Photobucket

sexta-feira, 27 de março de 2009

O PÃO E A ORAÇÃO










ACHEI MUITO BOM ESSE ARTIGO E TEM UMA RECEITA MARAVILHOSA DE PÃO INTEGRAL

Fonte aqui


Alguns anos atrás, cuidávamos de uma loja de alimentos naturais. Quem fazia o pão e outras massas era “expert” na matéria, e seu trabalho atraía a vizinhança. Um belo dia, ele teve que viajar de repente, e ficamos sem ninguém para cumprir a tarefa. Ante essa conjuntura, não houve outra alternativa a não ser assumirmos a responsabilidade, sem nunca ter feito pão na vida! Colocamos as mãos na massa e entregamos os resultados a Deus.
Enquanto sovávamos o pão, púnhamo-nos a orar. Sentíamos que a oração era uma oferta de amor aos desconhecidos que o levariam. Grande foi a surpresa quando, algum tempo depois, percebemos que a clientela tinha mudado completamente. Pessoas vinham de diversos pontos da cidade, alguns bem distantes da loja, só para buscar o pão.
Havia uma senhora que vinha todos os dias, de longe. Um dia em que a vimos cansada, oferecemos-lhe um chá e conversamos. Ela então nos relatou que a filha de 15 anos estava com um câncer terminal e quase nada ingeria; a única coisa que solicitava era aquele pão. Ao ouvi-la, ficou para nós muito claro que no pão se imprimiam energias que abençoavam os que eram receptivos a elas. Profunda gratidão nos sobreveio quando percebemos esse efeito da oração… e agradecemos ao Único por ter permeado aquele pão com Seu Espírito!



O SEGREDO DE UM BOM PÃO ESTÁ:



- Na maneira de amassá-lo. Quando sovamos a massa, ela se transforma, vai tomando cor e textura diferentes, começa a responder ao nosso toque. Se o fizermos com atitude de entrega e amor ao Todo, ela a incorporará e a substância do pão, além de sabor, cor e aroma, adquirirá vida.

- Na sua fermentação. Não devemos apressar o processo de crescimento do pão. O ideal é deixá-lo crescer até que se formem pequenas bolhas na massa ou que ele atinja um volume maior e fique fofo. Para isso é preciso um período de 5 a 8 horas, a depender do clima.

- Na sua assadura. Se os pães forem preparados em forno, que seja baixo nos primeiros 20 minutos e depois alto até terminar de assar, o que gasta em média 45 minutos. Os climas e os fornos nunca são iguais, e por isso cada pessoa deve encontrar a maneira mais adequada às condições em que trabalha. Fazer pão é uma experiência viva, dinâmica. Prove-a.





VAMOS FAZER UM PÃO BEM GOSTOSO E COM MUITO AMOR, COM ELE TUDO SE CONSEGUE.






PÃO INTEGRAL://


Ingredientes


- 1 colher (de chá) de fermento de padaria
- ½ litro de água morna
- 1 kg de farinha de trigo integral
- 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo (opcional)
- 1 ou 2 colheres (de sopa) de óleo
- 1 colher (de sobremesa) de sal
- 1 colher (de chá) de lecitina de soja, linhaça ou orégano (opcionais)
- erva-doce, uva-passa, castanha-do-pará, gergelim (opcionais)



Primeira Etapa:


Coloque num recipiente o fermento de padaria, a água morna, 300g de farinha de trigo integral e o açúcar mascavo. Misture tudo e cubra com um pano grosso. Deixe descansar por, pelo menos, duas horas.


Segunda Etapa:

Acrescente o óleo e o sal. Depois, pode-se acrescentar lecitina de soja, linhaça, orégano ou gergelim. Enquanto mistura, vá colocando aos poucos mais 700g de farinha de trigo integral. Coloque a massa sobre uma mesa e amasse até que ela fique lisa e macia e não grude nas mãos. Enrole os pães e coloque-os nas formas previamente untadas.
Deixe crescer por uma hora ou mais.


Asse em forno quente durante 50 minutos.




Um comentário:

Cristiane A. Fetter disse...

Ai Rô, linda esta história e tão cheia de verdade.
bjks