Photobucket

sexta-feira, 6 de junho de 2008

- Tomates recheados com Atum -


Tomates Recheados com Atum

Ingredientes

6 tomates grandes
1 lata atum sólido
1 xíc. chá cebolinha verde e salsa picadas
1 xíc.chá cebola picada
azeite extra virgem
2 fatias muzzarela de búfala
sal a gosto

Preparo

Lavados os tomates, prepare-os para o recheio: Em cada um, retire uma pequena tampa da parte superior para formar a base. Retire os fundos com uma faca de ponta fina, com cuidado para que a abertura não fique muito larga. Extraia as sementes com uma colherzinha e reserve-os. Num recipiente, desfie o atum, misture com os demais temperos, salgue a gosto e regue com um fio de azeite. Recheie os tomates com essa mistura, tampe-os com pedaços da muzzarela e leve-os ao forno até derreter o queijo. Sirva como um prato quente.






Curiosidades da vovó!

VOCÊ SABIA QUE O TOMATE TEM PROPRIEDADES ANTICANCERÍGENAS?
Quem imaginaria que o tomate e seus derivados como molhos, sucos, entre outros, utilizados no preparo de deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de câncer ? É verdade ! Todos esses produtos são ricos em licopeno, o componente que dá a cor vermelha ao tomate que para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anticancerígenas.

O licopeno é um carotenóide e como todos carotenóides funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico.
Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, atenção especial havia sendo dada para aqueles carotenóides com atividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o beta-caroteno. Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma atividade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno.

O Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios.Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

Favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos.
No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia.
Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos.
Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculosrenais.

fonte:http://www.caloriasinteligentes.com.br/alimentacao/tomate06_05_08.shtml

4 comentários:

Anônimo disse...

This topic have a tendency to become boring but with your creativeness its great.

Unknown disse...

Eita. Eu não sabia desse blog... =/
Receitas! Eu adoro cozinhar! =)
Vou fazer este tomate hoje mesmo, mas como estou sem atum, vou substituir por sardinha, pode?

Esta receita de carne aqui embaixo também é ótima.

Essas curiosidades do tomate eu conhecia algumas, mas é sempre bom ler de novo.

Beijinhos Vovó Rô!
Lindo FDS cheio de Alegrias e muita Paz! =)

Carol disse...

Deixei selinhos pra você na Oficina, Beijo, no seu coração!

Adriana disse...

Humm... Deve ser ótimo! Eu adoro tomates e atum! :) Bem fácil essa receita, né? Vou tentar fazer!...

Esse blog está uma delícia, Rô! Parabéns e continue assim!!!