Photobucket

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"Mimos para presentear no Natal"

Que tal deixar já prontinho os presentinhos de Natal?
Nunca fiz, mas, pensei em fazer compotas  e conservas para presentear no Natal. Este ano alem de presentear com minhas encadernações vai junto uma compota ou uma conserva para minhas amigas e amigos e com direito a receitinha.
Achei no site ...culinaria
receitinhas e dicas bem interessantes e gostosas e quero deixar registrado aqui para começar a fazer com bastante tempo.


E para ficar bem bonito que tal essas ideias de embalagens...


P1010073
etiquetas com o nome da conserva ou compota...
uma colher em madeira para acompanhar e deixar perfeito o mimo...
o xadrez sempre agrada;;;;
reparem na decoração com cortiça do tipo aquela rolha que você guarda dos vinhos...


Vamos as receitinhas::..


Compota de pêra



Ingredientes
500 gr de pêra sem casca(s)
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
2 xícara(s) (café) de vinho do porto

Modo de preparo
Corte as pêras em quatro partes. Coloque-as em um refratário com o vinho e o açúcar.
Tampe e leve ao microondas por 8 minutos na potência alta. Mexa na metade do tempo.Retire e deixe em tempo de espera por 10 minutos.

Compotas de abóbora
Ingredientes
1 1/2 kg de abóbora moranga em cubos médios
1 kg de açúcar cristal
3 unidade(s) de cravo-da-índia
2 unidade(s) de canela em pau

Modo de preparo
Coloque a abóbora, o açúcar, o cravo e a canela em uma panela de pressão, feche a panela e leve ao fogo brando até levantar fervura. Deixe a panela tampada até esfriar. Abra depois de fria. O ideal é deixar por 12 horas.

Conserva de 
berinjelas




Ingredientes
5 unidade(s) de berinjela em fatias
1 xícara(s) (chá) de azeite
10 dente(s) de alho picado(s)
quanto baste de sal
quanto baste de orégano
quanto baste de óleo de soja

Modo de preparo
Corte as berinjelas em pequenas fatias e tempere-as com sal. Esquente o óleo em uma frigideira e vá colocando uma quantidade de berinjela que você possa controlar.Quando a berinjela começar a murchar (não é para esperar dourar),retire da frigideira e deixe descansar em papel absorvente.Coloque a berinjela frita e vá arrumando em camadas em um vidro grande: berinjela,alho,orégano e um pouco de azeite, até que todos os ingredientes terminem. Regue com o azeite, tampe o vidro e deixe curtir pelo menos uns 3 dias na geladeira. Sirva com torradas como aperitivo.

Conserva e berinjelas com nozes
Ingredientes
1 kg de mini-berinjela
250 gr de nozes moída(s)
5 dente(s) de alho amassado(s)
quanto baste de azeite
quanto baste de sal

Modo de preparo
Corte os talos das berinjelas e cozinhe-as durante 10 minutos na água já fervente com sal. Retirar e deixar esfriar. Colocar sobre uma peneira para escorrer, de um dia para o outro (no mínimo umas 05 à 06 horas), elas deverão perder muito liquido. De tempo em tempo, aperte delicadamente com as mãos. Em seguida, faça cortes longitudinais nas cascas das berinjelas. Depois, com uma colher de sobremesa, vá retirando delicadamente a polpa, reservando as cascas, que devem ficar inteiras, sem outros cortes, vá colocando as polpas em uma vasilha. Misture bem esta polpa com as nozes, os dentes de alho e sal à gosto. Recheie delicadamente, sem encher demais, as cascas de berinjela com esse preparado, e vá colocando em uma vasilha, ou vidro de boca bem larga que possa ser bem fechado. Vá formando camadas com as berinjelas recheadas. Finalmente cubra-as com azeite de oliva e tampe bem. Deixe descansar durante 01 semana e está pronta. O azeite deve cobrir totalmente, ficar bem acima do nível das berinjelas. Essa conserva pode ser servida com pão árabe como entrada ou aperitivo.
 
conserva de berinjela com azeitona




Ingredientes
1 kg de berinjela
1 kg de sal
1 xícara(s) (chá) de azeite
2 colher(es) (café) de grãos de mostarda
2 colher(es) (café) de orégano
10 unidade(s) de azeitona preta picada(s)
quanto baste de pimenta calabresa
5 dente(s) de alho picado(s)



Modo de preparo
Descasque a berinjela, corte em fatias longitudinais (no comprimento delas), em uma vasilha plástica vá intercalando o sal refinado e as berinjelas. Deixe descansando por aproximadamente 4 horas. Após este tempo, lave as berinjelas em água corrente e esfregue-as bastante (use luvas). Coloque aproximadamente 1/2 garrafa de vinagre de vinho branco nestas berinjelas e deixe por mais 4 horas. Lave-as novamente. Coloque os temperos. Armazene em frascos.
 
Dicas e curiosidades da vovó Rô::..

Segundo Maria Lucia Gomensoro, autora do Pequeno Dicionário de Gatronomia (Editora Objetiva), "compota é um doce feito com frutas, frescas ou secas, inteiras ou em pedaços, cozidas em uma calda de água e açúcar, de ponto grosso. Pode ser aromatizada com especiarias ou bebida alcoólica, como brandy ou licor."
As conservas, em geral, são salgadas. Neste especial, vamos ensinar você a fazer as duas. São várias receitas diferentes de compotas e conservas para você ter sempre em casa ou fazer bonito naquele aniversário.




Veja mais dicas de Compotas:


Se você quer aprender mais é só clicar aqui


Bom e maravilhoso fim de semana...


Beijos meus cheios de, luz, paz, amor, fé esperança!




4 comentários:

Maria Luiza disse...

Rosane, sou uma blogueira quando ainda nem se sonhava ter blogue e eu fazia isso para presentear,depois nunca mais, mas considero chique esse tipo de mimo! Por demais elegante e muita coisa que vejo agora como moda aqui nos blogues eu já fazia, como os corações de tecidos, frutas, sinos para pôr na árvore. Rosane, já lhe falei que no outro blog seu não dá para eu comentar. beijão! vou tirar uma soneca! Fui!

Lucinha disse...

Rô,

Coisas tão simples e que agradam tanto. Gostei demais das sugestões e receitas
Tenha um lindo final de semana. Beijos

Adriana disse...

OI, RÔ!!! PARA MIM NÃO HÁ COISA MAIS GOSTOSA QUE RECEBER UM PRESENTINHO ASSIM!!!

BEIJINHOSSSSSSSSSS

Regina Coeli de Miranda disse...

Adorei o seu blog!
Voltarei a visitá-la outras vezes.
Felicidades!
glutenfree-tudosemgluten.blogspot.com