Photobucket

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Bolinho de bacalhau do meu jeito - dona Matilde -"



Logo que me casei quase nada sabia cozinhar, a não ser aquele arrozinho (que eu ainda não ser fazer), um feijãozinho bem aguado, ovo frito, aí meu Deus do céu, o quanto me queimei com as explosões dos meus ovos fritos...foi muito difícil, batata frita (aos quilos que eu adoro e marido também) e olhe lá quando eu me aventurava a fritar o famoso BIFE IGUAL DA MINHA MÃE , sabem qual é né??. Toda sogra sabe fritar o melhor bife desse mundo. E sabe de uma coisa num é que elas sabem mesmo ...kkkkkk!!!
Mas certo dia, lá com meus 2 ou três anos já de casada, semana santa, porque não tentar fazer um bolinho de bacalhau? Tudo bem, resolvido, vou fazer. Achei mil receitas de bolinho de bacalhau. Pedi pra minha mãe, pra sogra, pra tia, pra vizinhança, pra escolinha da esquina...e vai por aí.Consegui fazer??? Claro que não!!!
No máximo saía um projeto de bolinho. Mas bolinho que era bom nada. Minha decepção..fui comer bolinho de bacalhau num famoso Boteco aqui de minha cidade mesmo. 
Anos se passaram e eu conheci uma senhorinha portuguesa, que fez parte do meu  Circulo de casais do ECC = "Encontro de Casais com Cristo".. Encantadoramente ela me passou a receita que fazia do bolinho, do meu jeito como dizia. 
Assim ela me ensinou e partilho com você com as mesmas palavras com que ela generosamente foi ditando a receitinha de::..


Bolinhos de bacalhau do meu jeito (Dona Matilde))





Ingredientes


1kg de bacalhau de boa qualidade Tipo Porto "eu já compro os de bandejas que são quase que sem nenhuma espinha e já picados)
5 a 6 batatas grandes do tipo Binge ou a Holandesa, mas que seja uma batata de boa qualidade (de preferência às que juntam muita água) INFORMAÇÃO SOBRE TIPOS DE BATATAS AQUI
2 dentes alho bem amassados
2 ovos batidos
farinha o quanto baste para dar a liga (eu coloco aos poucos, e vou sentindo a textura da massa nos dedos)
Sal se necessário
pimenta do reino ou dedo de  moça (a gosto)
cheiro verde a gosto


Modo de preparar


Dessalgar o bacalhau trocando água duas ou três vezes * NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR EM GELADEIRA*. Depois de tirar bem o sal, "RESERVE A ÁGUA PARA COZINHAR AS BATATAS" , dar leve fervura e desfiar e conferir se não restou nenhum espinho.
Cozinhe as batas na água reservada e amasse como purê. 
Coloque em uma tijela ::- o bacalhau desfiado, as batas amassadas, os ovos batidos, os dentes de alho, o cheiro verde bem picadinho, a pimenta (se quiser) e vá delicadamente misturando tudo com colher de pau e juntando aos poucos, uma a uma colheradas de farinha de trigo. Com os dedos vá sentindo a textura da massa, fazendo bolinhos e sentindo se está no ponto.
Corrija o sal, cubra com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 4 horas (fica mais fácil para fazer os bolinhos e fritar)
Pegue duas colheres das de sopa, pegue bocados da massa e vá passando aos poucos uma sobre a outra a massa, deixando com a forma de ovos  e deitando sobre o óleo "TAMBÉM DE BOA QUALIDADE" bem quente. Melhor é, ir fritando aos poucos para que a temperatura do óleo não caiá.
Um delicioso vinho tinto de boa procedência ou uma cervijinha bem geladinha , um bom azeite e pimentinha bem picante, bom demais!!!





Historinha da origem do bolinho de bacalhau que eu li aqui


Os bolinhos de bacalhau ou pastéis de bacalhau são uma especialidade da culinária do Mediterrâneo, encontrada na Espanha, Itália, França e Portugal. No entanto, é muito popular tanto em Portugal, quanto no Brasile Angola.No centro e sul de Portugal chamam-se 'pastéis de bacalhau' e no norte 'bolinhos de bacalhau' No Brasil, é um petisco muito apreciado em restaurantes e adegas portuguesas.



A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, em um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudônimo Carlos Bento da Maia. A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato.
Cquote1.svg(...) Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer. (...)

Apesar de indicar o modo de preparo e os ingredientes, o autor foi omisso em relação à proporção dos ingredientes, no entanto, sua descrição serviu como base para as variações da receita existentes até os dias de hoje.

Na França se considera uma receita de origem guadalupenha (na língua indígena da ilha são acras) e são ligeiramente picantes.

Beijos meus cheios,
cheios de luz, paz, amor, fé e esperança!

6 comentários:

Elisabete disse...

Também gosto de bolinhos de bacalhau!

Maria Luiza disse...

Rosane, pelo amor de Deus, páre com isso! Eu não aguento ver tudo de bacalhau!!! Eu fico aqui com muita vontade pq todos aqui em casa amamos bacalhau e que seja batatoada, como dizia meu marido! Agora vou ter que fazer os ditos bolinhos!!! Uma portuguesa tamém me ensinou a fazer esses de colherada, mas nem me lembro mais! Agora sei que vc tem a receita e virei aqui! Bjbjbjbj!!!!

Adrianna Alvarez disse...

Amo bolinho de bacalhau, este em especial deve estar muito bom!!!

Um grande beijo

www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

Lu disse...

Oi Rô,boa tarde!!!
Hummm que receita deliciosa,obrigado por ensinar.
Beijo Lu

Soraia Melo disse...

adoro bolinho de bacalhau...e tb nao sabia cozinha qd casei :)
Que bom que a filha esta indo morando com vc...ja ja vc arruma a casa e todos ficam arrumadinhos :)
Obrigada pelo recadinho carinhoso, viu?
beijinhos querida
So *Ü*

Lucinha disse...

Rô,

Assim você me mata, muié.
Eu não ligava muito pra bacalhau. Geralmente comia na Páscoa ou no Natal. Mas lendo essa receita, me deu vontade de comer.
Nunca vi por aqui, e se tiver, deve ser muito caro. Ahhh mas vou dar uma pesquisadinha..kkkkk
Beijos