Photobucket

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Peixe, bolo fácil e sopinha

Como todos(as) sabem quando gosto de uma coisa fico louca para compartilhar com todos. Sendo assim compartilho com vocês essas receitinhas abaixo. A receitinha salgada vem de um dos Sites que mais admiro, que é este::..
clique na imagem


Todos os dias recebo por e-mail informações novas e maravilhosas, tem de tudo, principalmente receitinhas como esta abaixo. Clique na imagem e confira e assim como eu você ficará gratidficada. E a receitinha doce é fácil demais e rápida, vem do Blog Doces Temperos, maravilhoso blog de Portugal, confiram também clicando aqui


Filés de Tilápia Assados com Manjericão



As vezes na empolgação de dar sempre uma graça aos pratos do dia-a-dia, acabo me esquecendo de formatos basicões absolutamente perfeitos em sua simplicidade, como peixe assado, por exemplo. Eu sou doida por peixe, como as comadres sabem. E quando a carne é nobre, muito pouco é necessário para que o prato final fique delicioso. A idéia é valorizar o sabor da carne, e não sobrepor a esse sabor um sem-fim de picantes e coloridos e agri-doces, como às vezes eu mesma me flagro fazendo em dias de excessivos delírios gastronômicos.



É pegar 4 filés (no meu caso de tilápia, que eu amo fortemente) e envolver numa mistura no pilão de 1 dente de alho, um molho de manjericão fresco, sal grosso e pimenta do reino moídos na hora, e umas gotinhas de limão (se não tiver use laranja, lima, tangerina, qualquer cítrica); deixar curar pelo menos uma hora, e levar ao forno médio pré-aquecido, numa forma levemente untada com azeite de oliva, sem necessidade de cobrir com papel alumínio, por uns 15 minutinhos. O que não pode é ressecar nosso peixinho, afinal, queremos uma carninha tenra e suculenta, ã?

Arroz, saladas, pirês, suflês... lindos acompanhamentos.


Fonte aqui



Veja que bolo facílimo de fazer, eu fiz, e é maravilhoso!!!


Ingredientes:::.. 1ª massa
4 ovos
250 gr açúcar
150 gr de farinha
2ª massa
1 lata de leite condensado
1 medida (de lata de leite condensado) de leite gordo
4 ovos
Raspa de limão
  • Preparação:

1ª massa:


Juntam-se as gemas com o açúcar e depois a farinha. Entretanto batem-se as claras em castelo e junta-se à massa.


2ª massa:

Unta-se uma forma sem buraco com manteiga e com caramelo liquido. Deita-se a 1ª massa e com muito cuidado verte-se a 2ª massa por cima da 1ª. Leva-se ao forno a 180 graus em banho-maria durante 35 a 40 minutos. Retira-se, deixa-se arrefecer e leva-se algumas horas ao frigorifico. Desenforma-se com cuidado.


:::::::::::::::::::::::::



Que tal para o final da tarde do domingo fazer uma bela sopinha de mandioca com carne, com esse friozinho não tem nada melhor para esquentar e dar muitaaaa sustância, aqui em casa todos adoram.




Sopa de mandioca com carne


Ingredientes::..


3 colheres (sopa) de óleo

2 cebolas picadas

1 dente de alho picado

500g de carne em cubos (patinho ou coxão mole)

1 cubo de caldo de carne ou de costela

Sal e pimenta do reino a gosto

1 cenoura grande fatiada

1 kg de mandioca cortada em pedaços pequenos

5 xícaras (chá) de água

1/4 de xícara (chá) de salsa picada para decorar


preparo::..


Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Adicione a carne e frite até secar. Esfarele o caldo de carne ou de costela, tempere com sal, pimenta, adicione a cenoura, a mandioca e refogue por 5 minutos. Coloque a água, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos, mexendo de vez em quando até amaciar a mandioca. Retire alguns pedaços de mandioca, amasse com garfo e volte para a panela. Se necessário, adicione mais água e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, decore com a salsa e sirva em seguida.




Aproveitem e veja ensaio sobre a mandioca clicando aqui.


Bom fim de semana a todos(as)!

Rosane!

Um comentário:

Cristiane A. Fetter disse...

Amei este peixe, já está no meu caderninho.
bjks