Photobucket

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Sugestão saudável para o almoço de domingo


Pene com abobrinha, mussarela e tomate cereja

Ingredientes::-

- 500 gr de penne
- 500 gr de mussarela de búfala cortado em 4 (sentido do comprimento)
- 400 gr de tomate cereja ao meio
- 4 colher(es) (sopa) de hortelã fresca(s)
- 4 colher(es) (sopa) de azeite
- 400 gr de abobrinha em fatias- 5 colher(es) (sopa) de óleo de milho
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
Modo de fazer::-

Em uma frigideira, colocar o óleo, deixar ficar bem quente e fritar aos poucos as abobrinhas, até ficarem bem douradas. Retirar da frigideira e secar em papel toalha. Temperar os tomates com sal e pimenta e regar com duas colheres do azeite. Colocar em uma assadeira, levar ao forno pré aquecido e deixar até que os tomates murchem. Cozinhar o macarrão penne em água fervente abundante até ficar no ponto "al dente". Escorrer. Esquentar o restante do azeite e juntar ao tomate já assado com o seu suco e as abobrinhas fritas. Misturar delicadamente. Acertar sal e pimenta e acrescentar parte da hortelã picada. Numa travessa colocar a massa, o molho e por cima a mussarela de búfala e finalmente polvilhar com o restante da hortelã. Servir a seguir.


Para acompanhar esse pene::-

Filé de frango requintado


Ingredientes::-


- 1 kg de filé de frango
- 1 pacote(s) de mistura para sopa creme de cebola
- 1 lata(s) de creme de leite
- quanto baste de mussarela
- 1 unidade(s) de tomate picado(s)
- quanto baste de azeitona verde picada(s)
- quanto baste de salsinha picada(s)
- quanto baste de cebolinha verde picada(s)
- quanto baste de azeite

Modo de fazer::-

Frite refogando os filés de frango (corte-os a seu gosto) numa panela com alho, cebola, pimenta, salsinha, etc. Quando eles começarem a ficar douradinhos coloque água e a mistura de sopa de cebola seguindo as instruções do pacote e deixe cozinhando um pouco para engrossar e tomar gosto. Depois de engrossado, coloque o creme de Leite e mexa bem. Numa fôrma de alumínio espalhe um molho vinagrete do seu gosto ( tomate, azeitona, cebolinha picadinha, salsinha, azeite, sal, pimenta e um pouco de vinagre)e despeje o frango com o caldo todo na fôrma ( fica um pouco líquido) e cubra com fatias de mussarela. Leve ao forno ( + ou - 10 minutos) para gratinar o creme de Leite e encorpar o prato. Sirva com arroz branco e batatas fritas ou palha.
A vovó Rô serviu com o pene acima e todos aqui de casa também gostaram, mas com arroz fica divino também...hummm!!!!

Receitas tiradas e testadas por mim,( exelente dica para o almoço de domingo), deste site::-




Curiosidade da vovó Rô::-

Azeite::-

- Desde a Antiguidade o azeite é muito apreciado por suas características químicas, biológicas e organolépticas, mas também porque suas propriedades preventivas e terapêuticas tranformaram-no em uma gordura absolutamente insubstituível .
- Utilizado desde tempos imemoriais como ingrediente culinário, o Azeite foi "redescoberto" a partir da década de 50, tendo-se convertido num dos pilares da cozinha moder na e saudável. O seu consumo não se restringe às regiões produtoras, mas espalha-se hoje por países tão distantes como o Japão e a Austrália.
- O Azeite Virgem é o sumo da azeitona, extraído por processos mecânicos e físicos, que conserva o sabor, o aroma, as vitaminas, os antioxidantes e todas as propriedades daquele fruto, sendo a única gordura vegetal que pode ser consumida, diretamente, virgem e crua (sem refino). - A cor da azeitona não está ligada à sua variedade, mas ao seu estado de maturação? No início, as azeitonas são verdes, tornando-se negras conforme vão amadurecendo. Quanto mais verde a azeitona, mais amargo será o azeite.
- Uma oliveira começa a produzir entre os cinco e dez anos e só a partir dos 150 anos sua produção começa a declinar? Pois é, a idade da oliveira influi apenas na quantidade de azeitonas produzidas.
- São necessário de 5 a 6 quilos de azeitonas para produzir 1 litro de azeite.


Azeite e beleza


- O azeite de oliva nutre, protege e conserva a juventude da pele, contribuindo para melhorar seu aspecto e sua textura.


- Desde a antiguidade usa-se o azeite de oliva em ungüentos, banhos, massagens, máscaras de beleza ou shampoo.



Um comentário:

Carol disse...

Deveria ter me dito que seria esse o prato do almoço que eu não teria faltado e ainda teria levado vinho branco pra completar o paladar!
Ai que fome!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijo te amo!!!