Photobucket

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bolo de chocolate e sua História

fonte aqui
Chocolat, Chocolate, Ciocclato, Chocolade, Schokolade...

Dedo que rapa o tacho,
Lambuzada na sensação,
Derretido na minha mão.
Cobertura de pele,
Desenhada com sua cor,
Almejando o seu sabor.
Aroma de fantasia,
Deleite mate,
Com sabor a chocolate.

 Sempre fui muito curiosa e quando minha curiosidade se aguça por demais, corro atrás para poder aprender.
Ontem à noite minha filha veio da casa do namorado que mora em são Paulo capital com um delicioso pedaço de bolo de chocolate que ela comprou em uma famosa padaria de lá. Trouxe também duas sobremesa para o pai, diet claro. E marido se matou de comer os deliciosos doces que a filhota princesa de ofereceu. Menina sempre menina.
Como minha princesa sabe que eu adoro comer bolo de chocolate com leite bem gelado, imagem no que deu...comi que não foi vida e estava dos deuses.
Foi desse bolo que surgiu a curiosidade de saber qual a HISTÓRIA DO BOLO DE CHOCOLATE.
 Fazendo o que mais gosto pesquisar encontrei no SITE BBEL toda a história e mais várias receitinhas ótimas e fáceis de fazer, que coloco apenas uma para ilustrar meu post de hoje. As demais é só depois você conferir no próprio SITE BBEL

Uma delícia de bolo para ser degustado e divinamente saboreado com leite bem gelado...EU AMO DE PAIXÃO::..

Bolo de chocolate com cerveja

Bolo de chocolate com cerveja

 Ingredientes

  • Sofisticação **
  • Calorias ***

Iniciar o preparo

  • 2 colher(es) de sopa de margarina
  • 3 colher(es) de sopa de cacau em pó

Preparar o bolo

  • 1 ½ xícara(s) de chá de manteiga
  • 3 xícara(s) de chá de açúcar mascavo
  • 4 ovo(s)
  • 2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1 colher(es) de sopa de fermento em pó
  • 4 colher(es) de sopa de cacau em pó
  • 1 lata(s) de cerveja escura

Preparar a cobertura

  • 12 colher(es) de sopa de água
  • 10 colher(es) de sopa de cacau em pó
  • 17 colher(es) de sopa de açúcar
  • 1 envelope(s) de gelatina em pó branca
  • 10 colher(es) de sopa de creme de leite fresco

Modo de Preparo

Iniciar o preparo

  • 1. pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para assar.

    2. untar uma forma de furo central com 2 colher(es) de sopa de margarina e 3 colher(es) de sopa de cacau em pó.

Preparar o bolo

  • 3. colocar na batedeira 1 ½ xícara(s) de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente e 3 xícara(s) de chá de açúcar mascavo peneirado (ver dica) e bater até ficar cremoso.

    4. adicionar 4 ovo(s) um de cada vez e bater bem, desligar a batedeira e com uma colher vá adicionando e misturando 2 xícara(s) de chá de farinha de trigo misturada com 1 colher(es) de sopa de fermento em pó e 4 colher(es) de sopa de cacau em pó e em seguida 1 lata(s) de cerveja escura (não a doce).

    5. colocar a massa na assadeira untada e levar ao forno médio por aproximadamente 40 minutos. retirar do forno, deixar esfriar.

Preparar a cobertura

6. em uma panela colocar 12 colher(es) de sopa de água, 10 colher(es) de sopa de cacau em pó e 17 colher(es) de sopa de açúcar e levar ao fogo médio até ferver, retirar do fogo e acrescentar 1envelope de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme instrução do fabricante), mexer até dissolver toda gelatina, depois da gelatina dissolvida juntar 10 colher(es) de sopa colher(es) de sopa de creme de leite fresco. misturar e deixar amornar.

7. depois que o bolo esfriar, desenformar e regar várias vezes com uma cobertura de chocolate.

8. servir em seguida acompanhado da calda que sobrou.

dicas

- todas as nossas receitas são feitas com xícara e colher medida.

- medir o açúcar mascavo depois de peneirá-lo.

- para que a massa ficar bem fermentada cerveja escura tem que ser amarga e não pode doce. não usar cerveja clara se não a massa vai ficar batumada.

- forma de bolo deve ser sempre bem untada para maior facilidade ao desenformar

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS 


A História do bolo de chocolate

O quitute que nunca sai de moda

A História do bolo de chocolate
Um veio do Egito Antigo e o outro da América pré-colombiana. A parceria entre bolo e chocolate existe há mais de três séculos e continua dando certo. Presente em datas festivas ou num rotineiro lanche da tarde, o bolo de chocolate não precisa de hora para ser degustado.

O bolo

No Egito Antigo correspondia a pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Mais tarde, no período renascentista, a iguaria foi aperfeiçoada pelos romanos, que dominavam a técnica da fermentação. Eles a batizaram de bolo por causa do formato redondo, vindo de bola.
Também foram os romanos que introduziram bolos em eventos comemorativos. Alguns historiadores apontam que, em casamentos, as famílias ricas preparavam massas com ingredientes especiais e as ofereciam aos deuses. Os bolos não eram comidos, mas amassados e arremessados na direção da noiva, como fazemos hoje com os punhados de arroz.
A tradição de bolos decorados teria começado nos casamentos da realeza européia do século XVI. O primeiro bolo de andares foi a sensação da cerimônia que uniu a italiana Catarina de Médici e o rei da França Henrique II.
Os bolos demoraram a sair dos banquetes da nobreza por conta do alto preço e difícil acesso aos ingredientes básicos, além do trabalho para prepará-lo. O torrão de açúcar, por exemplo, tinha que ser cortado, sovado e peneirado.

O chocolate

Chocolate
O chocolate foi uma das riquezas exploradas pelos espanhóis no Novo Mundo. Antes da colonização, os maias cultivavam cacau e extraíam um líquido amargo de suas sementes. Temperavam a bebida chamada de xocoaltl com baunilha e pimenta e a tomavam para combater o cansaço.
Com a chegada de Colombo, os espanhóis começaram a plantar cacau nas terras americanas e exportar chocolate para a Europa a preços altíssimos. Assim como o bolo, o chocolate só era consumido pela alta sociedade. Somente com a Revolução Industrial o chocolate foi popularizado. Foram criadas máquinas de espremer manteiga de cacau que conseguiram tornar o chocolate mais consistente e durável.
Em pó, tablete, ao leite, branco, amargo, com amendoim, avelã, com ou sem recheio. Hoje o chocolate pode ser encontrado em diversas formas. A ciência comprovou que, além de rico em nutrientes, o chocolate dá prazer. Sua natureza doce e gordurosa estimula a produção de serotonina, substância que melhora o humor.
Mulher comendo bolo

Bolo + chocolate = delícia

No século XVII, enquanto o chocolate era exclusivamente bebido, os confeiteiros ingleses estudavam uma forma diferente de consumi-lo. Em 1674, tiveram a brilhante ideia de adicionar cacau às misturas de bolos e servir a nova fórmula em empórios. Começou aí uma combinação que ao longo do tempo ganhou várias receitas. Conheça a origem de duas famosas receitas de bolo de chocolate:
Petiti gâteau
Petit gâteau- Esquentar demais o forno não é de todo mal. Em um acidente desses surgiu o petit gâteau, pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Não se engane com o nome francês, pois foram os americanos os criadores da receita. Nos anos 90, um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno e o quitute acabou agradando os clientes.
Floresta negra - Afirma-se que o bolo floresta negra foi inventado em 1915, na cidade alemã de Bonn. A receita do bolo de chocolate com cereja foi deixada de herança pelo pâtissier Josef Keller e ganhou o mundo. O nome é uma homenagem à Floresta Negra, cadeia de montanhas do sudoeste da Alemanha. O chocolate simboliza a escuridão natural e suas lascas na cobertura representam as cascas das árvores das florestas.


Que a sua semana seja repleta de benças e graças, luz  e fé, esperança e vida!
 Beijos e beijos1

3 comentários:

Maria Luiza Pereira disse...

Oi Ro,

adoro bolo de chocolate!
Adorei seu post!
bjs e obrigada pela visita!

Maria Luiza disse...

Mus filhos e minha neta, amam bolo de chocolate servido com sorvete. Este está delicioso! Passa lá no meu bloguito que já está o sorvete de melancia que prometi, OK? Beijão!

Anônimo disse...

Chocolate = Nana Feliz...chocolatra assumida,preciso de um tratamento hahahaha....

Adoro fazer td que tenha chocolate vou trazer uma super receita e dividir com todo mundo de uma coisa beeeem gostosa!

amei o post beijokas!