Photobucket

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Que tal um bolinho de chocolate?"

Que tal um bolinho de chocolate para final da tarde de domingo.
com um bom copo de leite bem geladinho fica divino.
Essa receita eu fiz e todos nós gostamos. Veio de lá de Portugal fácil e rapidinha, ótima para quem está com a criançada de férias em casa, na praia ou no campo.




Bolo de chocolate molhadinho

Tempo de preparação

40m

Ingredientes

• 2 chávenasde farinha de trigo
• 2 chávenas de açúcar
• 1 chávena de leite
• 6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
• 1 colher de sopa de fermento em pó
• 6 ovos

Modo de preparar

1. Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bate novamente, coloque o açúcar e bata outra vez.
2. Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente.
3. Untar um tabuleiro e colocar para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio.
4. Enquanto o bolo assa faça a cobertura com 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver.
5. Jogue quente sobre o bolo já assado.
6. É só saborear.


Curiosidades da vovó Rô...


USANDO ERVAS Frescas



MAXIMIZANDO O SABOR

Lavando as ervas

Agite-as rapidamente sob água corrente. Seque-as em papel-toalha.
Use os caules após tirar as folhas de ervas como salsinha ou endro, picando os caules e colocando-os em caldos, molhos e cozidos.

Sálvia

Dê mais sabor ao frango ou porco enfiando folhas de sálvia sob a pele do frango ou em cortes na gordura do porco.
PICANDO SALSINHA

Tesouras de cozinha
Para picar salsinha fácil e rapidamente, tire as folhas, lave-as e seque-as. Coloque-as em uma jarra ou xícara. Use a tesoura para picá-la.

PREPARANDO HORTELÃ

Soltando o sabor
Para obter o máximo de sabor da hortelã, coloque as folhas numa tigela e amasse-as delicadamente como o cabo de um rolo de macarrão. Use imediatamente.

ESPECIARIAS


A maioria das especiarias pode ser adicionada diretamente aos pratos no cozimento. Entretanto, é bom triturar, amassar ou torrá-las antes para obter mais sabor. Uma vez moídas ou amassadas, devem ser usadas imediatamente para evitar a perda de sabor.

FAVAS DE BAUNILHA
Tirando as sementes

Para obter sabor forte das favas de baunilha, use as sementes. Para extraí-las, corte a fava no comprimento e raspe as sementes. Acrescente-as a diferentes pratos doces.
AMASSANDO GENGIBRE

Usando uma frigideira
Ponha o pedaço de gengibre descascado sobre a tábua e bata-o com uma frigideira pesada. Adicionado a bebidas ou conservas quentes, o sabor impregnará mais rapidamente.
TRITURANDO E MOENDO

Sem sujeira
Triture especiarias colocando-as em um saco plástico e amassando-as com rolo ou martelo.
Misture 75% de grãos de pimenta-do-reino preta ou branca e 25% de pimenta-da-jamaica. Deixe-a no moedor para moê-la sobre carnes ou peixes assados, ou misture grãos de pimenta preta, branca, rosa e verde para polvilhar no frango.

Pó para chili

Asse 4 pimentas vermelhas secas a 200ºC por 10 minutos. Tire o cabo e as sementes, coloque-as no almofariz e amasse-as com o pilão até formar pó.
ENGROSSANDO SOPAS


Para engrossar rapidamente sopas, misture partes iguais de manteiga e farinha de trigo até formar uma pasta grossa. Junte aos poucos a mistura à sopa quente e mexa sobre o fogo até que engrosse.
S O B R O U? NÃ O JO G U E FO R A!

Reciclar alimentos é aproveitar as sobras, incluindo talos de verduras, cascas de frutas, etc. Deve-se cuidar, apenas, para que não haja abuso na fritura. E as transformações são infinitas: a couve pode virar farofa e caldo verde; o abacaxi e a casca são aproveitados em canudinhos, cremes, docinhos, pão doce, pastel, etc. Até a casca de batata pode ressurgir como panqueca, batata frita, etc. Isso sem falar da carne assada ou refogada, que cai bem como bolinho e recheio de pastel, e do pão endurecido que pode virar croutons (cubinhos tostados), sopa de aveia, croquete de carne, almôndega, rabanada, pudim e até um nhoque bem gostoso. Mas tem receitas de vovós que são sucesso garantido, como do saboroso e nutritivo refogado com folhas de cenoura, beterraba e couve-flor; dos bolinhos de arroz e do arroz de forno, com sobras de frango, que pode ganhar um toque a mais se misturado como almeirão!


Recebi por e-mail do grupo delícias de receitas.
Compartilhando e aprendendo!


Bom fim de semana!

Rosane!

Nenhum comentário: