Photobucket

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uma beringela muito especial

Beringela sempre foi uma boa pedida aqui em casa, até meus filhos quando crianças adoravam. Fiz essa receitinha abaixo e adoramos, eu e o maridão.Tenho um vasto arquivo de receitinhas e mais algumas aprendendo ao longo desses quase 35 anos de casada.

Aos poucos vou colocando aqui para compartilhar com você.

Berinjela especial


Berinjela


Ingredientes
2 berinjelas grandes em fatias
2 colheres (sopa) vinagre
4 colheres (sopa) óleo ou azeite de oliva
3 dentes de alho picadinhos
Sal


Molho
2 cebolas médias em rodelas finas
4 dentes de alho picadinhos
4 colheres (sopa) óleo ou azeite de oliva
2 embalagens de molho de tomate
Sal e pimenta do reino a gosto


Farofa

3 pães amanhecidos sem casca picados
4 dentes de alho picadinhos
3 colheres (sopa) azeite de oliva
3 colheres (sopa) queijo parmesão
Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio e Cobertura
350g queijo mussarela ralado grosso
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo
Deixe a berinjela de molho em água com vinagre por aproximadamente 30 minutos. Lave bem em água corrente. Coloque numa forma refratária grande levemente untada. Salpique com o alho, óleo e o sal. Leve ao forno médio (180°C), até ficar macia. Reserve.

Molho
Doure as rodelas de cebola e alho no óleo. Acrescente o molho de tomate e refogue bem. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Farofa Bata rapidamente o pão no liquidificador até obter uma farinha grossa. Numa frigideira média, doure o alho no azeite. Acrescente a farinha e frite ligeiramente. Retire do fogo, junte o queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Montagem
Unte uma forma refratária retangular grande. Faça camadas alternadas de berinjela, molho, mussarela e farofa, finalizando com queijo parmesão. Leve ao forno médio preaquecido (200°C), até dourar. Sirva a seguir.

Receita cedida pela Cozinha Experimental Etti



Curiosidade da vovó::..



berinjela

Fruto muito apreciado como legume, seu gosto é neutro, a beringela adapta-se muito bem aos temperos, podendo ficar muito saboroso; na mastigação, tem uma consistência muito prazerosa. Com 92% de sua constituição de água, a beringela deve ser usada em saladas, cozidos, sucos e patês, nunca em frituras.

Desde os tempos antigos, é usada terapeuticamente em afecções do coração, problemas de circulação, de estômago, fígado e rins, diabetes, reumatismos e gota. Hoje em dia, foram descobertos novos benefícios da beringela:

Controle do colesterol com a beringela

Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da beringela, junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. Fitoterapeutas aconselham deixar a beringela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.

Já o professor Sylvio Panizza (falecido) recomenda beringela verde e com casca, que melhora o metabolismo do triglicerides, usando-a de duas maneiras: duas fatias cortadas da beringela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições; ou então pode-se picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum). É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.

Creme medicinal de beringela

Devido a substâncias chamadas glicoalcalóides, transforma-se a beringela em creme medicinal, que tem sido usado para tratamento do câncer de pele e de carcinoma celular basal, segundo pesquisadores australianos.


beringela é antibacteriana e diurética

A beringela combate os efeitos prejudiciais dos alimentos gordurosos no sangue, com suas propriedades antibacterianas e diuréticas.

fonte aqui


Bom e cheio de luz seja seu dia!

Rosane!



2 comentários:

Anônimo disse...

Good day, sun shines!
There have were times of troubles when I felt unhappy missing knowledge about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright stupid person.
I have never thought that there weren't any need in large initial investment.
Now, I'm happy and lucky , I begin to get real money.
It's all about how to choose a correct partner who utilizes your money in a right way - that is incorporate it in real business, parts and divides the profit with me.

You may ask, if there are such firms? I'm obliged to tell the truth, YES, there are. Please get to know about one of them:
http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]

Desobediência Vegana disse...

Quantas dicas achei por aqui... estava pesquisando sobre chá oolong, conhece?
a música do seu blog é muito legal. Vou pesquisar suas sugestões de links, abraços.