Yakitori
O legítimo churrasco japonês
Seja para um lanche rápido ou um happy hour com os amigos,o yakitori é o legítimo churrasco japonês
Genericamente falando, yakitori (yaki = grelhado, assado; tori = frango, ave) é o espetinho de frango, grelhado na brasa e temperado com sal ou um molho especial da casa (tarê). Os estabelecimentos especializados na iguaria são conhecidos como yakitoriya e normalmente são locais simples, compostos por um balcão e alguns banquinhos e, obviamente, uma churrasqueira de carvão fixa. Atualmente, a maioria dos yakitoriya, além de frango, servem

História do yakitori
Não se sabe ao certo quando a galinha - matéria prima do yakitori - passou a ser domesticada no Japão, mas acredita-se que deve ter sido por volta da Era Yayoi (300 a.C~300 d.C), quando os japoneses começaram a fixar residência.
Na Era Azuchi-Momoyama (sécs. XVI~XVII), com a chegada de missionários e comerciantes europeus ao arquipélago japonês, o consumo da carne começa a se popularizar no país. Assim, o frango passa

O primeiro registro histórico sobre o yakitori no Japão pode ser visto na obra Ryouri monogatari, de 1643, e seu preparo já é minuciosamente descrito na obra Gourui nichiyou ryouri shou, de 1689.
Em meados da Era Meiji (sécs. XIX~XX), começam a surgir barracas (yatai) de yakitori, perto de pontes e em festividades nos templos. Mas como a carne de frango era considerada nobre e cara na época, utilizavam-se apenas as partes do frango que sobravam dos restaurantes. Muitos samurais que perderam seus títulos com a Restauração Meiji passaram a se dedicar à avicultura, que se propagou em todo o país. Na Era Taisho (1912~1926), especialmente depois do grande terremoto de Kanto em 1923, os yakitoriya se difundem nacionalmente. Porém, sua popularização se deu somente na Era Showa (1926~1989), com o desenvolvimento da avicultura de corte no Japão, que permitiu que a carne de frango se tornasse acessível a todos.
Robatayaki
As casas antigas do Japão costumavam ter uma espécie de

Você sabia?
Confira a seguir o menu básico de um yakitoriya
• Negima - pedaços de coxa ou peito de frango, alternados com cebolinha
• Tsukune - almôndegas de frango
• Hatsu - coração de frango
• Tebasaki - asa de frango
• Rebaa - fígado de frango
• Kawa - pele de frango
• Sunagimo - moela de frango
• Tan - língua bovina
As

• Muroran, em Hokkaido - Yakitori de carne de porco e cebola, servido com mostarda.
• Higashimatsuyama, em Saitama - Yakitori de carne de cabeça de porco, cebolinha e servido com um molho de shiro missô (pasta de soja fermentada), alho e pimenta vermelha.
• Imabari, em Ehime - Na maioria dos yakitoriya da cidade, os espetos são grelhados sobre uma chapa grossa e prensados com um peso de ferro. Além disso, em Imabari, o kawa é popular e preparado de maneira diferente. Os pedaços de pele vêm com carne e são cortados em tamanhos menores para serem grelhados na chapa e servidos com molho de soja.
Fonte de informação::-http://www.japaobrasil.com.br/historia_culinaria/index.php

Um comentário:
Deixo comentário como vc pede aí no lado...continua RÔ...adoro saber coisas novas,não sei nadaaaaaa sobre culinária e dicas caseiras e por isso mesmo foi este o seu blog que adicionei em meus links,pq preciso aprender!!
bjj :)
Postar um comentário