Photobucket

terça-feira, 18 de maio de 2010

"- Vamos engraxar nossos sapatos??? - "


FENAC - Novo Hamburgo

 imagem aqui

Meu maridão ainda conserva o hábito de engraxar sapatos em casa mesmo. E passou essa herança saudável (por que enquanto vai engraxando seus sapatos vai desestressando, refletindo...) para meu filho mais velho Hugo Leonardo.
Adquira esse hábito também e conserve mais e melhor seus preciosos sapatos e bolsas. Cuidar de nossas coisas é sempre bom e uma boa maneira de preservar nosso suado dindim.

Veja como::..


Acessórios com “cara” de novo
A limpeza externa é muito importante, por isso, fique de olho no melhor produto

Você adorou comprar aquela bolsa ou sapato que “paquerava” havia dias – ou pelo menos horas. Mas como deixá-los sempre com aquela aparência de novo? Em primeiro lugar, de nada adianta higienizar o interior do seu acessório, se não souber como lidar com seu material externo. Por isso, procure nunca colocar na máquina de lavar bolsas, sapatos e cintos, pois eles estragam. É importante lavá-los sempre a mão – quando eles podem ser levados à água. Uma dica: procure informar-se na loja sobre qual a melhor maneira de conservá-los e sempre siga as instruções que vêm na etiqueta do produto.
Geralmente, para limpar calçados e bolsas de couro é preciso usar uma flanela ou escova de cerdas macias, a fim de que todo o pó seja retirado. No caso dos sapatos, aplique, em seguida, um mousse de limpeza à base de cera de carnaúba, vendido em lojas especializadas, e deixe agir por quatro minutos. Não é preciso polir. Outra opção é usar graxa da cor de seu calçado, que também protege e hidrata. Porém, tome cuidado, porque não é qualquer material que recebe bem a graxa.
É importante fazer testes preliminares em uma área menos visível para certificar a afinidade do produto ao sapato. É o que explica o instrutor Édson Moraes, do Centro Tecnológico do Calçado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Novo Hamburgo (RS). No caso de duas tonalidades, use cremes incolores. Para engraxar, apoie o sapato na mão, após retirar o pó. Espalhe a graxa e espere entre três e quatro minutos. Depois, lustre com uma flanela ou esponja macia. Veja abaixo:
  
Já para bolsas de couro, use um bálsamo vendido em lojas especializadas, para não manchar o acessório. Algumas pessoas usam graxa, mas ela não é muito recomendada por ser oleosa. É o que adverte a gerente de produtos da Sapataria do Futuro, Nadir Felicio. A gerente também pede certos cuidados quanto à vaselina líquida, que é comumente usada para hidratar artefatos de couro. “Porém, a substância não foi desenvolvida para este material." E, na hora de secar, fique atento: "sol é proibido, porque mancha", afirma a gerente da Sapataria do Futuro.

Outros materiais

Sapatos e bolsas de camurça ou nobuck – que são, na verdade, o lado interno do couro – devem ser higienizados de outra forma. "Primeiro, é preciso proteger as partes que não são de camurça. Depois de passar uma escova de aço específica para este material, a fim de retirar o pó, aplique um revividor em aerossol na cor do calçado por cerca de 15 minutos", recomenda Nadir. Por fim, passe um impermeabilizante, também em aerossol, no sapato, por entre cinco e dez minutos. Repita o procedimento toda semana. Siga os passos:
  
       
Por outro lado, tênis, sapatilhas e bolsas de pano e lona podem ser lavados com sabão neutro e uma escova. "Só tome cuidado para não puxar fio", adverte a gerente da Sapataria do Futuro.  Depois, é só deixar secar à sombra, para arejar. Já calçados de verniz podem ser higienizados apenas com uma flanela, enquanto os de plástico requerem somente água, sabão neutro e força nos braços para escová-los e remover a sujeira.
Se você curte um salto alto, preste atenção: cuide bem dele. Começou a fazer barulho ou a apresentar sinais de desgaste? Troque a borrachinha do salto. "O ideal é substituí-la a cada quatro meses", explica Nadir. Algumas vezes é necessário repor o fachete, aquele revestimento externo. Não se esqueça de limpar com uma flanela seca a entressola, aquela placa de couro que é pregada entre o salto e a planta. Se você conseguir fazer esses procedimentos com todos os materiais dos seus calçados, pode ter certeza que eles vão durar muito mais tempo.
Fotos: Niels Andreas
fonte aqui 


Amanhã tem mais " -Como cuidar de suas bolsas ! - "
Beijos de luz, paz, amor e esperança.
Rosane!




4 comentários:

Adriana disse...

Oiiii, tudo bem?
Acho lindo sapatos bem engraxados viu, e bolsas também, mas vou confessar tenho uma preguiçaaaaa, mas vou tentar me inspirar nessas fotinhas rsrs.
Beijinhos

Adriana disse...

É verdade viu rsrs, fique até com vergonha de roer as unhas agora, vou parar, vou tentar rsrsrs. tirarei uma foto hj mesmo do antes e depois ta.
Mil beijinhos e obrigada pela visita.
Ah, imagino também esses calores nao devem ser nada agradaveis né, mulher sofreeee rsrs

Soraia Melo disse...

Oi Ro, ainda tem bolo? se nao tiver aceito um cafezinho...rs...amiga vc acredita que meu forno quebrou?..acho que foi porque falei de bolo e agora estou na vontade...rs...
Adorei as dicas sobre os sapatos....temos que cuidar bem direitinho, sao caros e podem durar mais tempo com carinho e atençao...
Adorei sua visita e seu lindo comentario, viu?
Vc é muito especial!Tenha um lindo e abençoado dia querida
Beijinhos
So

Anônimo disse...

Oi, tudo bem?
Emprestei um sapato scarpin preto de camurca para minha irma e ela passou graxa preta em pasta, ficou horrivel!!! Como faco pra retirar a graxa?
Obrigada!