Photobucket

quinta-feira, 25 de junho de 2009

É tempo de gengibre

É tempo de gengibre


Curiosidades da vovó Rô::..

Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades antiinflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras).

Desde a antigüidade o gengibre é um dos métodos mais populares de combater dores, por ser um ingrediente barato e saudável. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.

Estudos comprovam que o gengibre é um excelente remédio para enjôo ou náuseas, e diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a ação terapêutica dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôo e náuseas.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.

Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores indianos estudando propriedades terapêuticas do gengibre comprovaram sua eficácia como antiflatulente.

De acordo com a fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre apresenta as propriedades acre e quente. O gengibre é usado para aquecer o baço e o estômago expelindo o frio, bem como para aquecer os pulmões a fim de expelir secreções. A raiz também é usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal.

Devido a grande quantia de propriedades terapêuticas que possui, o gengibre é denominado por pesquisadores como “medicamento universal”.

Fonte aqui


Gengibre

Especiaria originária da África e Jamaica. É um condimento picante extraído da raiz da planta de mesmo nome.É utilizada para enriquecer o sabor de bebidas quentes, pães, biscoitos, carnes, aves,vegetais, bolos e pratos orientais.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Frango com gengibre


Ingredientes::..

1 colher (sopa) de óleo
½ cebola picada
2 colheres (chá) de gengibre ralado
½ Kg de filé de frango cortado em cubos médios
½ xícara (chá) de vinho branco seco
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de salsão picado
1 maçã verde grande, com casca picada
½ xícara (chá) de creme de leite de soja



preparo

Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue a cebola e o gengibre por 1 minuto.
Acrescente o frango e refogue até dourar.
Junte o vinho branco e a água.
Cozinhe em fogo médio por 10 minutos ou até ficar macio.
Adicione o salsão e a maçã.
Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Adicione o creme de leite de soja e misture.

Sirva em seguida.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Suco de gengibre

Ingredientes

1 abacaxi bem maduro
5g hortelã
5g de gengibre
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

preparo

Bater os ingredientes no liquidificador com água.
Sirva gelado



Recebi por e-mail

Bom apetite!
Rosane!

Nenhum comentário: