terça-feira, 13 de julho de 2010

Receitinhas com café...delícia!!!

imagem aqui

Nada melhor que um bom e delicioso café. Aqui em casa quem prepara o café da manhã é marido, que faz um café inigualável. Cheio de manhas e truques o cafézinho dele logo pela manhã é dos deuses, bom demais...

BOLO DE CAFÉ COM PASSAS

Ingredientes:

   2 xícaras de café coado bem forte
   2 xícaras de farinha de trigo
   2 xícaras de açúcar
   2 colheres (sopa) de chocolate em pó
   2 ovos
   100 g de passas pretas sem caroço
   100 g de manteiga
   1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
   1 colher (chá) bicarbonato de sódio
   1 colher (chá) canela em pó
   1 colher (chá) essência de baunilha
   Açúcar de confeiteiro

  Calda:

   1 xícara de açúcar
   2 xícaras de café forte coado
   100g de passas
   2 colheres (sopa) chocolate em pó
Modo de preparo:
Calda:
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo até ferver, diminuir o fogo, deixar por 10 minutos. Deixar esfriar.

Massa:

Na batedeira colocar 1 xícara de açúcar, os ovos e a manteiga, bater bem. Colocar a farinha de trigo que foi misturada com os ingredientes secos, alternando com a calda, despejar em forma untada e polvilhada. Assar por 30 minutos ou mais. Fazer um merengue grosso com 2 xícaras de açúcar de confeiteiro, café forte e coado e passar em cima do bolo.

Para servir com ::..

AMOR-PERFEITO

Ingredientes:

 2 xícaras (chá) de leite quente
 1 tablete pequeno de chocolate meio amargo picado
 3 colheres (sopa) de açúcar
 1 colher (sopa) bem cheia de café em pó
 1 colher (chá) rasa de canela em pó
 3 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de preparo:

 Ferva o leite, junte o pó de café e deixe a infusão por 5 minutos. Coe, volte ao fogo, adicione o chocolate e o açúcar e mexa até derreter. Retire do fogo, acrescente a canela, o creme de leite, bata no liquidificador até ficar espumante. Sirva quente ou gelado.


 Estas receitas são da ABIC eu fiz e adoramos aqui em casa!



cafe-do-norte.jpg



Benefícios do Café (fonte: ABIC)
O café possui uma série de substâncias, entre elas a cafeína, que se consumida moderadamente não traz qualquer prejuízo ao organismo. Outras substâncias importantes presentes no café são as lactonas , que atuam de forma benéfica no cérebro.

Café e atenção  a falta de atenção numa aula, além de causar sonolência, prejudica o aprendizado. O consumo do café ativa o sistema de vigília e eleva a atenção para em torno de 90%
 Café e memória o consumo regular de 4 xícaras de café pode aumentar a capacidade de atenção e de formação da memória.
Café e depressão - o consumo de 4 xícaras de café diminui a incidência de depressão e suicídio na população, conforme estudo feito nos EUA em 128.934 pessoas no período de 10 anos.
 Café e tabagismo  estudos mostram que quando fumantes tomam pelo menos 4 xícaras de café de 50ml por dia o número de cigarros fumados cai pela metade.
 Café e álcool  o consumo diário de 4 xícaras de café de 50ml previne os efeitos negativos de 40g de álcool sobre o cérebro humano.
 Café e sexo - estudos nos EUA mostram que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café.


Café e Saúde
Café e composição química
O café não é só cafeína.
A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou principalmente cafeína.
Grande engano.
O café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.
O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 , PP ou "Pelagra Preventing" do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10%, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína.

Café e dependência
O café não causa vício, mas sim um hábito saudável, como o exercício.
Uma das principais críticas das pessoas que não gostam ou que ainda possuem preconceito contra o café é de que a bebida causa dependência. Talvez seja pela água que o café possui.
Pois caso uma pessoa seja colocada numa sala com alimentos, mas sem água por uns poucos dias, ela reclamará a falta da água. E apresentará sinais de dependência da água. Boca seca, sede intensa, apatia, prostração e fraqueza são sinais iniciais da falta de água. A seguir podem surgir delírios, alucinações e alterações do comportamento. A pessoa lentamente fica confusa e perde a consciência. A seguir entra em coma e morre.
A primeira coisa que cada ser humano faz ao nascer é se tornar dependente químico. Ao respirar pela primeira vez o recém nascido torna-se dependente do oxigênio










Bom e maravilhoso dia para você!





















Nenhum comentário: