segunda-feira, 13 de junho de 2011

"Bolo Nuvem de chocolate-Site comendo bem-"

Estava procurando uma receitinha bem fácil de bolo de chocolate e encontrei essa abaixo. Achei no Site Comendo Bem imperdível eu recomendo.
Além de receitinhas deliciosas as donas do Site Maria Duarte e Raquel Duarte, também são responsáveis pelo Blog Oficina de Arte muito gracinha também, vale dar uma olhadinha e aprender muito com elas.
Esse bolo quero fazer na quarta-feira que é dia do meu aniversário e vou levar na casa dos Jesuitas. após a missa que acontece todas as quartas-feiras às 19,30hrs faremos uma pequena confraternização. 
vou aproveitar todas dicas dadas por elas do Comendo Bem.




Receita de Bolo Nuvem de Chocolate de Liquidificador

 

 

O bolo é de liquidificador e não leva manteiga nem claras em neve, mas é fofinho e delicioso. É um bolo grande que rende bastante.


Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 e ½ xícaras (chá) de chocolate em pó
- 1 e ½ xícaras (chá) de água morna
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) (bem cheia) de fermento em pó
Preparo:
Num liquidificador, colocar os ovos, o óleo, o açúcar, o chocolate e um pouco da água e bater até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Despejar o conteúdo do liquidificador em uma tigela grande. Acrescentar a água morna e a farinha peneirada, aos poucos e alternadamente, misturando bem.
Por fim, acrescente o fermento e misture delicadamente, sem bater, para não perder as bolhas de ar da fermentação. Despeje a massa em uma forma retangular grande (27 cm x 40 cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180º), pré-aquecido, por cerca de 50 minutos ou até que espetando com um palito no centro do bolo o mesmo saia limpo.


Sugestões:
- Corte em fatias, embrulhe em papel alumínio, coloque em um pote plástico tampado no congelador e tenha bolo para vários dias. Para descongelar é fácil: tranfira o bolo do freezer para a parte baixa da geladeira e ele estará descongelado em menos de duas horas.
- Chocolate ao leite derretido em banho-maria pode ser despejado sobre o bolo e alisado com uma espátula formando uma bela cobertura.
- Outra deliciosa opção de cobertura é fazer um brigadeiro mole com leite condensado e algumas colheres de chocolate em pó e despejar sobre o bolo, salpicando, por fim, chocolate granulado marrom ou colorido. 
- Os ovos devem estar à temperatura ambiente. Ingredientes gelados deixam os bolos mais baixos e menos macios.
- A xícara medida das receitas publicadas nesta coluna tem 250 ml. Verifique, sempre que possível, a medida da xícara usada na receita, que pode variar de 200 a 250 ml.
- A farinha de trigo deve ser sempre peneirada, isso a torna mais soltinha, o que facilita sua incorporação na massa.
- Para nivelar a massa na forma, espalhe-a em direção às bordas com o auxílio das costas de uma colher de sopa. Não se deve dar “batidinhas” na forma porque isso fará a massa perder as bolhas de ar da fermentação.

Achei também  no Site PETIT CHEF o verdadeiro Bolo de chocolate Americano Devil's  food cake
que farei para nós aqui de casa, minha filhota adora. Como ela chega na quarta-feira também, vou aproveitar e fazer para ela.
Copie a receitinha tenho certeza de que você irá gostar o site Petit Chef  é ótimo e nos ensina direitinho e com dicas preciosas.



Bolo de Chocolate Americano - Devil's food cake










Ingredientes:
Massa:
100grs de chocolate de culinaria(picado)
1/2 cup de sour creme(creme azedo*)
1 cup de acucar amarelo
2 cup de farinha
1 pitada de sal
3 c. de sopa de cacau
1 c. de sopa de bicarbonato de sodio
125 grs de manteiga sem sal (a temperatura ambiente)
1 cup de acucar
3 ovos
1 c. de sopa de baunilha
3/4 cup de agua morna
Recheio e cobertura:
125grs de choclate de culinaria125 grs de chocolate de leite1 cup de sour creme(creme azedo*)

Preparação:
Num tachinho leve ao lume o acucar amarelo ,o sour creme(creme azedo e o chocolate,em lume brando ate derreter o chocolate ,e reserve.
Bata a manteiga em creme e vai adicionando o acucar e as gemas uma por uma,e por fim a baunilha.
Peneire a farinha.com o cacau,sal e o bicarbonato,e vai-se adicionando gradualmente a massa anterior,alternando com a agua morna.Bata as claras em castelo e envolva ao preparado anterior,mais a mistura do chocolate.
Leve ao forno pre-aquecido a 180C(350F)em 2 formas untadas com manteiga,por 20 minutos.Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Recheio e cobertura:
Leve ao lume em banho-maria os chocolates ate derreter.Retire, bata ate ficar creme e adicione o sour creme(creme azedo*),misture bem,verta uma parte por cima de um dos bolos,cubra com o outro bolo e forre com o restante creme.

Nota:*sour creme=pode sustituir por 1 cup de yogurte natural.
1 cup que usei nesta receita =250ml





Beijos meus,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!
Rosane!



2 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Que bela nuvem no horizonte amiga ficou lindo o teu bolo...bjokinhass

Lucinhashomeandgarden disse...

Rô,

Que receita maravilhosa. Quem sabe um dia eu me aventuro a aprender essas coisas. Risos.

Amiga, tomei um susto com esse leão. Ele fica balançando a cabeça. Parece real.kkkk
É isso mesmo. Temos que defender nossas vidas.

Tenha um lindo dia.
Beijos