terça-feira, 22 de junho de 2010

- BOLO CHOKORANGO-

APROVEITANDO AS FRUTAS DA ÉPOCA DE INVERNO

Essa receitinha recebi por e-mail do grupo DELÍCIAS DE RECEITAS. Fiz e ficou muito gostoso.

BOLO CHOKORANGO

Massa do pão de ló:

Ingredientes: 4 ovos, 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, ½copo de água, uma colher de sopa de fermento em pó, 2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de preparo:

Bater os 4 ovos(clara e gema) até dobrar de volume;
Acrescentar o açúcar e a água;
Desligar a batedeira, misturar delicadamente a farinha, o chocolate e o fermento;
Colocar em uma forma untada de 25 diâmetro, em uma temperatura de 170º C, por +/- 30 minutos;

Calda: 02 xícaras de água e ½ xícara de açúcar, levar ao fogo, esperar esfriar e reservar.

Recheio 01 – 2 caixas de morangos cortadas em rodelas e regadas com duas colheres de sopa de açúcar, 1 copo de chantilly batido.

Recheio 02 – 1 lata de leite condensado cozido (40min na panela de pressão); 2 cremes de leite sem soro; 12gr de gelatina sem sabor (hidratada e dissolvida); 300gr de chocolate meio amargo (derretido em banho maria ou no microondas); 1 xícara de chantilly batido.

Modo de preparo:

Misturar na batedeira o leite condensado cozido junto ao creme de leite, ao chocolate e a gelatina. Desligar a batedeira e misturar o chantilly já batido.
Cobertura – Ganache - 150gr de chocolate meio amargo, 150gr de chocolate ao leite e um creme de leite com soro. Derreter o chocolate e misturar ao creme de leite.

Montagem

Partir a massa em 2 discos
Massa , Recheio 01;
Massa umedecer, Recheio 02;
Cobrir com o Ganache;  
Decorar com arabesco de chocolate branco;  
Opção de decoração com morangos banhados no ganache.  

Maria do Socorro /Culinarista

DICAS DE FRUTAS DA ÉPOCA DE INVERNO


Frutas

Aproveite os benefícios das frutas do inverno

Estação conhecida por temperaturas baixas e pelo aumento do nosso apetite, é no inverno que costumamos comer mais, pois o organismo consome mais energia para funcionar, queimar calorias e manter a temperatura corporal. É importante não perder o controle na hora de se alimentar, para que os quilinhos indesejados não apareçam. Para isso, além de deliciosas, as frutas são uma ótima pedida, pois fazem muito bem à saúde e comprá-las na época certa é uma boa opção para economizar dinheiro e desfrutar no sabor.

Maçã
A maçã tem um alto poder antioxidante, ajuda na prevenção do colesterol, é rica em fibras (solúveis), vitamina C e compostos fenólicos. As fibras influem muito na redução do colesterol, pois elas ajudam a diminuir a quantidade deste no intestino delgado e a absorção dos lipídeos, já os compostos fenólicos atuam na inibição da oxidação da LDL-C e da agregação plaquetária, o que nos protege da arterosclerose.

Além de prevenir o colesterol, uma dieta que contém maçã, pode reduzir os ricos de doenças pulmonares, cardíacas, asma, diabetes e o desenvolvimento de câncer, além de ajudar a perder peso. Como já dizia Hipócrates: "Faça do seu alimento seu medicamento".  Uma opção é esquentar a maçã e comê-la com canela, além de delicioso, aproveitam-se também os benefícios da especiaria.

Morango
Além de ter um sabor e aroma agradáveis, o morango age como um potente vasodilatador, essencial para a saúde das artérias, que são excelentes para o sistema circulatório, evitam problemas cardíacos e inibem a formação de coágulos sanguíneos.
Além disso, é rico em licopeno, antioxidante importante na prevenção de câncer de próstata e em vitamina C, que estabiliza a estrutura do colágeno, pois tem função de estruturar a pele. Além disso, são fotoprotetores, ou seja, protegem a pele dos raios UVA e UVB. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce. Por ser uma fruta rica em fibra, ajuda no bom funcionamento do intestino.
Uma ideia é fazer um fondue contemporâneo (calda espessa de chocolate amargo) e servir em temperatura branda. Dessa forma aliam-se as vantagens da fruta, com os muitos benefícios do chocolate amargo.

Laranja
A laranja também é rica em vitamina C, que atua como antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele. Ótima fonte de vitamina A, e alguns fitoquímicos chamados de bioflavonóides, é uma excelente fruta para alergias, retenção hídrica e ajuda muito nos processos inflamatórios.Fonte de cálcio, fósforo, fibras, pectina e sais minerais, a laranja auxilia no fortalecimento da estrutura óssea, na absorção da glicose, no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e na neutralização do ácido úrico.
Uma boa pedida é fazer um suco verde com a fruta, essa receita ajuda na desintoxicação do organismo. Basta bater em um liquidificador 1 cenoura grande, 2 dedinhos de raiz de gengibre, 1 pepino, 2 folhas de couve manteiga e 1 laranja lima.O abacate, a banana e o caqui, muito consumidos no inverno. Escolha seu quarteto favorito e abuse de saúde neste friozinho, afinal vitaminas, hidratação e fibras quase nunca são demais!



Beijos e beijos!



Um comentário:

Tatiana Bonotto Cake Designer disse...

Olá...eu sigo você pois adoro sua dicas e tudo mais...

Estou passando aqui para divulgar que estou fazendo um SORTEIO no meu blog de CUPCAKES...e peço um mega favor em divulgar para seu seguidores..pois acredito que será um sucesso...além de serem deliciosos...rs

Desde já agradeço.

bjs
Tati Bonotto

http://www.tatidesignercake.blogspot.com