Photobucket

quarta-feira, 23 de junho de 2010

- Inspirações para minha cozinha e fogão lenha -


Procurando inspirações para minha cozinha nova. Mas os pedreiros estão me deixando maluquinha. Um dia vem pela manhã, no outro à tarde e no outro nem vem. Pode um negócio desses???
 Mas tudo bem, tem que ter paciência. Enquanto isso espero o resultado da CAIXA com o crédito do CONSTRUCARD.
É tanta papelada que desanima qualquer um. Mas como o caminho é esse vamos aguardar.
 Enquanto isso eu vou sonhando e me insprirando...

















Adorei a aparência dessa cozinha. A luz entrando por todos os lados, as bancadas...enfim dá até pra pensar em fazer mais ou menos igual.
Fonte aqui


Essa me inspirou pela entrada bem no canto esquerdo da foto.






Essa cozinha é exatamente como eu gostaria que a minha ficasse. Tijolos de demolição e a janela com a pia. Perfeito!
imagem aqui



 Esse será o modelo do meu fogão a lenha. Será que meu pedreiro vai saber fazer???
 Não sei não!!!
imagem aqui

Mais modelitos de fogões a lenha::..


 Esse bem vermelhinho igual ao das minha vovós


 Esse é bem original. Um verdadeiro fogão de roça, grande e bem parudo.


Como tudo o que faço pesquiso, achei na internet como fazer um fogão a lenha. Que já imprimi e vou guardar para dar ao meu pedreiro na hora certa.

Se você se interessar é só copiar::..


 fogao20a20lenha1
O nome primitivo do fogão a lenha utilizado pelos índios da era  Tucuruba.Na escravatura , enormes , eles cozinhavam tachos e tachos na senzala.
Tucuruba, Binga não sabe , mas esse era o nome do primitivo fogão de lenha usado pelos  índios  , principalmente os timbiras e tupi-guaranis. O fogo feito no chão era protegido por pedras. Sobre elas se assentavam as vasilhas de barro. Ao longo da história o fogão foi sendo modificado e passou a ocupar espaço nas cozinhas das casa do ciclo bandeirantista  .Enormes, cozinhavam tachos e tachos de comida nas senzala. Menores , serviam para assados , pudins e compotas das casas das sinhás . Uma pesquisa revelou que na zona rural de Minas Gerais 96,9% das cassa usam fogão de lenha . Foi a partir desse dado que a Emater-MG decidiu  criar um  novo projeto de fogão que não esfumaçasse a cozinha, economizasse lenha e cozinhasse as refeições com mais rapidez. Foi um sucesso. Seguindo o esquema do fogão v aprimorado pela Emater não há perigo de errar.

Veja abaixo o material necessário:
- 500 tijolos
- 1 saco de cimento ( 50 kg)
- 118 litros de cal em pó
- 200 litros de areia média
- 85 litros de brita zero
- 320 litros de terra argilosa
- 1 forno de chapa (50×35x35cm)
- 1 chapa de ferro fundido ( 3 furos, reduções e tampas)
- 6,16 kg de chapa de ferro 16 dobrada
- 1,50 kg de ferro-cantoneira 1 ¼ (1m)
- 450 g de cano galvanizado 3/8
 - 15 cm de caibro (4×8)
- 4 m de ripa (1×4)
- 200 g de prego
- 10 kg de ferro 3/16 (para concreto)
- 15 cm de arame farpado

1º Passo:
As lajes de concreto, com espessura de 4 cm, devem ser feitas com 8 dias de antecedência. As lajes  A e B são com os ferros para concreto , e as C e D com arame farpado. O vazio da laje D será do mesmo tamanho da chapa de ferro. Deixe dentes nas bordas, para a chapa não ficar ressaltada, e folga de 0,5 cm em volta da chapa, para dilatação . Pregue nos cantos pedaços de ripa para  que o esquadro não fuja. Prepare o local da construção

2º Passo:
Assente os  tijolos até a sétima fiada. No respaldo da sétima fiada espalhe argamassa e assente as lajes A e B, com as faces na posição que foram moldadas. Observe o vazio onde ficará  a grelha .

3º Passo :
Disponha os tijolos em cima das lajes . Os tijolos da grelha , em espelho , ficam separados 1,5 cm um do outro. E também nessa fase que se pode assentar a serpentina pra aquecimento de água .

4º Passo:
Chumbe ferros-cantoneira na parede do fundo da caixa do forno, que colocada como uma gaveta , correndo nas cantoneiras. Deixe 7 cm por baixo do forno. Fornalha: deixe 33 cm para a largura da fornalha, assentado os tijolos das laterais a 16,5 cm de cada lado do eixo longitudinal. Os tijolos são assentados em espelho , formando paredes duplas ( com vazio de 2,5 cm) nas laterais . Para melhorar a armação , assentar tijolos cortados em sentido transversal .Faça  revestimento interno para a combustão . Faça inclinação nas laterais internas , estreitando o fundo da fornalha para a largura da grelha.Para a argamassa use 18 litros de terra argilosa e 1,8 litros de cal em pó .

5º Passo:
Para a chaminé assente os tijolos em espelho , com abertura interna de 15×15 cm . Encha com terra , compactando , até 10 cm abaixo da conexão metálica. Dê acabamento cimentando sobre a terra , e deixe furo para a água de chuva .Conecte a chaminé com a caixa do forno , arrematando na peça metálica com a mesma argamassa do item anterior. Continue a construção por mais 2,8m , e faça um chapéu de proteção contra a chuva.

6º Passo:
Os gases quentes são mais leves que o ar externo e, ao subir pela chaminé , causam uma depressão no interior do fogão , que suga novo ar pelo cinzeiro , em continua entrada de ar.  

 fonte aqui


Linda tarde de inverno para você!
Por aqui tá a temperatura está bem agradável.
 Beijos e beijos!


2 comentários:

none disse...

Que lindo ficaria assim com o fogão a lenha....ficaria um sonho hem???....pedreiros são assim mesmo...cheios de meia hora e não adianta esquetar....vai sai e vai ficar lindooo...
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos

sandra disse...

Boa tarde ! venho aqui deixar minha dica,em Belo horizonte existe a ecofogão , lá tem fogões ecológicos de alta eficiência pois tenho um,e são baratos apartir de 423 reais sem forno com fono 1.190 entre no site da Ecofogão vc vai amar !