sexta-feira, 26 de março de 2010

"RECEITINHAS PORTUGUESAS COM CERTEZA"


Preparando o menu de Páscoa, estive pesquisando novas receitas.
Meu marido é de descendência Portuguesa"com certeza", então nada melhor para deixá-lo feliz que um prato de bacalhau, tanto no Natal como na Páscoa.
Dos filhos de minha sogra só ele carregou consigo a tradição das comidinhas tradicionais Portuguesas. Talvez por que eu adore cozinhar e fico pesquisando novas receitas e muitas vou adaptando aqui e ali para chegar ao paladar apurado dele.
Esse ano vamos fazer uma bacalhoada diferente das que ele comia em sua casa e resolvi ir a campo para pesquisa de receitinhas tradicionalmente e verdadeiramente Portuguesas.
Achei várias, mas me encantei com essas abaixo que compartilho com você, são práticas e rápidas.
O Bacalhau costumo comprar no Mercadão de São Paulo Capital de meu estado ou na falta de compro no Mercado Municipal aqui de Campinas SP, onde tem um Box de um senhor português encantador, que a cada vez que lá vou me atendo com carinho, sempre me ensinando segredinhos do preparo etc e tal.

"RECEITINHAS PORTUGUESAS COM CERTEZA"



Bacalhau da Consoada "a grande ceia =

Normalmente designada por festa da família, por se reunir à mesa a maioria dos familiares, era costume realizar-se a consoada depois da Missa do Galo. Contudo, hoje, essa tradição já se vai perdendo devido ao desuso das antigas ceias. E na composição das ementas é que se constatam algumas heterogenias de carácter antropológico resultantes das assimetrias sociogeográficas.
ler mais aqui

Bacalhau para a ceia da consoada, às postas, cozido com batatas, ovos e couve. É servido com um molho de azeite quente com alhos e vinagre servido à parte.

 Ingredientes::..

bacalhau grosso5 postas
batatas2 kg
couves pencas2 und.
ovos4 und.
alho4 dentes
azeite3 dl
sal e vinagre q.b.

Como fazer::..

1
 Descasque as batatas e corte-as ao meio. Escolha e lave bem as folhas e olhos das couves.
2
 Coloque água temperada com sal (pouco) numa panela e leve a cozer as batatas com os ovos e metade do bacalhau.Noutra panela ponha água e quando ferver junte as couves e o resto do bacalhau e deixe cozer.


3
 Prepare o molho: leve ao lume o azeite com os dentes de alho esmagados e deixe ferver. Junte depois vinagre, a gosto, e mantenha quente.
 Depois de tudo cozido, disponha numa travessa e sirva de imediato. Acompanhe com o molho à parte.


Imagem da Receita de Bacalhau
 à Zé do Pipo

Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau às postas, frito, coberto com um molho de azeite, alhos, vinho branco e picles, e, uma camada de maionese, rodeado de puré de batata, alourado no forno.



Ingredientes::..

bacalhau demolhado4 postas
batatas1 kg
1 l de leite e 50 g de manteiga1 l
6 de azeite e 1 de vinho branco7 dl
alho2 dentes
4 de pickles e 1 de vinagre5 col. sopa
pimento vermelho1 und.
sal, pimenta e noz moscadaq.b.
farinhaq.b.
gemas de ovo3 und.
mostarda1 col. chá

Preparo::..

1
Coza as batatas em água e sal, escorra-as e reduza-as a puré; junte a manteiga e leve a lume brando, e acrescente aos poucos o leite quente, mexendo sempre; tempere com pimenta e noz moscada e reserve.
2
Enxugue as postas de bacalhau, passe-as por farinha, frite-as em azeite e coloque cada posta em seu prato de barro. É altura de ligar o forno a 220ºC.
3
Num tachinho aqueça o azeite com os dentes de alho picados e o vinho branco. Regue o bacalhau com este molho, espalhe os pickles em pedacinhos, cubra com a maionese e coloque à volta o puré de batata. Leve ao forno aquecido a190ºC a gratinar durante cerca de 20 minutos. Decore com tiras de pimento e sirva quente.




Salada de Bacalhau com arroz
Bacalhau cozido e lascado, misturado com arroz, ovo, cebola, alho, salsa e tomate. É acompanhado de salada de alface de diversas variedade
Ingredientes::..























 

































 
bacalhau          demolhado2 postas
cebola1 und.
alho1 dente
arroz150 g
tomates cereja100 g
salsa1 ramo
azeite extra virgem1.50 dl
ovos cozidos2 und.
vinagre de cidra3 col. sopa
sal e pimentaq.b.





 1
Leve ao lume 3 tachos com água. Num, coza o arroz em bastante água a ferver temperada de sal, durante 10 minutos. Noutro, ponha os ovos com a água ainda fria e coza durante 10 minutos.
2
Ponha o bacalhau noutro tacho com água a ferver. Baixe o lume e deixe fervilhar durante 8 minutos. Limpe-o de peles e espinhas e desfaça-o em lascas.
3
Quando o arroz estiver cozido, coloque-o num passador e passe-o por água fria corrente para lhe tirar a goma. Deixe-o escorrer e arrefecer. Mergulhe os ovos em água fria depois de cozidos e descasque-os.
4
Entretanto, escolha, lave e pique a salsa; descasque e pique a cebola e o alho.
5
Coloque numa saladeira, o bacalhau, o arroz, a salsa, a cebola, o alho e o tomate cortado aos cubos. Polvilhe com sal e pimenta. Regue com o azeite e o vinagre e envolva tudo, com cuidado. Sirva frio decorado com gomos de ovo cozido e folhas de alface.








































































fonte e imagens aqui


Bom final de semana para você!







Rosane!

Um comentário:

Silvana Nunes .'. disse...

Boa tarde.
Custei a abrir, mas valeu a pena.
Belo espaço. E as receitas então... nem se fala.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Beijo grande.