Photobucket

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cenoura...preste atenção o verão já está virando a esquina!!!

imagem aqui

A cenoura foi conhecida e apreciada pelos gregos e romanos e é uma raiz, tipicamente cor de laranja com uma textura lenhosa. As cenouras são raizes tuberosas.

As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. Também se pode fazer bolo de cenoura. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.

A cenoura silvestre (Daucus carota) também pertence à família das Apiaceae.

As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinónimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange ("orange" = "laranja") durante a luta holandesa de independência da Espanha, no século XVI.

Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

As maiores cenouras do mundo são obtidas tradicionalmente em Ohakune, na Nova Zelândia
fonte aqui


Que tal combinar dois alimentos saudáveis e muito nutritivos
cenoura e leite!




Dicas- cenoura (site beba leite)


O tamanho de cenoura é variável. Se preferir, as mais novas escolhas as menores e finas. São macias e têm sabor mais delicado. Já as mais velhas são grossas, de sabor mais pronunciado.

Prefira as cenouras com folhas, que mostram ser mais frescas.


Ao comprar cenouras, prefira as mais firmes, limpas e sem mofo. A casca deve estar íntegra, lisa, brilhante e cor laranja-vivo. Não compre cenouras ressecadas, murchas, com manchas, danificadas ou que pareçam duras.


Para guardar as cenouras, seque-as bem e coloque em sacos plásticos próprios para alimentos na gaveta de verduras da geladeira. O melhor é usar dentro de 3 a 4 dias, embora durem até uma semana ou mais se estiverem em boas condições por ocasião da compra.


A cenoura também pode ser armazenada na temperatura ambientes, desde que seja fresco, ventilado e sem excesso de umidade.


Ao preparar a cenoura não a descasque, pois junto à casca está boa parte dos nutrientes. Raspe levemente com uma faca.


Se for consumir cenoura crua nã é precisa raspar a casca. Basta lavar em água corrente, esfregando com uma escova de cerdas duras.


Não consuma as partes verdes junto ao talo da cenoura, pois em grandes quantidades podem conter substâncias que fazem mal à saúde.


Se a cenoura passou do ponto e cozinhou muito, transforme-a em purê, batendo no processador.


Misture manteiga ou azeite de oliva, um pouco de creme de leite em embalagem Tetra Pak e tempere à gosto. Se preferir, um purê mais cremoso, bata-o na batedeira.


. A cenoura é um alimento que combina com vários pratos e pode ser encontrada o ano todo. Ideal para fazer saladas, purês, pudins, refogados e recheios de tortas.


Cenouras raladas temperadas com sal, cebolinha-verde picada e azeite de oliva dá uma ótima salada. Para completar use um pouco de suco de laranja. Para variar, misture repolho ralado.

Faça um delicioso salteado de cenoura no óleo de gergelim. Primeiro, corte o legume em rodelas não muito finas ou em tiras. Tempere com molho de soja ou com curry. Ideal para servir com carnes grelhadas ou peixes assados.


O purê de cenoura é o ótim para servir com carnes e peixes. Para fazer um purê mais cremoso, cozinhe o legume em leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. Passe a cenoura, ainda quente, pelo espremedor e junte manteiga e algumas colheradas de leite. Tempere a gosto e volte ao fogo baixo por alguns minutos sem parar de mexer.


Para uma deliciosa sopa creme de cenoura, cozinhe-a em uma panela com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. Tempere com sal, estragão ou salsinha. Bata no liquidificador. Sirva quente ou fria. Regue com azeite de oliva extravirgem no momento de servir. Se preferir textura mais cremosa, cozinhe a cenoura juntamente com batata-doce picada.


A tradicional fritada de batatas, ovos, cebola e azeite de oliva, ganha mais sabor, apresentação e vitaminas quando adicionada de cenoura ralada ou picada em pedaços pequenos.

De preferência, faça uma cobertura com a cenoura ralada misturada com queijo parmesão assim que a fritada começar a encorpar.


Recheie carnes como o lagarto, miolo de alcatra, coxão-duro com uma cenoura inteira. Antes, faça um furo no centro da carne, coloque a cenoura e tempere a gosto. Em seguida, frite a carne até dourar e cozinhe. Para dar mais sabor adicione durante o cozimento: leite longa vida em embalagem Tetra Pak temperado com ervas. Cozinhe até a carne ficar macia .


Faça uma sofisticada entrada com vol au vent recheada com creme de cenoura e ervilhas. Para variar adicione camarão refogado no azeite de oliva.


Leite com cenoura: uma mistura sem defeitos.


A cenoura é um alimento que pode ser preparado de várias maneiras: sautée, cozida e refogada. Na elaboração de caldos básicos, conservas, sucos, saladas, musses salgadas, pães, bolos, patês, sopas, purês, suflês e cozidos.


pure de cenoura com iogurte


Rendimento: 5 porções de 110 g
Tempo de preparo: 15 minutos (mais 45 minutos de cozimento)

Ingredientes

4 cenouras médias picadas . 540 g
2 xícaras (chá) de leite longa vida desnatado em embalagem
da Tetra Pak . 480 ml
1 colher (sopa) de rum . 15 ml
1 colher (chá) de açúcar . 2,5 g
½ xícara (chá) de iogurte natural . 120 g
1 colher (sopa) de azeite de oliva . 10 g
1 colher (sopa) de manteiga . 12 g
1 xícara (chá) de cebola ralada . 170 g
Sal a gosto
Para decorar: tomilho


Modo de Fazer

1 - Coloque em uma panela a cenoura e o leite, o rum, o açúcar e o sal. Cozinhe em fogo baixo por 45 minutos ou até a cenoura ficar bem macia e sem líquido. Retire do fogo.
2 - Bata a mistura no liquidificador com o iogurte e reserve.
3 - Disponha em uma panela o azeite de oliva, a manteiga e a cebola. Refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola murchar. Despeje o creme de cenoura e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 2 minutos até o purê ficar cremoso. Acerte o sal e retire do fogo. Sirva em pequenos potes e decore com tomilho


bolo salgado de legumes com molho de cenoura


Rendimento: 15 pedaços de 110 g
Tempo de preparo: 25 minutos (mais 10 minutos de cozimento mais 1 hora de forno)


Ingredientes

1 berinjela média picada em pedaços pequenos . 375 g
1 pimentão vermelho médio picado em pedaços
pequenos . 220 g
1 cebola grande picada . 235 g
½ xícara (chá) de azeite de oliva . 100 g
3 ovos . 150 g
2 xícaras (chá) de farinha de trigo . 240 g
2 colheres (sopa) de açúcar . 24 g
1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g
1 xícara (chá) de manjericão picado . 40 g
1 xícara (chá) de leite longa vida desnatado em embalagem da
Tetra Pak . 240 ml
1 colher (sopa) de manteiga . 12 g
Sal a gosto


Molho


2 cenouras médias . 304 g
1 pote de iogurte desnatado . 200 g
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado . 21 g
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto


Modo de Fazer

1 - Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) .
2 - Em uma panela refogue a berinjela, o pimentão, a cebola em 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e 2 colheres (sopa) de água. Ao ficarem macios, retire do fogo e reserve.
3 - Em uma tigela coloque os ovos, o azeite de oliva restante (reservando 1 colher das de sopa) e o leite. Bata até formar um creme. Aos poucos, incorpore a farinha de trigo peneirada com o açúcar, o fermento e o sal. Por último, misture os legumes refogados e mexa com cuidado.
4 - Com o azeite de oliva reservado unte uma assadeira com furo no meio (capacidade para 1½ litro) e enfarinhe. Despeje a massa, leve ao forno por 1 hora ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno e desenforme ainda morno.
5 - Molho de cenoura: coloque as cenouras em uma panela com 1 litro de água fervente e deixe por 10 minutos ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água e despeje a cenoura no copo do liquidicador. Bata com o iogurte, o queijo parmesão, o sal e a pimenta-do-reino. Sirva com o bolo de legumes.



Conheça algumas dicas para melhorar o uso de legumes usando o leite longa vida em embalagem Tetra Pak:


Dica 1: Não desperdiçe partes deliciosas dos seus ingredientes
Aproveite os talos de agrião e espinafre para fazer refogados, recheios de omeletes, fritadas ou tortas. Você pode também usá-los para preparar deliciosos cremes brancos feitos com leite longa vida. São nutritivos e saborosos.


Dica 2: Mãos sem cheiro de alho
Para as mãos não ficarem com cheiro de alho, depois de manuseá-los, esfregue-as leite longa vida integral em embalagem da Tetra Pak.


Dica 3: Purês mais cremosos e nutritivos
Para o purê de batata ficar mais cremoso e nutritivo, cozinhe as batatas, depois de descascadas e picadas, em uma panela com leite longa vida e manteiga. Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias e terem absorvido todo o leite. Outra opção: Acrescente creme de leite em embalagem da Tetra Pak.


Dica 4: Batatas mais duráveis
Para guardar batatas descascadas, coloque-as em uma tigela, cubra com água fria e adicione algumas gotas de vinagre ou de suco de limão. Elas durarão de 3 a 4 dias. Ou ainda, cubra com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak.


Dica 5: Reanime as batatas
Se as batatas estiverem murchas, descasque-as e coloque-as em uma tigela com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak, bem gelado. Elas ficarão mais consistentes.


Dica 6: Batatas fritas mais crocantes
Antes de fritar batatas, coloque-as já cortadas no congelador por meia hora. Assim, elas ficarão secas e macias. Ou corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho por 15 minutos em uma tigela com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. Em seguida, enxugue e frite com óleo bem quente, sem sal. Elas ficarão bem crocantes.


Dica 7: Xô amargo das berinjelas
Corte as berinjelas cruas em fatias e deixe-as de molho, por 30 minutos, em uma tigela com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. Dessa forma, elas ficam mais macias, não escurecem e amargam menos. Use o leite para preparar cremes ou sopas.


Dica 8: Cebola para salada
Para tirar o gosto forte da cebola ao se preparar uma salada, deixe-as de molho em uma tigela com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak, bem gelado e temperado com sal e orégano.


Dica 9: Uma delícia de cebolas
Para fazer deliciosas cebolas fritas, passe as rodelas no creme de leite em embalagem da Tetra Pak e, em seguida, empane na farinha de trigo temperada com sal e pimenta-do-reino.


Dica 10: Couve-flor branquinha
Para a couve-flor cozida bem branquinha, coloque um pouco de leite longa vida em embalagem da Tetra Pak na água de cozimento.


Dica 11: Mandioca por mais tempo
Uma boa maneira de conservar mandioca e colocá-la, depois de descascada, em uma tigela e cobrir com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. Guarde dentro da geladeira por até dois dias.

Dica 12: Sem o amargo do pepino
Para tirar o amargo do pepino, corte as duas extremidades, esfregando-as no lugar de aonde foram retiradas. Ou, ainda, deixe-o de molho em uma tigela com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak.


Dica 13: Repolho de sabor mais suave
Para o repolho ficar crocante e com um sabor mais suave, deve ser cortado ao meio e deixado de molho em uma tigela com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak bem gelado e um pouco de sal. Depois é só escorrer bem e cortar em tiras finas para fazer a salada ou refogar.


fonte aqui


Boa e linda tarde para você!

Rosane!

Nenhum comentário: