Photobucket

segunda-feira, 17 de março de 2014

...dicas e mais dicas!!!


Diminuir a quantidade de sódio na alimentação é importante para evitar doenças como a hipertensão arterial, mas a comida não precisa ser sem graça. Uma sugestão é usar o molho vinagrete em vários pratos, como por exemplo, nas carnes, no arroz (fica bom demais), nas saladas, enfim, como você quiser. Eu sei que muita gente sabe fazer um simples molho como esse, mas tem gente que está só começando...vamos ajudar então!

VINAGRETE HIPOSSÓDICO
Ingredientes:
- 1 tomate grande, picado;
- 1 cebola picada;
- 1 dente de alho;
- 1 xícara (café) de vinagre + 1 limão espremido;
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva;
- ervas do gosto (alecrim, manjericão, cheiro-verde);
- 1 pitada de pimenta-do-reino se desejar.
Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e guardar no refrigerador até o momento de utilização. Válido por 6 horas sob refrigeração.
Ivete Arakaki Fujii – Nutricionista/EngªAgrônoma

Molho para hambúrguer!

Ingredientes:

1 pote grande de maionese de sua preferência
2 colheres de sopa de cebola em pó
2 colheres de chá de alho em pó
4 colheres de sopa de mostarda amarela
1 colher de sopa de molho tabasco
Salsa e cebolinha picadas a gosto
Sal e Pimenta a gosto

Como fazer:

Pegue tudo e misture, tempere a gosto e reserve em um pote de maionese ou em bisnagas para molho


Água aromatizada com chá de hibisco:
250 mL de chá de hibisco frio - 250 mL de água mineral gelada - folhinhas de hortelã picada - gelo de fruta (fiz de manga congelada). Armazenar sob refrigeração por até 6 horas. Maneiras de tomar água!
O que é refogar?
Refogar é fritar alimentos em pouca gordura até que fiquem ligeiramente macios.

Omelete mais fofinha?!
Ao preparar uma omelete macia, bata as gemas e as claras separadamente e, só depois, junte-as. Isso deixa o prato mais fofo.
Se salgar demais um prato coloque acrescente algumas batatas no cozimento, que as mesmas absorverão o excesso de sal.
APOSENTE A COLHER DE PAU!
Velha conhecida das cozinhas, a colher de pau é um dos maiores vilões quando o assunto é contaminação. "Isso porque os microrganismos se fixam nas ranhuras da madeira e dificilmente são retirados na lavagem e sobrevivem por longos períodos". Ao reutilizar essa colher de pau, as bactérias podem contaminar os alimentos, causando doenças. Por isso, o ideal é trocar por colheres e espátulas de silicone.

O que é gelée?
Preparação que tem como base gelatina e usada para dar brilho a preparações culinárias.

Temperar só com sal é uma forma mais atual, mas se quiser bife com gostinho de casa da vovó, tempere-o com alho, sal e vinagre.

Para cortar um bolo muito fresco molhe a faca em água fria.

Quando quiser soltar o arroz grudado no fundo da panela retire a panela do fogo e coloque-a sobre um pano molhado em água fria.

Para tirar os bichinhos das verduras (brócolis, couve-flor) lave-as muito bem e mergulhe-as em água com sal, vinagre ou limão durante algum tempo. Ao despejar a água ela sairá cheia de bichinhos.

Tanto para a decoração dos pratos quanto para a preparação, é muito importante a escolha adequada do tipo de corte dos alimentos.
Julienne é o corte mais comum na cozinha, é utilizado para vários pratos;à julienne significa cortar frutas e vegetais em palitos finos.


Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

Preguiça de ir à padaria buscar pão na chuva? Faça esta panqueca e recheie com geleia:
Receita que a minha irmã Suzana viu na internet, testou e gostou: 2 ovos, 1 banana nanica. Bata no lqdfcdor e frite na panquequeira pequena. Dá 4 panquequinhas. Compensa o trabalho de lavar o lqdfcdor...

Somente a água não é o suficiente para higienizar os alimentos. Neste caso, gotinhas de água sanitária podem ser uma forte aliada na luta contra os inimigos invisíveis!

Sabia que o lado certo de usar o papel-alumínio no forno é deixar a parte brilhante em contato com o alimento? Como essa parte é mais lisa, ela adere menos à comida, evitando que a casquinha do assado grude no papel.

Laranja e canela são deliciosas! Mas você sabia que elas podem ser grandes aliadas na limpeza também? Misture 300 ml de vinagre de álcool, casca de uma laranja e um pau de canela… E pronto! Você tem uma mistura para limpeza da sua cozinha com uma fragrância incrível!

Dica simples para desentupir a pia: jogue de duas a quatro colheres de sopa de bicarbonato, derramando em seguida meia xícara de vinagre. Prontinho!

Sabe como fazer para que as folhas e ervas durem mais?
..guarde-os na geladeira em potes forrados com papel toalha!



Pense nisso::..


"Ser Correto"

" Ser Correto não existe tempo, é sempre agora, porque no próximo instante seu currículo poderá estar manchado de impurezas do passado por agir, pensar, pronunciar um elo de erraticidade, isto é permanecer em um tempo aonde as falhas precisarão ser resgatadas pois cada um deve limpar o seu próprio campo de luz, e somente com a dignidade de um ser correto este fato acontece.
Hoje pense diferente de ontem, não iluda ninguém com palavras vazias e falsas, comprará a sua infelicidade no próximo minuto, não despreze alguém com ingratidão ou prepotência, comprará sua intensa insatisfação, não marque no tempo a sua angústia ou não faça acordos com energias baixas sem rumo ou que prometam apenas o momentâneo, seja um ser correto, pense, analise, se coloque na posição do outro, e também se defenda com classe sem pisar ou sem revolta, porque a Vida enxerga longe quem é ser correto, recebe amparo e sobe os degraus, recebe um elevador automático conforme seu intenso trabalho, quem é ser incorreto, a Vida estabelece normas, exige formas de conduta, cria enormes dificuldade até perceber que precisa abrir os olhos, aliviar o coração, expandir a mente e então criar um comportamento de alguém que acredita, que ser correto é o caminho da Luz, mas nas entrelinhas ser correto é quem em cada momento uso da sabedoria de forma diferente com cada outro ser pois depende do grau de evolução de cada um."

Dra. Miriam Zelikowski






Beijos meus cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!













Um comentário:

Maria Luiza disse...

Nossa, Rô, quanta coisa linda e boas que vc postou? Que amor, adorei tudo e copiei receitas! Tenho ficado pouco na Net, mais no Face que é mais rápido! Saudades de ti! Um abração com carinho!