Photobucket

terça-feira, 20 de outubro de 2009

TOMATES, ADORO ESSE FRUTO!


Tomate, adoro esse fruto! Quem na infância não comeu um delicioso tomate com açúcar ou sal?
Como diz meu netinho é muito delíca vovó Rô!


Origem

A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento, à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) conhecidas apenas ali.

Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que foi encontrado amplamente cultivado no México.

Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (Náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume. Os primeiros contestam tal objeção, pelo fato de que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representados nas cerâmicas.

Características

O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e dicotiledônea. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é, na realidade, um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação.

O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C.

continue a ler aqui

Popular no mundo todo

O tomate está entre as hortaliças mais consumidas no mundo, sendo uma fonte de vitaminas A e C e de sais minerais como potássio e magnésio. É um fruto originário dos países andinos, desde o norte do Chile até a Colômbia. Pertence à família das Solanáceas, como o pimentão, o jiló, a berinjela e a batata.

COMO COMPRAR

A maior oferta de tomate, e os menores preços, ocorrem no período de julho a outubro. No mercado são encontrados vários tipos de tomate: Santa Cruz , Caqui, Cereja e Saladinha. O tomate denominado longa vida tem maior conservação pós-colheita. No mercado, tem a mesma aparência dos outros, mas quando bem maduro e vermelho ele se mantém firme por mais tempo. Em alguns mercados também se encontra tomate Cereja e do grupo Santa Cruz de cor amarela. A cor, a firmeza e a sanidade são as características mais importantes na hora da compra. Os frutos devem estar ‘‘de vez’’ (mudando de verde para maduro) quando se pretende conservá-los em casa por mais tempo. Quando totalmente vermelhos servem para consumo imediato ou para molho. Evite comprar os frutos totalmente verdes (eles podem não amadurecer), com furos, com manchas ou ferimentos. Ao escolher os frutos deve-se evitar apertá-los ou jogá-los na banca para não estragá-los.
COMO CONSERVAR

Os tomates se conservam bem fora da geladeira por poucos dias. Tomates vermelhos se estragam rapidamente por isso, se não forem consumidos logo, devem ser colocados na geladeira, na parte inferior, dentro de sacos de plástico perfurados. Tomates devem ser mantidos em ambiente natural até o completo amadurecimento. O tomate cru (inteiro ou picado) não deve ser congelado. Somente o molho de tomate pode receber este tratamento.


COMO CONSUMIR

O tomate pode ser consumido em saladas, purês, molhos, doces, geléias ou sucos. Prefira tomates maduros ou de vez, pois o tomate verde não tem valor nutritivo adequado.
Os tomates tipo Caqui são mais indicados para salada. Para preparo de molho, purê e geléia prefira os tomates Santa Cruz ou Saladinha que apresentam maior rendimento. O tomate Cereja pode ser usado inteiro como aperitivo ou em saladas.
Quando o tomate é consumido cru, principalmente com casca, é fundamental higienizá-lo bem antes do consumo. Após lavagem em água corrente os frutos são deixados de molho em água filtrada com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água por 30 minutos).
Em seguida, devem ser enxaguados com água filtrada. Deixar os tomates de molho na água com água sanitária ou com vinagre não elimina os resíduos de pesticidas ou agrotóxicos mas elimina microorganismos que possam estar na casca e causar doenças.
DICAS

* Para facilitar a retirada da pele ou casca do tomate, espete-o com um garfo e leve-o ao fogo. Mantenha-o a certa distância para não queimá-lo e vá virando o fruto lentamente até começar a soltar a casca.
* Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais firme e mais fácil de ser cortado.

Receitas
Receita de Geléia de Tomate

Ingredientes:
* 1 quilo de tomate maduro
* 1/2 kg de açúcar
* Caldo de 1/2 limão
Modo de fazer:
* Lave bem os tomates;
* Pique-os, bata-os no liquidificador e passe em peneira fina;
* Elimine a parte retida na peneira e coloque a parte peneirada em uma panela, acrescente o caldo de limão e o açúcar;
* Deixe ferver, em fogo brando, mexendo de vez em quando para não grudar na panela, até obter a consistência cremosa de geléia.
Rendimento:
720g.
Tempo de preparo e cozimento:
35 minutos
Sugestão:
Sirva com pães, biscoitos e torradas ou como cobertura de bolo.
Farofa Crua de Tomate

Ingredientes:
* 500g de tomate maduro picado em cubos;
* 180g de cenoura ralada em palitos;
* 1 xícara (chá) de milho verde;
* 1/2 xícara (chá) de cheiro verde;
* 1/2 xícara (chá) de azeitona picada;
* 1 ovo cozido e picado;
* 1 xícara (chá) de farinha de mandioca;
* 1 xícara (chá) de farinha de milho;
* sal e pimenta à gosto;
* 2 colheres (sopa) de suco de limão;
* 2 colheres (sopa) de azeite;
* 1 colher (sopa) de óleo;
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes,
coloque numa travessa e sirva.
Rendimento:
6 porções
Tempo de preparo e cozimento:
15 minutos
Sugestão:
A quantidade de farinha pode ser reduzida quando se quer a farofa mais úmida, ou aumentada para farofa mais seca.

Bolo Salgado de Tomate

Ingredientes
* 6 tomates cortados em cubinhos sem pele e sem sementes;
* 1/2 xícara (chá) de cheiro verde;
* 1 cebola média cortada em cubinhos;
* 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas;
* 3 ovos inteiros;
* 1/2 xícara (chá) de azeite;
* 1 xícara (chá) de leite;
* 1/2 xícara (chá) de queijo ralado;
* 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
* 2 dentes de alho amassados;
* 1 colher (sopa) de fermento em pó;
* Sal e pimenta à gosto;
Modo de fazer
* Coloque numa vasilha o tomate, o cheiro verde, a cebola, a azeitona, o alho, o sal, a pimenta, os ovos, o óleo e misture bem;
* Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó peneirado e o queijo ralado. Misture até formar uma massa dura;
* Junte o leite até obter uma papa
grossa;
* Coloque numa forma redonda com furo no meio, untada e polvilhada com farinha de trigo;
* Leve para o forno pré-aquecido em temperatura alta.
Tempo de Preparo e Cozimento: 2h
Rendimento
14 pedaços
Sugestão: pode-se enriquecer com milho verde ou outros vegetais.
Fonte: CEASA/DF
Os melhores meses para compra
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ






* * * *




Bom dia para você e que este dia seja de paz, luz e amor!
Rosane!

Nenhum comentário: