você vai restaurá-lo? Vai dar muito trabalho.
Vou professor, vou restaurar mas não sem a sua preciosa ajuda. 
Prontamente ele já foi tirando a medida do fundo e da parte de baixo da peça para me trazer já cortidinhas de sua casa. Levei pra casa, mas feliz que uma criança que ganha um brinquedo tão esperado.
Marido meu ficou encantado e foi logo dizendo:
- ..vai ficar lindo para colocarmos NS Aparecida.
No mesmo dia comecei o processo de desmontar, ou desmontar o que sobrou. Com cuidado fui desmontando, afinal, essa peça deve ter bem mais de 50 anos,pois na semana seguinte descobri que pertenceu a avó de uma aluna do IA, que fez uma réplica da peça e depois descartou a mesma. Os jovens de hoje são poucos os que dão valor a esse tipo de relíquia.
E o oratório ficou assim depois de muito lixar e já com as partes restauradas....





Agora vem a parte final, o acabamento.
Mas lixamento, seladora, lixa, cera e escovação.
Para no final de tudo se transformar em...



...no fundo e laterais internas, foi colocado folha de ouro.



...na parte de baixo apliquei marchetaria.



...e para dar um acabamento mais bonito apliquei veludo alemão azul e um acabamento com fita dourada. E nas portinhas do lado interno fiz arabescos com aplicação em folhas de ouro também...tudo isso feito a quatro mãos, as abençoadas mãos da minha professora de pintura Katia Pastorek

Um presente para Nossa Senhora, e, por incrível que possa parecer, terminei a restauração na véspera do seu grande dia para nós católicos brasileiros.
Não sei, mas para mim desde que achei esse oratório no lixo, fiquei a pensar que só pode ser um sinal de Deus em minha vida. Que sinal? também ainda não descobri. Mas tenho certeza de que Deus vai me dar a graça de saber, no tempo e na ora que Ele mais achar que eu deva saber.
É assim pessoas que eu amo de paixão e por aqui nunca deixam de passar, Deus está sempre me ensinando alguma coisa, sempre me enviando sinais, que eu, com certeza estou sempre atenta, e na força poderosa do Espirito Santo por Jesus Cristo e na intercessão de Maria vou aprendendo e vivendo e aprendendo.
Maria sempre nos ensina que, no abraço ou na dor, e na força do amor, todos podem encontrar-se com o Senhor e viver cada dia na alegria. Mesmo nesses meus dias que em que vivo triste, doída por dentro e por fora. Maria sempre me dá essa alegria de viver junto a Ela e ao Senhor Jesus.
E Ela me ensina  que só no Senhor a vida poderá se realizar e ser plena.

Faça sempre essa pequenina oração, adaptada do livrinho da novena de Senhora Aparecida 2012...

Na força da minha fé, coloco minha esperança em Cristo meu Salvador e rogo a Ele me abençoar, me guardar e me iluminar com a luz de sua face e me seja favorável. Que Ele me mostre seu rosto e me traga a paz que tanto desejo, que Ele me dê saúde do meu corpo e da minha alma, que Ele esteja perto de mim para me defender, esteja em coração para me conservar, que Ele seja meu guia para me conduzir, que me acompanhe para me guardar e que Ele olhe para mim e derrame suas bençãos!
Ele que vive e reina com o Pai e o Espirito Santo.
- Amém!

Novena e Festa da Padroeira 2012 – Sétimo dia – Novena da Noite

Salve Maria, virgem e santa Mãe de Deus, Imaculada Conceição Aparecida...





Beijos meus cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!  







7 comentários:

Nilda Biagio disse...

Olá Rô
Lindo seu trabalho...e linda sua fé!!
Que nossa amada Mãe Maria envie a você e sua família muitas bençãos.
Bj
Nilda

Nana Pinho disse...

Rô lindo trabalho, vc e uma artista!

Mamãe Roberta Soares disse...

Ficou muito lindo! Belo trabalho!

Vim aqui lhe visitar, sou a BU 2382. Já estou te seguindo, me siga de volta. http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br

Ju disse...

Olá, Rô
Bela história e belo trabalho. Parabéns!
Um lindo feriado para vc!
Beijos da
Ju

Adriana disse...

Que história linda, Rô!!! Que Nossa sra Aparecida te encha de bênçãos!

bjs

Maria Luiza disse...

Ai,ai,ai!!! Que achado espetacular você encontrou! E que espetáculo ficou!!! Ela te manda um recado que como Mãe ela sempre vai estar contigo, mesmo que, às vezes, você se sinta mãe abandonada, mas o que importa é que ela está aí, nesse sinal em que você colocou tanto carinho, tanta dedicação e emoção para fazê-lo. Ela queria estar mais visível, mas pertinho de sua presença para você perceber o quanto ela te ama! Beijão, amiga!

Unknown disse...

legal sua história :) tive aula com o professor Geraldo desde 1999 quando entrei para o curso de Artes Plasticas da UNICAMP. Nós, alunos, o chamávamos carinhosamente de Gepetto ;)