quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Minha paixão por pérolas


As pérolas são uma ferida curada. Pérolas são produtos da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas? Então produza uma pérola... Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor!

{Autor desconhecido}
fonte aqui

E por falar em pérola...


A foto ao lado é do meu casamento. Se você reparar em minha mão direita tenho um terço de pérolas. Não quis entrar na igreja com um bouquet. No meu sonho de noiva não havia espaço em minhas mãos para outra coisa a não ser meu terço.
Guardo com carinho esse terço para minha filha, quando um dia ela o usará e depois já está combinado que será passado para sua filha. Se ela não a tiver então será para uma netinha e assim por diante.
Mas gostaria que esse terço ficasse na família.
Sei que é apenas um objeto da minha admiração por Maria mãe do meu Senhor. É um Sinal da minha fé Cristã-Católica.

Mas com o tempo as pérolas estão ficando meio desgastadas. Resolvi fazer uma pesquisa sobre pérolas e como restaurar.
Pesquisando na Internet achei o Site PEDRA MÍSTICA , que muito me ensinou sobre pérolas.
Conheça você também. Tem dicas de montagem (com passo a passo de montagem), acessórios para compras, artigos maravilhosos.
O Site Pedra Mística é completo.
Para as pessoas que tem habilidades com as pedrinhas encantadoras e confeccionan jóias ou até mesmo biju finas vão adorar conhecer e aprender com eles.


Matéria: Como conservar jóias de Pérolas

Publicado em: 21/8/2009

Como conservar jóias de Pérolas

Fonte: Curso de Gemologia Básica ministrado por He Ok Chang

As Pérolas são produzidas por moluscos (ostras) marinhos ou de água doce e podem ser classificadas como naturais ou cultivadas. As Pérolas naturais se formam quando um corpo estranho (um grão de areia, um ovo de peixe, ou fragmento de concha) entra numa ostra causando-lhe tamanha irritação que a faz produzir uma substância chamada nácar para cobrir o corpo estranho isolando-o. Este processo ocorre naturalmente sem a intervenção humana.

As Pérolas cultivadas são produzidas pelos moluscos da mesma forma que as naturais, porém com uma diferença: o corpo estranho é inserido na ostra pelo homem denominando-se este processo de cultivo.

Como todas as Pérolas, independente de serem cultivadas ou naturais, são de origem orgânica, parte de sua composição (cálcio, proteína e água) pode sofrer ressecamento, rachaduras e arranhões se alguns cuidados básicos não forem adotados para preservar seu brilho e tempo de vida.

  • Evitar limpá-las com escova de dente, detergentes, sabão, sabonete, solução para limpeza de jóias, bicarbonato de sódio, etc.
  • Evitar que entrem em contato com cosméticos, poeira, suor e produtos químicos.
  • Evitar tomar banho com as pérolas, pois o cloro e sabão irão danificá-las.
  • Não deixá-las em ambiente seco ou quente demais para que não fiquem ressecadas.
  • Pérolas intercaladas com fio de ouro (exceto as do tipo Mabe e meia Pérola) podem ser periodicamente mergulhadas em água morna e sabão neutro. Limpá-las com pincel macio para eliminar gorduras e enxaguar bem.
  • Como possuem dureza baixa, devem ser guardadas individualmente para que outras jóias não lhe causem arranhões na superfície.
  • Pessoas que transpiram muito podem usar as pérolas sobre a roupa para evitar seu contato com o suor.
  • Sempre após utilizar uma jóia com pérolas é conveniente limpá-la com o uso de uma flanela ou toalha macia umedecida com água antes de guardá-la.
  • Para jóias que utilizam fios de linha, periodicamente reenfie as contas numa nova linha para preservar o interior da perfuração.

Fonte do SITE PEDRA MÍSTICA
NÃO DEIXE DE CONFERIR VALE A PENA!



Beijos de bom dia para você!
Rosane!

Nenhum comentário: