Portas, janelas, varandas...só para sonhar!
Via
Pense nisso....
Tome uma xícara de chá...
Uma historieta zen...
Joshu, um mestre Zen, perguntou a um novo monge do mosteiro:
“Já o vi antes?”
O novo monge respondeu: “Não, senhor.”
Joshu disse: “Tome uma xícara de chá.”
Joshu, então, voltou-se para um outro monge: “Já o vi por aqui antes?”
O segundo monge respondeu: “Sim, senhor, é claro que sim.”
Joshu disse: “Então tome
uma xícara de chá.”
Mais tarde, o monge administrador do mosteiro perguntou a Joshu: “Como é que o
senhor faz o mesmo oferecimento de chá para qualquer resposta?”
Diante disso, Joshu gritou: “Administrador, o senhor ainda está aqui?”
O administrador respondeu: “É claro, mestre.”
Joshu disse: “Então, tome
uma xícara de chá.”
A história é simples, mas difícil de ser entendida. É sempre assim. Quanto mais
simples a coisa, mais difícil de ser entendida. Para se entender, algo complexo
é necessário. Para entender, você tem de dividir e analisar. Uma coisa simples não pode ser dividida e analisada –
não há nada para se dividir e analisar – a coisa é tão simples. O mais simples
sempre escapa à compreensão.
É por isso que Deus não pode ser compreendido. Deus é a coisa mais simples,
absolutamente a coisa mais
simples possível. O mundo pode ser compreendido; ele é muito
complexo. Quanto mais complexa é a coisa, mais a mente pode trabalhar nela.
Quando a coisa é simples não há nada para queimar as pestanas, a mente não pode
funcionar.
Os lógicos dizem que qualidades simples são indefiníveis. Por exemplo: alguém
lhe pergunta o que é amarelo. É uma qualidade tão simples, a cor amarela, como você a definirá? Você
dirá: “Amarelo é amarelo.” O homem dirá: “Isso eu sei, mas qual a definição de
amarelo?” Se você diz que amarelo é amarelo, você não está definindo, você está
simplesmente repetindo a mesma coisa novamente. É uma tautologia.
G. E. Moore, uma das mentes mais penetrantes deste século, escreveu um livro
entitulado Principia Ethica. O livro inteiro resume-se a um esforço muito
persistente para definir o que é o bem. Fazendo esforços em todas as direções,
em duzentas ou
trezentas páginas – e
duzentas, trezentas páginas de G. E. Moore valem três mil páginas de qualquer
outro –, ele chegou à conclusão de que o bem é indefinível. O bem não pode ser
definido – é uma qualidade tão simples.
Quando algo é complexo, há muitas coisas ali; você pode definir uma coisa em
função de uma outra que esteja presente ali. Se eu e você estivermos numa sala
e você me perguntar “Quem é você?”, eu poderei, pelo menos, dizer que eu não
sou você. Esta será minha definição, a indicação. Mas se eu estiver sozinho
numa sala e eu me fizer a pergunta “Quem sou eu?”, a pergunta ressoará, mas não
haverá resposta. Como
definir?
É por isso que se perde Deus. O intelecto nega-o, a razão diz não. Deus é o
denominador mais simples da existência – o mais simples e o mais básico. Quando
a mente para, não há nada diferente de Deus – assim, como definir Deus? Ele
está sozinho na sala. É por isso que as religiões tentam dividir, pois assim
torna-se possível uma definição. Eles dizem: “Este mundo não é isso; Deus não é
o mundo, Deus não é matéria, Deus não é corpo, Deus não é desejo.” Essas são
formas de definir.
Você tem de colocar alguma coisa em oposição a alguma coisa, então uma
fronteira pode ser desenhada. Como estabelecer uma fronteira se não há um vizinho? Onde
colocar a cerca de sua casa se não existe vizinhança? Se não há ninguém além de
você, como você pode cercar sua casa? A fronteira de sua casa baseia-se na
presença de seu vizinho. Deus é sozinho, ele não tem vizinhos. Onde ele começa?
Onde ele acaba? Em lugar nenhum.
Como você pode definir Deus? Exatamente para definir Deus, o Diabo foi criado.
Deus não é o Diabo – pelo
menos esse tanto pode ser dito. Você pode não ser capaz de dizer o
que é Deus, mas você pode dizer o que ele não é: Deus não é o mundo.
Eu estava lendo um livro de um teólogo cristão. Ele diz que Deus é tudo exceto
o mal. Isso, também, é suficiente para definir. Ele diz: “Tudo, exceto o mal” –
esse tanto estabelecerá
uma fronteira. Ele não está consciente de que se Deus é “tudo”,
então, de onde vem esse mal? Ele deve estar vindo de “tudo”.
Caso contrário, há alguma outra fonte de existência além de Deus, e essa outra
fonte de existência torna-se equivalente a Deus. Então, o mal nunca poderá ser
destruído; tem a sua própria fonte de existência. Então, o mal não é dependente
de Deus; assim, como Deus pode destruí-lo? Deus não o destruirá. Uma vez que o
mal seja destruído, Deus não poderá ser definido.
Para defini-lo, ele precisa que o Diabo esteja sempre lá, ao lado dele. Os
santos precisam dos pecadores, de outra forma eles não existiriam. Como você
saberia quem é um santo? Todo santo precisa de pecadores à sua volta; esses
pecadores fazem a
fronteira.
A primeira coisa a ser entendida é que coisas complexas podem ser entendidas, coisas simples não podem. Uma coisa simples
fica só.
Essa historieta Zen sobre Joshu é muito simples. É tão simples que escapa a
você: você tenta pegá-la, você tenta capturá-la, ela escapa. Ela é tão simples,
que sua mente não pode trabalhar sobre ela. Tente sentir a história.
Eu não direi tente entender, porque você não poderá entendê-la. Tente sentir a história.
Muitas coisas estão ocultas dentro dela, se você tentar senti-las. Se você tentar entendê-la, não
haverá nada nela – toda a historieta é absurda.
Beijos meus cheios de...
luz, fé, amor e esperança!
2 comentários:
Que complicação!? Eu fico com:"Ele diz que Deus é tudo exceto o mal." Para mim Deus é tudo exceto o mal. Postei esses dias no Alfa sobre exatamente se fala dessa simplicidade de Deus. Que esse Deus que é o tudo, lhe permita um excelente feriado e pela intercessão de São José possa desfrutá-lo com serenidade e paz!
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