Photobucket

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Franguinho tia Luzia - preparando minha toalha de Natal"


Tia Luzia era esposa do irmão de minha avó. Tia essa que morava em Marília, uma linda cidade do interior de São Paulo. Casada com meu tio "Pedro Pintado", apelido por ter ele uma enorme mancha cor de vinho tinto em quase todo o lado esquerdo de seu corpo, inclusive em seu rosto. Dizia minha bisavó, que na gravidez dele ela ficou com mutia vontade de beber vinho. Mas não é que bebeu memo e ainda por cima acabou entornando a taça de vinho sobre sua barriga. Daí... a mancha (verdade...??) sei não, a história é essa.
Mas, vamos ao franguinho. Quando meus filhos eram pequeninos íamos muito passar férias em casa de tia Luzia e tio Pedro. Eles eram proprietários de um restaurante e minha tia cozinha como ninguém. E hoje me lembrei de fazer a receitinha do franguinho dela, que é claro aqui em casa batizamos de Franguinho da tia Luzia.
Vamos à receitinha , hoje tem foto a máquina finalmente voltou para minhas mãos...rsrsrsrs


Franguinho da tia Luzia


Ingredientes


6 sobrecoxas de frango
2 cebolas grandes descascadas e cortadas em forma de pétalas
pimenta do reino 
Fondor para frango
alho e sal arisco a gosto
3 folhas de louro grandes
coloral
azeite
vinagre ou limão (prefiro vinagre)
1 copo de água
8 batatas descascadas e cortadas ao meio


Modo de fazer


Lavar os pedaços de frango(sobrecoxas)
Colocar em uma forma grande. Dar um talho entre o osso e a carne  de cada uma, para que saia todo o sanguinho no cozimento.
Temperar com todos os temperos indicados (MENOS O COLORAL) e mais alguns temperinhos ou ervas (ao seu gosto).
Distribuir as pétalas de cebola e as folhas de louro. Com as costas de uma colher das de sopa ir passando o coloral.  Colocar ou afastar os pedaços de frango para poder colocar as batatas, todas com a parte chanfrada para cima. Esfregar sal em cada parte das mesma. Regar com azeite e levar ao forno na temperatura de 230º graus por mais ou menos 1 hora e meia. Ir olhando e virando a forma para que core bem. Se preferir depois de uma hora coloque uma folha de alumínio cobrindo toda a forma, para que não queime as cebolas.
Prontinho sirva com arroz branco e uam bela e deliciosa salada verde que só você sabe fazer.





Continuando quero mostrar minha toalha para o Natal 2011 que ainda estou pintando é só alguns pedaços dela que vou mostrar.
Esse ano escolhi um pano bem rústico, algodão puro rústico, é esse mesmo, o de fazer guardanapos de secar louça.Só que na cor cru.
Minha professora e minhas amigas tão achando lindo o motivo que eu escolhi. São pinhas na cor âmbar e com um o acabamento do desenho em fita, como se fosse fita de juta. Eu tô adorando e creio ficará muitooooo linda. O acabamento ainda não está decidido qual será, mas....estou aceitando sugestões. 
Se você quiser me ajudar é só deixar um comentário. Ficarei muito agradecida com certeza.
Vejam o que vocês acham...




No detalhe a fita que vai ficar como fita de juta, só que na pintura








As pinhas em âmbar r folhas em siena.



Minhas fofuras que me fazem companhia o dia todo. Onde eu estou lá estão eles dois. Ele é bem quietinho e meio tímido, mas ela....meu Deus do céu, é uma serelepa. Mas os dois são muito carinhosos.


É isso pessoas que eu amo de paixão. Apesar de dizerem que u não sei  qual o significado de amor e saudade (isso me doí muito), garanto que sei e muito amar e amar de verdade.
Façam o franguinho é muito bom, mas bom mesmo!




Ramalhete EspiritualBeijos meus cheios de,
luz, amor, fé e esperança!






Um comentário:

Alfa & Ômega disse...

Rosane, tentei ontem mas seu blogue travou e ainda dá erro de página. Mas que bom que hoje abriu e eu posso falar que eu vim das bandas de Marília. Estudava lá, formei-me lá, comprávamos tudo lá, Tony morava lá, enfim hoje Marília está irreconhecível. Falei com minha tia hoje de lá. E você ia lá lá-lá- ri- lá - lá. Quanto lá,´para dizer que está tudo um espetáculo aqui noo seu post. Toalha linda, bichinhos lindos, franguinho ... hum delícia e uma ddona super linda que é vc! Beijão!