Photobucket

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"15 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DE LAVAR AS MÃOS"


Dia Mundial de Lavar as Mãos



Dia Mundial de Lavar as Mãos
Lançado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é comemorado no dia 15 de outubro. É um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. Em 2009, mais de 85 países, principalmente na Ásia e na África, promoveram eventos em escolas para conscientização das crianças.
Em 2008, um evento em Bangladesh, na Ásia, entrou para o livro dos recordes: 75 mil escolas e 15 milhões de pessoas foram visitadas e aprenderam os benefícios de esfregar dedos, palmas e unhas com água e sabão. Foi o recorde do maior número de pessoas lavando as mãos ao mesmo tempo.
O Dia Mundial de Lavar as Mãos é fruto de uma parceria que envolve governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais, e empresas privadas.
No Brasil, o Dia Mundial de Lavar as Mãos está sendo comemorado pela primeira vez este ano. Trata-se de uma iniciativa do sabonete Lifebuoy, que tem como missão social promover o hábito de lavar as mãos, ajudando, assim, a melhorar os hábitos de higiene da população e a prevenir doenças.
Recado da Pastoral da Criança
Líder: é importante lembrar as famílias de sua comunidade que a água deve ser usada de modo consciente. Assim, a torneira deve estar fechada enquanto as mãos são ensaboadas. Outro recado: lavar as mãos é muito importante e ajuda a prevenir doenças, mas não substitui as vacinas. Oriente, então, as famílias que você acompanha para esses dois pontos fundamentais para a saúde: lavar as mãos frequentemente e vacinação em dia!

Comemorado no dia 15 de outubro, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é  um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. No Brasil, a Pastoral da Criança também é parceira dessa campanha e incentiva que os seus mais de 223 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em suas 38 mil comunidades.
Segundo dados do Unicef, todos os anos mais de 3,5 milhões de crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por causa de doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas. É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% daquelas que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos várias vezes ao dia fosse um hábito. Estamos falando de se evitar 6 mil mortes de crianças.
A Pastoral da Criança em parceria com a marca Lifebuoy, desenvolve desde 2010, ações que incentivam o ato de lavar as mãos. A marca, assim como a Pastoral da Criança, preocupa-se com o desenvolvimento saudável das crianças e utiliza a multiplicação de informações educativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Juntos, foram distribuídos mais de 131 mil sabonetes e 394 mil folhetos explicativos a 116 mil famílias acompanhadas  em 176 municípios dos estados de MA, AL, BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE, RJ, MG, ES,  e SC.
A escolha desses municípios segui ao critério de:
Nordeste: municípios atendidos pelo Pacto para a Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste (regiões com alto índices de mortalidade infantil)
Sudeste: municípios/regiões com altas taxas de internação por diarreia (Relatório Trata Brasil) e altas taxas de mortalidade infantil (DATASUS)
Sul: municípios impactados pelas enchentes no início de 2011 (Defesa Civil de Santa Catarina), altas taxas de mortalidade de crianças de até 5 anos e articulação com a Pastoral da Criança.




Veja o vídeo produzido com a participação das crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança


Lavar as mãos previne muitas doenças
Muitas pessoas não sabem, mas existe um jeito simples e barato para prevenir doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarreias: lavar as mãos com água e sabão. Ao esfregar os dedos e as palmas com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujeira acumulada durante o dia.


Quando devemos lavar as mãos

 Antes de:
Preparar a comida ou comer;
Manusear lentes de contato;
Tratar um ferimento ou ajudar alguém doente;
Pegar bebês no colo;
Cuidar de bebês.

Depois de:
Ir ao banheiro;
Ajudar crianças ou idosos a usar o banheiro;
Assoar o nariz, espirrar ou tossir;
Manipular alimentos, especialmente crus e carnes;
Manipular lixo;
Ajudar a alguém doente;
Trocar fraldas;
Tocar em animais ou limpar seus excrementos;
Praticar esportes;
Utilizar o transporte público;
Sair de um local com muitas pessoas: hospitais, escolas, teatros, cinema.

Entre no facebook e conheça mais materiais da campanha


FONTE AQUI

Ramalhete EspiritualBeijos meus cheios de,
luz, paz, amor, fé e esperança!


2 comentários:

Maria Luiza disse...

Roosane, que legal Aviso a vvc que no outro blog eu não consegui postar o comentário pq no escolha o perfil não tem a oopção NOME/URL. ACHEI LINDINHO AQUELE POST. Agora esse é fundamental, não é? Que vc tenha uum lindo final de semana, cheio de paz e amor. Beijão!

FATIMARTES disse...

Olá amiga. tenha um lindo dia. Sou do blogueiras unidas e estou lhe fazendo uma visitinha e lhe seguindo.Espero vê-la tbm no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
Um abraço.