Photobucket

sábado, 25 de outubro de 2008

Dicas de Macarrão


Para os que não sabem e não me conhecem, sou uma aficcionada em Macarrão.

Muitas vezes pergunto será que isso é uma sindrome "A sídrome do macarrão"?

Por mim comeria macarão diariamente, assim como se come arroz com feijão.

Adoro o Site Cyber Cook, para mim um dos melhores. Nele aprendi e aprendo de um tudo. recebendo quase que diariamente suas receitas e dicas, entrevistas e reportagens. Um Site completo e de grande credibilidade.

Está semana recebi a reportagem abaixo que fala sobre macarão na sessão Manual do Aprendiz.

Vou colocar parte do texto e reto fica por conta de vocês. Ah! e uma receitinha de macarrão...



Macarrão


Mesmo um Aprendiz de Cozinheiro tem suas fórmulas para preparar macarrão, reconhecemos. Geralmente, os lámen são os primeiros pratos do adolescente e daí em diante, ele começa a preparar suas próprias "macarronadas", com um mínimo de esforço intelectual. Assim, este capítulo do Manual foi pensado apenas como uma aula, a nível de "pós-graduação", com algumas dicas que só vão melhorar sua performance.


Muita água já passou sob as pontes de Veneza, desde que Marco Polo fez sua viagem à China em 1295, trazendo com ele o macarrão. A Itália rendeu-se totalmente à então, nova delícia.

Tanto que esta tornou-se seu prato nacional. De lá, a "pasta" tomou conta do mundo. Em português, a pasta ficou conhecida como macarrão.

Versátil, presta-se a uma infinidade de receitas, desde a entrada, como salada ou sopas à sobremesa, em doces, como a Aletria, sem falar nos divinos doces árabes.



O Cyber Cook escolheu para você algumas receitas e dicas que irão enriquecer seus conhecimentos sobre a "divina pasta".


Em primeiro lugar, queremos falar um pouco sobre o material de cozinha necessário.


Caldeirão:

O macarrão deve ser cozido, de modo geral, em muita água. Para cada pacote de meio quilo, são recomendados 6 litros de água com sal e umas colheres de óleo. Para essa quantidade, você deve ter em sua cozinha uma panela ou caldeirão (de preferência) com essa capacidade. Se não comprou nada assim, ainda, recomendamos as panelas italianas para cozimento de massa.
O mais interessante desse equipamento é o escorredor que vem acoplado ao caldeirão. Ele permite que, quando a massa estiver "no ponto", você a retire, sem ter que tirar o caldeirão do lugar. É só levantar o escorredor e dar uma chacoalhada. O macarrão fica sequinho.


Escorredor: Outro utensílio que não pode faltar é o escorredor, se não tiver a panela completa. Pode ser de alumínio ou inox, que durará uma eternidade, ou de plástico, barato, mas que deverá ser trocado periodicamente. Ao adquiri-los, dê preferência aos maiores que servirão também para escorrer verduras.


Pegador de Macarrão: Podem ser de vários materiais. Sua maior utilidade é servir macarrão, mas também auxiliam muito na hora em que tiver que agregar o molho e os temperos à massa. Sua principal característica é a parte denteada, especialmente desenhada para segurar a massa longa.


Uma vez cozido o macarrão, é só cobri-lo com o molho e servi-lo na hora, bem quentinho. Sempre lhe sobrarão elogios, pois não há quem não aprecie uma boa massa. Corra para a cozinha e verifique se tem o material necessário. Se tiver, que tal escolher para hoje uma destas receitas deliciosas?





/././././/././././././././././././././././././././././././././././

Espaguete ao Pesto


Ingredientes::-


500 gr de espaguete cozido(s)

2 dente(s) de alho

quanto baste de manjericão

50 gr de amêndoas

50 gr de parmesão

2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva

1 colher(es) (sopa) de manteiga

quanto baste de sal




Modo de fazer::-


Descasque os dentes de alho. Separe as folhas do manjericão. Em um pilão, soque os dentes de alho, o manjericão, o queijo, as amêndoas e o sal, adicionando pouco a pouco o azeite, a fim de obter uma pasta. Opcionalmente pode usar o liqüidificador. Aqueça a manteiga. Adicione a pasta e aqueça em fogo brando, mexendo sempre, por 5 minutos. Acrescente os espaguetes, misture bem e sirva.

Matéria assinada por:
Chef Allan Vila Espejo
Clicando AQUI você encontrará muito mais receitinhas de macarrão

Nenhum comentário: