Photobucket

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Propriedades da casca dos ovos






Geralmente descartamos a casca do ovo, mas ela é uma riquíssima fonte de cálcio. Alguns médicos recomendam utilizar casca de ovo como complemento alimentar para as pessoas que têm osteoporose ou que estão perto da menopausa.

O cálcio
Considerado um mineral essencial para saúde, o cálcio tem função estrutural no nosso corpo. Ele auxilia na formação dos ossos e dos dentes. Juntamente com outros elementos reguladores é um mineral que garante a manutenção do equilíbrio no organismo. Não é um mineral residual, ou seja, a porcentagem não absorvida pelo organismo diariamente, cerca de 80%, é eliminada pela urina e pelas fezes. É preciso ingerir com cuidado, pois o seu excesso sobrecarrega o sistema digestivo e excretor. Cada pessoa em diferentes fases da vida requer quantidades específicas de cálcio. Uma alimentação que não conta com o necessário de cálcio compromete a formação do tecido ósseo e induz à perda de sua densidade, levando à osteoporose. E não é somente nos idosos que a osteoporose pode aparecer, nos adolescentes e adultos mal nutridos desse mineral a doença também pode acontecer.

Preparando a farinha da casca de ovo
1. Quando utilizar ovos, reserve as cascas para que possam ser higienizadas imediatamente;
2. Para fazer a higiene, deixe as cascas de molho em uma solução de 1 litro de água fria adicionada uma colher de sopa de *água sanitária por 30 minutos;
3. Para a terceira etapa, poderá escolher o melhor método: Enxaguar bem as cascas com água extremamente limpa ou deixar que o cloro evapore completamente em lugar arejado (para saber, basta avaliar o odor);
4. Uma vez completamente secas, bata as cascas no liquidificador e peneire a farinha para separar a película da parte interna da casca, que é feita de material orgânico;
5. Pode armazenar por até seis meses em um frasco etiquetado com a data, de preferência em ambiente fechado e com temperatura moderada.
*Antes de colocar a água sanitária verifique no rótulo se o produto pode ser utilizado em alimentos, se não é acrescida de perfumes etc.

Outra dica de preparo:
Lave-as muito bem (é bom deixar as cascas de molho em água com vinagre ou com uma gota de água sanitária, como se faz com as frutas para matar os possíveis germes). Também podem ser fervidas por 5 minutos.
Coloque as cascas para secar no sol forte ou torre-as no forno por duas horas.
Triture as cascas no processador, no liquidificador, ou soque com um pilão.
Depois de trituradas, peneire-as.
Guarde o pó mais fino em um vidro.

Consumo:
É indicada a ingestão de uma colher de chá rasa de pó de casca de ovo por dia. Este pó pode ser acrescentado em sopas, pães, massa de bolo ou até mesmo sobre uma salada de frutas.

Outras utilidades da casca do ovo
Controle de pragas
Para impedir que lesmas e lagartas ataquem seus vasos, espalhe cascas de ovos esmagadas na terra, ao redor das plantinhas. O cálcio do invólucro do ovo mudará rapidamente o pH (índice de acidez) do solo, tornando-o menos ácido e afastando os bichinhos. Assim você evita o uso de pesticidas químicos!

Café menos ácido
Duas substâncias presentes nos grãos - o ácido clorogênico lactonas e o fenil indane - provocam acidez, que muitas vezes ataca estômagos mais sensíveis. Para neutralizá-la, use o pH alcalino da casca do ovo. Basta colocar uma casca (limpa) no filtro da cafeteira. A bebida não perde o sabor.

Abrasivo ecológico
Pense em quantas palhas de aço vão para o lixo diariamente e poluem o planeta. Pois cascas de ovos limpas e esmagadas substituem com eficiência esse produto na hora de limpar panelas e frigideiras. Basta colocar um punhado na esponja já ensaboada.

Sementeiras práticas
Se você gosta de ter à mão temperos frescos, experimente usar a casca de ovo como sementeira no seu jardim. Preencha metade de várias cascas com terra, coloque dentro a semente desejada e plante-as. Como as cascas são biodegradáveis (ao contrário dos potes plásticos), a muda fica em contato direto com o solo depois para crescer.

Terra superfértil!
A compostagem (decomposição de resíduos orgânicos, como restos de vegetais e legumes crus, que depois são transformados em nutrientes para a terra) é o método mais eficiente para reduzir o lixo doméstico. As cascas de ovos degeneram-se rapidamente numa pilha de compostagem, contribuindo com cálcio e outros minerais valiosos para o solo. Suas plantinhas ficarão mais fortes e bonitas!

Alívio para picadas
Se você ou alguém da família passa o verão sofrendo com a alergia causada por picadas de mosquito, tenha sempre à mão esta receitinha natural, que alivia a vermelhidão e a coceira. Lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias num pequeno frasco de vinagre de maçã. Passe a solução na área afetada três ou mais vezes ao dia. Durante o molho no vinagre, forma-se o sal acetato de cálcio que, ao cristalizar, esquenta a pele trazendo sensação de conforto.


COMO PREVENIR A SALMONELA
Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa, respeitando a data de validade;
Não lave os ovos antes de colocá-los na geladeira para sua conservação;
Não quebre o ovo nas bordas dos recipientes onde eles serão colocados;
Não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo;
Não deixe os alimentos que contenham ovo mais de duas horas a temperatura ambiente;
Conserve os ovos dentro da geladeira e não na porta.




fonte





Beijos meus cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!  





3 comentários:

Nana Pinho disse...

adorei as dicas, sempre usei nas plantas, e não tinha noção de quantas outras coisas poderiam ser feitas!

Elisabete disse...

Estamos sempre a aprender, não é? Agora, não entendi este conselho "Não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo". Então, como é que se faz? Rô, muita paciência para as obras! O resultado vai valer a pena. Um grande beijo

Anônimo disse...

OLA VOVÓ , SEI TBM Q A CASA DO OVO E MTO BOM PARA A CRIANÇA PARAR DE FAZER XIXI NA CAMA.
RECEITA:TORRE A CASCA DO OVO NO FORNO,TRITURAR ATE VIRAR PÓ,DEPOIS COLOCAR UMA COLHER DE CHA NA COMIDA ,MISTURE BM.BOA SORTE AS MAMÃES.