Photobucket

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Clafoutis ou Flognarde - SABE O QUE É?

Clafoutis ou Flognarde de Peras

Ingredientes

4 ovos, 125 gramas de açúcar, 80 gramas de farinha, 60 gramas de manteiga, 250 ml de leite (você também pode colocar um pouco de creme), uma pitada de sal, essência de baunilha eo açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparação

Coloque os ovos em uma tigela com o açúcar e bata bem, aos poucos, junte a farinha, leite, metade da manteiga derretida, a essência de baunilha e uma pitada de sal. Bata até um creme fino e deixe descansar por meia hora. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180 º C.

Descasque as pêras e corte-os em pedaços ou fatias finas, levemente graxa a panela com um pouco de manteiga e coloque as peras. Em seguida, despeje o creme de leite, a fruta vai subir, então dividiram o restante manteiga cortada em pedaços pequenos em toda a superfície.



Clafoutis ou Flognarde de chocolate com bananas

Ingredientes

4 ovos, 125 gramas de açúcar, 80 gramas de farinha, 60 gramas de manteiga, 250 ml de leite, 20 gramas de pó de cacau puro, 1 pitada de sal, extrato de baunilha, 3 bananas grandes 2-3 colheres de sopa de amêndoas picado açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparação

Bata em uma tigela grande de ovos com o açúcar, em seguida, aos poucos, junte a farinha, o cacau em pó, leite, metade da manteiga derretida, a essência de baunilha e uma pitada de sal. Bata até um creme fino e deixe descansar por meia hora. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180 º C.

Descasque as bananas e corte-os em fatias grossas, cerca de um dedo de espessura. Levemente graxa a panela com um pouco de manteiga e coloque fatias de banana. Despeje o creme em seguida, tentar lavá-lo todas as bananas Flognarde, se de superfície para absorver húndelos com massa.

Em seguida, distribuídos em Flognarde amêndoas e pique para beliscar a manteiga restante e distribuir bem. Asse o bolo por 30 minutos, até que o pau com um palito sai limpo.

Retire o chocolate e banana Flognarde do forno e deixe esfriar. Antes de servir, polvilhe com um pouco de açúcar de confeiteiro, se desejar, acompanhado por uma quenelle de mousse de iogurte. Você vai adorar.


AS FOTOS E AS RECEITAS SÃO DO SITE GASTRONOMIA & CIA


CURIOSIDADES DA VOVÓ RÔ


Hoje ao abrir meu e-mail, li um do Grupo Delícias de Receitas com a receita de "CLAFOUTIS AO KIWI".
Logo pensei::- Que será que é CLAFOUTIS?
E lá vai a vovó Rô pro Google a procura da tal palavrinha. O som, claro é franês, mas quem diz que eu conseguisse descobrir a palavrinha. Procura e procura...até que enconctrei em um Site Espanhol de culinária.
Pedi para traduzir e pronto eis a origem da palavra e da receita.

Lendo a tradução entendi que nada mais é que uma torta ou bolo de Cerejas negras(receita original), que podem ser substituidas por outras frutas, do tipo Kiwi, morangos, peras, ameixas, pêssegos frescos ... FRUTAS COM POUCA QUANTIDADE DE ÁGUA PARA NÃO UMEDECER MUITO A MASSA, e depois vai se prenchendo com um creme de baunilha e de outro a seu gosto

Compartilho com você::..

Clafoutis


Clique na palavra GRIFADA ACIMA e vá para o Site Original é imperdível além muitas outras receitas e dicas, com fotos e tudo mais.
Eu adorei!



Traduzido pelo Google Tradutor

O clafoutis ou clafouti é um bolo de origem francesa, a saber, o Limousin (Limousin), região ocidental do Maciço Central, que deve seu nome à capital regional, Limoges. E vem do clafoutis Occitan clafotís (do verbo que significa preencher OAF), o que é que este bolo é feito de uma massa simples, semelhante a crepes (ovos, farinha, manteiga, açúcar, leite ou creme e baunilha) e cerejas. A torta de cereja do bolo de massa de enchimento ou a colmatar as lacunas deixadas na cerejas. Com a descrição que queremos, esta torta já estava difundido em toda a França no século XIX, e hoje é um doce que é conhecido e é feito em qualquer lugar do mundo.

Além do clafoutis na mesma região da França ou flaugnarde originou Flognarde é o mesmo tipo de cerejas mas é feita com outras frutas, as maçãs mais comum e peras foram posteriormente adicionados a esta ameixas taxa de torta, m orangos, amoras, pêssegos ... podemos fazer um bolo com Flognarde frutos que nós queremos, mas esteja ciente de que a fruta é feito melhor com um pouco de água para soltar o resultado ótimo.

Precisamente para evitar a umidade da massa, o clafoutis tradicional é feita com as cerejas do osso, o osso também tem um componente que realça o sabor da fruta, o ruim é o desconforto ao comer, como deve ser ter cuidado ao mastigar um dente para não nos deixar.

Ouvimos por vezes se referia a clafouti Flognarde o inverno, porque nesta época há usadas cerejas e outras frutas da época, ou clafouti ac ompanhado com o nome da fruta que se tornou a clafouti, ou mesmo as plantas para fazer a versão salgada. Embora para muitos este nome é inválido, a linha de fundo é entendida, no entanto, sempre tentamos respeitar os nomes de tudo.

Certamente muitos de vocês @ s @ s que fizeram ou tentaram clafoutis Flognarde e são uma das maneiras mais fáceis de fazer bolos e que proporcionou um excelente resultado. Tanto o clafoutis como Flognarde porque, como já foi referido, são os mesmos, variando a torta de frutas, tortas são muito cremosa, suculenta como creme de leite aromatizado com baunilha e frutas assadas, uma delicadeza com que é fácil conquistar o nosso comensais.

Cada chefe tem suas proporções nos ingredientes, então nós também temos a opção de fazer o bolo redonda, quadrada, em pratos individuai s ... dependendo do tamanho do molde e da quantidade de massa produzida, será uma torta maior e mais consistente ou mais fina e delicada.

Então eu proponho que a receita Flognarde pêra, a partir dela, você pode fazer seus formulários.




A tradução para mim está ótima, coloquei para traduzir as duas receitas tanto a de Pera como a de Chocolate com banana como se vê na receita acima.
E aqui deixo uma receita nossa a que recebi por E-mail do Grupo Delícias de Receitas



Clafoutis ao kiwi

ingredientes

6 kiwis
½ xícara(chá) de creme de leite
4 colheres (sopa) de trigo
1 casca de limão ralada
100 g de açúcar
3 ovos

preparo

Misturar o creme de leite com o açúcar, os ovos, a farinha de trigo, a casca ralada do limão até obter massa lisa e mole. Untar com manteiga uma travessa refratária redonda para tortas(pequena), polvilhar com açúcar e despejar a massa. Sobre ela, colocar 3 Kiwis em fatias finas. Levar ao forno médio durante 30 minutos. Esmagar os Kiwis restantes com o suco do limão e espalhar sobre a torta quando retirar do forno. Polvilhar açúcar e servir.


Dicas para servir::..

Eu vou servir com bolas de sorvete de creme ou baunilha, mas também pode ser servido com mousse da sua preferência (combine os sabores)!


Beijos de boa tarde para você!

Rosane!

Nenhum comentário: