Photobucket

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Você conhece Mirtilo?


Você conhece essa frutinha?



Não?
Essa frutinha é o Blueberry.
Que agora também podemos encontrar no Brasil.
Veja onde encontrar aqui no Brasil.


Fonte da pesquisa AQUI
O Que a Imprensa diz do Mirtilo
BLUEBERRIES/MIRTILO AJUDAM A RECUPERAR A MEMÓRIA




"Os cientistas afirmam que blueberries ativam a aprendizagem e memória no cérebro."

Comer blueberries pode reverter perda de memória e pode ter implicações no tratamento de doenças como a doença de Alzheimer, afirmam cientistas da Universidade de Reading.




Os cientistas descobriram que, acrescentando alimentos como blueberries em uma dieta regular, resultou em melhorias na memória.

Os alimentos, conhecidos como flavonóides, atuam como antioxidantes em corpos humanos.


Mas o estudo indica também que eles ativam a parte do cérebro que controla a aprendizagem e a memória.

O Dr. Jeremy Spencer, do departamento de biociências alimentar na universidade, disse: "Os cientistas conhecem os benefícios de dietas ricas em frutas frescas para a saúde há muito tempo".

"Nossa pesquisa oferece evidências científicas que demonstram que mirtilos são bons e apóia a idéia de que uma dieta à base de frutas como o mirtilo poderia ser usada para aumentar a capacidade de memória".


"Iremos levar esses achados para o próximo nível, investigando os efeitos das dietas ricas em flavonóides em indivíduos que sofrem de déficit cognitivo e, possivelmente, a doença de Alzheimer."

A pesquisa foi publicada no Free Radical Biology and Medicine periódico.

GOSTARIA DE PROVAR BLUEBERRY?

Frutas Probst
Site: www.probst.com.br
E-mail: probst@probst.com.br
Tel.: (32) 3362 1010 / (32) 3331 8094

Clique aqui e leia mais sobre Blueberry.





COMUNICADO::..
Não tenho nem um tipo de patrocinio com qualquer empresa.
Apenas a curisiodade de saber a origem dos produtos que já podem ser usados aqui no Brasil, por isso o motivo da minha pequisa.


Para entrar em contato com o Site Fazenda Rio Fundo é só clicar AQUI




Mais sobre o Mirtilo ou o Blueberry Brasileiro




Mirtilos, os benefícios para a saúde.

Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o mirtilo traz à nossa saúde, já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos. Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. A fibra é um componente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.

Antioxidante
O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.

Reduz o colesterol
Novos estudos e pesquisas efectuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, o mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.

Impede infecções urinárias.
Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

Memória e coordenação motora.
Melhora a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.

Visão.
O mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.

Fonte aqui



Receitinhas com o Mirtilo ou Blueberry




Aqui você vai encontrar várias receitas com Mirtilo



Receitinha doce::..


Bolo de Mirtilo (Blueberry) e Limão

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo peneirada (125g)

1 colher de chá de fermento em pó peneirado

¾ xícara de amêndoas moídas

185g de manteiga sem sal

1 xícara de açúcar (225g)

¼ xícara de sumo de limão


2 colheres de chá de extrato de baunilha

2 ovos

1 xícara de mirtilo

Unte e forre o fundo de uma forma de 20 cm. Reserve. Pre-aqueça o forno – 180oC.



Pegue uma tigela e peneire a farinha e o fermento. Acrescente as amêndoas moídas e misture tudo. Numa panela coloque a manteiga em pedaços médios, o açúcar, o sumo de limão e a baunilha e leve ao fogo baixo, mexendo bem até que a manteiga derreta toda e o açúcar se dissolva. Retire do fogo e vá derramando aos poucos na mistura com a farinha, mexendo sempre para que a mistura fique bem homogênea. Acrescente os ovos um por um, mexendo bem após cada adição. Derrame a mistura na forma e espalhe o mirtilo por cima. Leve ao forno por 40 minutos. Retire e deixe esfriar na forma por 10 minutos antes de desinformar. Você pode servir com chantilly ou com iogurte natural.



Dica ::..
Este bolo tem uma textura divina, fica bem úmido. E o sumo de limão (do amarelo) dá um toque levemente azedinho. Você não precisa usar mirtilo – quaisquer das frutinhas do tipo servem: framboesas, groselhas.. Gosto muito de usá-las congeladas pois assim não ‘sangram’.

Veja a receita original aqui





Receitinha salgada::..

Lombo ao molho de mirtilo


1 lombo
3 de geléia de blueberries
1 de manteiga
2 de óleo de milho
1 de aceto balsâmico
1 de farinha
1 de blueberries frescos
1 copo de caldo de legumes
1 copo de vinho branco
1 cebola picada
sal e pimenta


Cortar o lombo em medalhões. Cozinhar a cebola na manteiga e no óleo. Acrescentar o lombo e dourar de ambos os lados. Acrescentar o caldo, o vinho, o aceto e a geléia de blueberries. Cozinhar por 25 minutos e colocar os blueberries frescos e uma colher de farinha dissolvida em água. Para a guarnição, ferver as batatas em água com sal, quando estas estiverem cozidas, devem ser enxugadas e colocadas em uma frigideira com manteiga e um galho de alecrim. Fritar por uns minutos.

fonte aqui


Beijos de bom dia para você/!

Rosane!



Nenhum comentário: