terça-feira, 23 de junho de 2009

Você sabe o que é Ora-pro-nóbis


Você sabe o que é Ora-pro-nobis?
Não ? eu também não conhecia. Em uma de minhas viagens ao interior de Minas Gerais, acabei por conhecer tão maravilhosa e gostosa Plantinha.
Eu a comi com frango, creiam é dos deuses, delicioso mesmo. A pricípio fiquei meio com receio de comer, mas depois, foi difícil parar de elogiar.
Chegando em casa, pesquisei e vou compartilhar com vocês a Origem e algumas receitas, e o que é melhor os segrinhos para preparação de tão deliciosa iguaria, as receitas foram retiradas da internet, receitas que faço, coleciono e depois reparto com todos(as).
É muito difícil de se achar o Ora-pro-nóbis aqui no estado de São Paulo.
O jeito é comprar uma muda e plantar, já que ela serve de cerca viva. Mas cuidado cresce por demais, tem espinhos que machucam de verdade, por isso tome muito cuidado ao manusear suas folhas e cuidado para que não se alastre demais e sufoque outras plantas de seu quintal ou roça.
Se você tiver a oportunidade de conhecer Sabará assim como eu tive, não deixe de visitar e saborear os maravilhosos pratos da conzinha mineira com estas folhinhas e flores que com certeza de acordo com pesquisas feitas minimizaria a fome dos brasileiros.
Clique aqui e saiba mais

CURIOSIDADES DA VOVÓ RÔ...

Origem do nome::..

Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim "ora por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira, com folhas. Tem grandes Espinhos podendo ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol. A propagação se dá por estacas. Dizem que seu nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: Ora pro nobis. O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas Claude Fabri de Pereisc, e o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha.

É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.

A variedade tem flores brancas, suas folhas podem ser ingeridas refogadas ou mesmo cruas, as flores também são comestíveis. Serve para alimentação animal, in natura ou na ração.

O fruto, alaranjado quando maduro, possui espinhos. Muito rica em lisina, é conhecida também como "carne de pobre". Não confundir com a grandiflora ou a bleo que têm flores rosa. (muito comuns no Brasil, e difíceis de serem diferenciadas sem a florada, não havendo estudos que atestem seu uso na alimentação humana.)

fonte aqui


Costelinha com Ora-Pro-Nóbis


Ingredientes:
1 kg costelinha porco picada
2 1/2 litros água
1 colher (sopa) gordura
1 colher (sopa) sal com alho
1 cebola média ralada
1 colher de urucum
1 folha louro
1/2 cálice cachaça
1/2 cálice limão
Ora-pro-nóbis picado
Cheiro-verde
Pimenta
Preparo:
Lave as costelinhas, coloque em uma panela, cubra com água, junte a cachaça e o limão
Leve ao fogo para uma leve fervura.
Escorra e reserve.
Leve ao fogo uma panela
Aqueça a gordura e junte as costelinhas para fritar levemente.
Retire o excesso de gordura que ser formar, acrescente o sal com alho, a cebola e por último o urucum. Deixe pegar cor, pingue água, junte a folha de louro e tampe.
Deixe cozinhar e vá pingando mais água, até a carne amaciar bem e formar um caldo suculento.
Acerte o tempero e retire do fogo.
Lave e escorra o ora-pro-nóbis, pique e cubra as costelinhas.
Não mexa.
Sirva com angu e arroz com alho.
Frango com Ora-Pro-Nóbis

Ingredientes:
2 1/2 kg de frango picado
6 dentes alho amassados
1 colher (sopa) de colorau
1 xícara óleo de soja
2 caldo de galinha
2 maços ora-pro-nóbis (sem talo)
Sal
Preparo:
Lave bem o frango com limão.
Coloque o alho e óleo em uma panela e junte o colorau.
Refogue o frango até prefritar.
Cubra com água até cozinhar bem.
Misture o ora-pro-nóbis, tampe a panela por cinco minutos sem mexer.
Sirva com arroz e angu.
Rende 08 porções


Essas receitinhas retirei do Site Bem feitinho

Como vou sempre a Minas tenho a facilidade de trazer de lá para cá e poder saborear sempre essas folhinhas e flores.
Não deixem de ler a reportagem sobre o Festival de Ora-Pro-Nóbis que acontece todos os anos no mês de Maio em Sabará MG, pertinho de Belo Horizonte é imperdível.



Boa tarde a todos(as) com muita luz em seus corações!
Rosane!

Nenhum comentário: